O inverno é a estação do ano marcada pelas temperaturas mais baixas e, em regiões tropicais como o Brasil, pelo clima seco. Quem gosta dos dias frios pode tirar o cobertor do armário entre 20 de junho a 22 de setembro. São quase três meses para aproveitar muita comida boa – como os caldos, fondues e chocolates quentes – que marcam o paladar da estação.
Entenda um pouco mais sobre o inverno no Brasil
O início do inverno no Hemisfério Sul é definido pelo fenômeno denominado Solstício de Inverno, no qual as noites são mais longas do que os dias. Por isso você tem a impressão que nesta época do ano anoitece mais cedo, entre 17h e 18h.
Mas, e a neve? No Brasil esse é um fenômeno pouco provável devido à localização geográfica e o clima tropical. Para realizar o sonho de fazer um boneco de neve é preciso ter um relevo elevado e bem úmido. Em alguns estados mais ao sul do país, como no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, é possível ver esse show da natureza, além de contar com um pouco de sorte.
No geral, quando ocorre o solstício de inverno no Hemisfério Sul, é normal que a temperatura baixe uns bons graus no termômetro, criando o cenário perfeito para vestir o casaco e se deliciar com muitos pratos típicos de inverno que são de aquecer o corpo e o coração.
Vídeos
Sopa cremosa de mandioca com músculo
Caldo verde com gengibre
Caldinho de feijão
Sopa de legumes com carne
Quais são os alimentos da estação e como usá-los em receitas quentinhas?
Você já reparou que alguns alimentos, eventualmente, ficam mais difíceis de serem encontrados nas feiras enquanto outros ficam em alta? Isso acontece devido à sazonalidade destes alimentos, quando a oferta aumenta e os preços caem.
Segundo dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), comprar produtos típicos da estação pode garantir uma economia de até 50% para os consumidores.
Bom pro bolso, bom para a saúde! Isso porque os legumes, verduras e frutas da estação podem maturar naturalmente, ou seja, sem a necessidade de grande uso de agrotóxicos, pesticidas e aditivos químicos na plantação.
Os alimentos que são mais encontrados durante a estação mais fria do ano são: abóbora, abobrinha, mexerica, morango, abacate, agrião, milho-verde, couve, mandioca, ervilha e gengibre.
Confira nossa seleção de receitas quentinhas com esses alimentos da época para você aproveitar o melhor do inverno:
1 – Caldo verde de couve com mandioca
2 – Purê de mandioca ao forno
3 – Sopa de abóbora e gorgonzola
4 – Brigadeiro de milho verde no potinho
5 – Delícia quente de milho verde
Pratos típicos de inverno em versões mais saudáveis
Atividades físicas e frio não parecem combinar muito, não é? Na realidade, tudo o que queremos é ficar debaixo do cobertor e se esbaldar com caldos e chocolates quentes cremosos, pães quentinhos, fondues, queijos, vinhos e por aí vai. Por isso, é bem normal sair da dieta durante esta estação do ano. E tudo bem comer essas delícias de vez em quando. Mas, se você quer seguir uma vida saudável à risca no inverno, você pode realizar algumas substituições nas receitas e trocar alimentos mais calóricos por aqueles que são mais saudáveis.
– Caldos e Sopas
Os mais famosos do inverno já são, geralmente, saudáveis e nutritivos, com muitas cores e sabores no prato. Mas tem como deixar essas receitas ainda mais fitness ao prepará-las com a base de legumes. Muito mais que aquecer, as sopas e os caldos podem ser os aliados da sua dieta!
Sopa fit de abóbora com gorgonzola
Caldo de couve-flor e brócolis
Canja integral
– Massas e pães
Carboidrato e inverno está entre as melhores combinações que existem. Mas é preciso tomar cuidado para não exagerar nas massas e deixar de lado as verduras e os legumes, hein?! A sugestão do Guia da Cozinha é usar as massas em versões integrais. Ah, e para substituir o queijo ralado industrializado, você pode cortar em cubos o queijo branco de minas e dar o toque final pro seu prato!
Macarrão integral com berinjela
Panqueca integral de legumes
Pão integral tradicional
– Lanches saudáveis
Um chocolate quente, um café com leite, um cappuccino ou um chá de manhã é tudo o que você precisa para se esquentar nesta época do ano. Mas o que você pode preparar para acompanhar essas bebidas? Sabe aquele alimento que é perfeito para beliscar e que é bem quentinho? Bom, também é possível deixá-los mais saudáveis. Confira:
Pão de queijo com cenoura
Bolo de maçã com gengibre e mel
Bolo-mármore diet
A importância dos legumes no inverno
Durante o inverno é muito comum que o nosso desejo por alimentos calóricos fique mais aguçado, não é mesmo? Mas tudo tem uma explicação: isso acontece porque o nosso corpo precisa de mais energia para se manter aquecido, logo, a nossa vontade de comer aumenta e, por vezes, os alimentos mais saudáveis acabam ficando de lado.
Nesta época do ano, o cuidado em manter uma dieta balanceada com mais verduras e legumes deve ser redobrado, já que ficamos muito mais suscetíveis em comer mais calorias e menos nutrientes.
As saladas, por exemplo, não são um prato saudável muito agradável para comer nos dias frios, porque geralmente são ingeridas frias. Uma alternativa é substituí-las por tortas integrais com recheio de legumes e verduras variadas, suflês ou refogados, com legumes salteados e cozidos no vapor para manter todos os nutrientes.
Outra alternativa bem prática para incluir os legumes nas suas refeições é por meio de sopas e caldos. Mas, atenção, fique de olho nos ingredientes para não extrapolar nos alimentos mais calóricos, como as carnes e os embutidos. Assim, você consegue se manter quentinho saboreando algo leve e nutritivo.
Panqueca integral de legumes
Refogado de frango com legumes
Como fazer caldo para aquecer os dias frios
Comer alimentos ricos em fibras é uma ótima alternativa para se manter mais saudável e não cair nas armadilhas dos alimentos hipercalóricos. Isso porque as fibras atuam no aumento da saciedade, ou seja, você vai sentir menos fome ao longo do dia.
Aposte em alimentos como feijão, lentilha, grão de bico, aveia, milho, abobrinha, couve, batata doce e cenoura. E, lembre-se: para que as fibras tenham uma melhor atuação no seu organismo é importante se manter hidratado — beba bastante água (ou chá quentinho)!
Receitas de tortas integrais para comer sem culpa
Alimentos para manter boa imunidade ao longo da estação
Basta o frio chegar para que a dor de garganta, os espirros, a coriza e a indisposição apareçam. E, quando menos esperamos, ficamos doentes. Muitas vezes, os resfriados e gripes acabam sendo mais comuns quando estamos com o sistema imunológico fraco.
Ter uma vida menos ativa e uma dieta pouco saudável são fatores cruciais para que a sua imunidade fique mais baixa. Por essa razão, cuidar da alimentação no inverno é fundamental para evitar quadros de alergias respiratórias como bronquite, rinite, sinusite e outros.
Alimentos que fortalecem o sistema imunológico
Para evitar ficar doente e manter a saúde intacta durante a estação, você pode optar por comer vegetais mais escuros, como brócolis, rúcula e espinafre, que contém maiores níveis de vitamina C, fundamental para fortalecer nosso sistema imunológico.
Uma outra dica para turbinar a sua saúde é apostar nas frutas cítricas da estação como morango, mexerica, acerola, caqui e tangerina. Assim, você não fica refém de um só alimento e ainda pode variar na dieta, o que é muito importante para consumir ainda mais vitaminas e nutrientes.
Para você que ama beber um chá nesses dias mais gelados, aproveite para deixar a sua imunidade mais fortalecida adicionando alguns ingredientes poderosos. Alimentos como cebola e alho são uma excelente fonte de vitaminas A e C, e possuem propriedades expectorantes e anti-inflamatórias.
O gengibre e a canela são termogênicos e vão te ajudar a ficar mais aquecido. Eles são ótimos para o bom funcionamento do metabolismo e aliviam os sintomas leves de resfriados, como a congestão nasal.
Chás para fortalecer a imunidade
Receitas de comidas de inverno
Waffle prático, macio e crocante
Aprenda a fazer um delicioso cappuccino caseiro
Carne assada com almeirão para se surpreender
Sopa de legumes com macarrão perfeita para quem não come carne
Bebidas quentes para espantar o frio
Nem só de comidas quentinhas viverá o homem no inverno. Muitas vezes, não há nada melhor para se aquecer do que um bom chocolate quente, um café ou simplesmente um chazinho. Mas, antes mesmo de falarmos dessas bebidas deliciosas, a gente sabe que manter a hidratação durante os dias frios pode ser um verdadeiro desafio para muitas pessoas. No inverno é muito comum que tomemos menos água durante o dia, o que pode ocasionar quadros de desidratação e nem sequer damos conta. Então, se o seu forte não é tomar bastante água, você pode optar por outras bebidas ao longo do dia para manter o bom funcionamento do organismo!
Os chás são grandes aliados para manter uma boa hidratação durante esse período. Eles podem ter um efeito calmante e ainda atuar na manutenção do seu sistema imunológico. Outro queridinho do inverno é o chocolate quente, que é simplesmente irresistível de tão saboroso. Ao fazer a receita, tente optar pelo cacau em pó 70%, que é mais saudável e contém menos açúcar do que os achocolatados convencionais. Prefira, também, o uso do leite desnatado no preparo para que a receita seja ainda menos calórica!
Benefícios do chá
Bebidas quentinhas para o frio
As bebidas alcoólicas como vinhos e destilados costumam ser as estrelas da estação. Tudo pode ser consumido, mas é necessário estar atento à quantidade e intercalar uma boa taça ou dose com um copo d’água. Assim, você pode aproveitar ainda mais aquela noite especial com um bom vinho e um jantar delicioso para aquecer ainda mais os dias frios.
Drinks para se aquecer
Vinho quente simples
Aprenda a escolher vinhos para beber em casa
Receitas de microondas para te aquecer
O frio dá sempre uma preguiça a mais para fazer nossos afazeres do dia a dia, não é mesmo? E ir para a cozinha em um dia que você só quer ficar debaixo das cobertas ou jogado no sofazão pode ser um verdadeiro pesadelo. O nosso herói da vez para os dias de temperatura baixa é o microondas, que é capaz de preparar refeições quentinhas de uma maneira prática e rápida! Seja para um prato principal ou para um lanche da tarde, o microondas vai dar aquela “salvada” para os seus dias gelados.
1 – Lasanha de microondas de abobrinha
2 – Arroz parisiense de microondas
3 – Bolo de chocolate de microondas
4 – Bolo de chocolate de microondas
5 – Receitas práticas de microondas
Bolos fofinhos com caldas quentes
Bolo é bom, mas bolo com calda quente escorrendo na lateral – ou em formato vulcão – é melhor ainda! E vamos te provar com essas receitas deliciosas, e muito fáceis, que um bolo com calda quente é tudo o que você precisa para o inverno ficar ainda mais doce:
1 – Bolo vulcão de cenoura
2 – Bolo vulcão de leite Ninho® com Nutella®
3 – Bolo de chocolate com calda quente de morango
4 – Bolo de chocolate fofinho com calda
5 – Bolo de milho com calda de chocolate
6 – Bolo de fubá cremoso com calda de goiabada
Comidas famosas de destinos frios
Se você é do tipo que adora pegar a estrada para aproveitar o friozinho da cidade ou estado vizinho, essa dica é especialmente para você. Para quem ama viajar e ama o frio na mesma proporção, alguns lugares possuem aqueles pratos típicos para se comer nessa temporada de temperaturas mais baixas. No Sul do país, por exemplo, os fondues fazem a festa dos turistas que querem se esquentar numa noite romântica. Já no Sudeste, existem tradicionais festivais de sopas e caldos para espantar a friaca e reunir a família.
Com a quarentena ainda em vigor por conta da pandemia do Covid-19, sair de casa para aproveitar essas delícias ficou muito mais complicado. Por isso separamos diversas opções para você comer algo quentinho e saboroso, típico de cidades frias, no conforto de casa!
1 – Receitas de fondue de chocolate
2 – Receitas de fondue de queijo
3 – Receitas de caldo verde para os dias frios
4 – 7-receitas-de-sopas-no-pao-para-te-aquecer
5 – Petit Gateau de caneca
6 – Aligot
Como organizar um festival de sopas e caldos na sua casa
Estamos em quarentena desde meados de março e, por isso, estamos nos acostumando com restaurantes, festivais e festas típicas, como a junina, chegando até nós por meio de aplicativos de entrega ou pelo drive thru.
Com o inverno em vigor e evitando a aglomeração, os famosos festivais de sopas e caldos não seriam diferentes das outras datas comemorativas, não é mesmo? Portanto, se você não vai até estes festivais, eles vão até você, caros leitores! Para isso, é só colocar a mão na massa e se divertir com muita comida boa, quentinha e taças de vinho!
Veja algumas dicas para organizar uma temporada de caldos e sopas em casa:
1 – Menu com várias opções
Assim como os festivais de sopas e caldos, você precisa fazer um cardápio com mais de uma opção. Que tal pensar nos ingredientes e receitas que os seus familiares mais gostam, assim você agrada todo mundo. Ou, se preferir, invista nos caldos e sopas mais procurados e amados, como o de mandioca, caldo verde, de feijão, de fubá e até mesmo a canja.
2 – Acompanhamentos são essenciais!
Não é só de sopa e caldo que se faz um festival, não! Os acompanhamentos são necessários e deixam a experiência ainda mais saborosa. Você pode colocar diversos pães, como o francês (também conhecido como de sal ou cacetinho), o italiano, torradas, ciabatta e sírio; variados tipos de queijo, como o parmesão, muçarela e gorgonzola; temperos frescos, como salsinha, cebolinha e manjericão. Deixe sua imaginação fluir!
3 – Bebidas não podem faltar
Para finalizar a noite com chave de ouro, as bebidas também precisam ser bem pensadas. Você pode comprar um vinho tinto porque super combina com caldos e sopas, ou até mesmo pensar em algo mais cremoso e doce para servir como sobremesa, como um cappuccino, um chocolate quente ou um choconhaque.
Gostou da ideia? Então confira essa seleção de receitas que o Guia da Cozinha separou para você se inspirar e preparar um festival de caldos e sopas completo no conforto do seu lar:
Faça um festival de sopas e caldos na sua casa na quarentena
Uma noite com vinho e comida boa para alegrar seu inverno
Parece que vinho e frio foram feitos um para o outro! Mas, além de se aquecer apenas com um bom vinho durante o inverno, essa bebida pede um acompanhamento especial para deixar tudo ainda mais perfeito. Por que não organizar uma noite do vinho em casa e saborear pratos que dão “match” com a bebida? Cada tipo de vinho combina com um prato diferente e essa combinação permite que os sabores de ambos fiquem mais realçados, criando um paladar único e refinado.
Não perca tempo e desfrute de uma noite do vinho saborosa e inigualável para deixar o seu inverno especial.
Saiba como escolher o vinho perfeito
Minibruschetta italiana
Carbonara tradicional
Risoto de carne com cogumelo
Nhoque recheado com queijo
Cardápio de inverno completo para um jantar especial
Não tem nada melhor que o fogo da paixão para aquecer o seu inverno, não é? Ahhh, o amor está no ar! E para se dar bem no romance, o Guia da Cozinha indica preparar um jantar especial e bem quentinho para a pessoa amada. Por isso, aprenda a fazer um cardápio completo – digno de restaurante – para aumentar a temperatura na relação:
– Entrada
Queijos e vinhos entram em cena na estação mais fria do ano e supercombinam com um momento romântico a dois! Além disso, você pode apostar em carboidratos, como as bruschettas e as batatas salteadas.
Bruschetta de travessa
Receita de batata rústica recheada
– Prato principal
Quando pensamos em refeições para o inverno, sabemos que a primeira coisa que vem na cabeça são ideias de sopas e caldos. Porém, para um jantar especial, você pode deixar estes pratos mais requintados e bem apresentados, como por exemplo serví-los em um pão italiano. Ou, se preferir, aposte na outra receita queridinha (e bem romântica) de inverno: o fondue de queijo!
7 receitas de fondue de queijo irresistíveis para te aquecer no inverno
Receitas de sopas no pão para te aquecer
– Sobremesa
Jantar completo não pode faltar sobremesa, não é mesmo? As receitas doces que combinam com os dias frios são aquelas que têm uma calda bem quentinha, que vai superbem com um chocolate quente ou que possuem um recheio bem cremoso.