O cuscuz é uma receita tão popular ao redor do mundo que um utensílio específico foi criado para prepará-lo: a cuscuzeira. Feita de alumínio, cerâmica ou aço inox, a ferramenta facilita muito na hora de fazer essa delícia. Mas e quando não temos ou estamos sem? Não se preocupe pois dá sim para preparar cuscuz sem cuscuzeira!
Apesar de ser muito consumido aqui no Brasil, o cuscuz é um prato queridíssimo ao redor do mundo, especialmente no Oriente Médio e no Norte da África. Não à toa que uma ferramenta própria acabou se tornando essencial.
Figurinha carimbada em casas nordestinas, a cuscuzeiras é uma mão na roda para quem não abre mão de um cuscuz seja no café da manhã ou em qualquer outra refeição. No entanto, não é todo mundo que tem essa ferramenta à disposição e até pode ser que você tenha perdido ou quebrado o seu.
Isso não significa que você irá ficar sem esse quitute! Afinal, ela facilita, mas não é essencial para o preparo, ok? Então se você quer aprender truques para prepará-lo sem o utensílio, continue lendo que vamos te ajudar!
Como fazer cuscuz sem cuscuzeira
Para preparar seu cuscuz, tenha o seguinte em mente: primeiramente, você vai precisar de um utensílio que seja capaz de moldar a farinha no formato do cuscuz. Isso pode ser o que você tiver em mãos, tornando tudo mais fácil.
É possível utilizar uma peneira de metal, um prato, uma forma e até mesmo uma caneca. Sim, todos esses utensílios podem substituir a cuscuzeira! Depois de decidir seu favorito, separe uma panela a vapor (mas pode ser uma comum) e um pano de prato. É assim que você vai cozinhar seu cuscuz.
Aliás, os ingredientes não mudam: farinha de milho, água e sal. O recheio vai a gosto do cliente, então você pode escolher com o que vai comer seu cuscuz ou se vai consumi-lo puro; e as medidas vão depender do recipiente que você utilizar, além da sua fome.
Agora, para te ajudar a entender direitinho como preparar seu cuscuz sem cuscuzeira, confira o passo a passo a seguir. Esse modo de preparo só não funciona com a caneca, ok?
- Comece misturando a farinha de milho e o sal em uma tigela
- Vá acrescentando a água e, enquanto isso, misture
- Reserve e espere cerca de 10 minutos para que a farinha absorva a água
- Coloque a massa no recipiente de sua preferência e pressione levemente para nivelar
- Em uma panela média com água fervendo, coloque o recipiente e cubra com o pano de prato ou com a tampa da panela
- Veja se a água da panela não está entrando no recipiente, ok?
- Cozinhe por cerca de 15 minutos
- Deixe esfriar e desenforme
- Sirva seu cuscuz em seguida acompanhado do que preferir!