Seja Natal, Páscoa ou Festa Junina, uma coisa não dá para negar: todas são festas recheadas de tradições. No entanto, também são essas comemorações as responsáveis pela preocupação com dietas restritivas. Frente a uma mesa lotada de comida gostosa, a contagem de carboidratos e a substituição de alimentos pode parecer uma grande dificuldade. Mas, para pular fogueira sem perder nenhum sabor, basta seguir algumas dicas simples para preparar um cardápio de festa junina com baixas calorias!
Mas, calma! Antes de partirmos para as dicas, vale lembrar que alguns ingredientes típicos de receitas juninas já garantem baixas calorias e podem estar presentes na comemoração sem mudanças. O pinhão, por exemplo, é altamente energético e proteico, assim como garante saciedade e pode ser aproveitado e diversas receitas diferentes, de acordo com a nutricionista Monica Symphoroso.
Como fazer um cardápio de festa junina com baixas calorias:
A regra é simples e nada complicada: basta substituir alguns ingredientes nas receitas originais. Assim, você não perde nada do sabor tradicional e ainda recebe aquele ‘selo de aprovação’ da nutri!
Aproveite seus bolos favoritos com baixas calorias
O segredo aqui são os adoçantes naturais! No bolo de fubá, utilize também leite vegetal e óleo de coco para substituir o leite tradicional e o óleo ou manteiga exigidos na receita. Já no bolo de mandioca, vale substituir a farinha de trigo por farinha de amêndoa!
Investir em nutrição nas receitas de festa junina também é possível!
No caso daquele saboroso doce de abóbora, use e abuse dos adoçantes naturais, do cravo e da canela ao preparar a receita! Para ainda mais benefícios nutricionais, faça o vinho quente com suco de uva integral e não se esqueça de adicionar legumes ao clássico cuscuz para deixá-lo mais nutritivo.
Até os doces mais tradicionais podem ser adaptados em versões fit
Para a suculenta maçã doce, substitua a calda densa por uma feita de chocolate 70%. No preparo do curau, garanta uma receita mais levinha com a utilização de leite de coco e adoçantes naturais.
Quando o assunto são as receitas tradicionais, como a canjica e o arroz doce, temos até receio de ousar e estragá-las, não é mesmo? Mas com a substituição do leite tradicional por algum leite vegetal e a simples preferência por cravo, canela e baunilha naturais garantem a permanência do sabor da receita, só que com menos calorias.
Be-a-bá da substituição de alimentos por versões de baixa caloria
Já vimos como substituir alguns ingredientes-chave das suas receitas favoritas de Festa Junina. Assim, ficou fácil se programar tendo em mente um cardápio low carb. Se a situação for outra e você já estiver desesperada com a mão na massa, você encontrará os melhores substitutos para cada ingrediente. Desta forma, as possibilidades são infinitas, porque é possível aplicar essas regras em qualquer receita!
A farinha de arroz, de aveia e de amêndoas são as melhores opções para entrar no lugar da farinha de trigo! Em casos de urgência, até mesmo o fubá, a farinha de mandioca e a de coco também são ótimas substitutas. Para o óleo vegetal não tem segredo: utilize óleo de coco ou azeite na receita.
A substituição do leite também é muito tranquila, sendo o leite de coco, de castanhas, de amêndoas, de aveia e de coco os melhores substitutos. Ao substituir o açúcar, a linha de raciocínio segue a mesma, já que as versões demerara e de tâmaras ou açúcar mascavo e de coco são as alternativas com baixa caloria ideais.
Quando o assunto são os adoçantes, pode ser um pouquinho mais complicado. Confira cada embalagem com muita atenção e dê preferência ao stevia, xilitol, eritritol ou os compostos de açúcar de maçã.
Colaboração: Monica Symphoroso, nutricionista que atende pelo GetNinjas