O adoçante eritritol chegou ao mercado com um milhão de promessas! Com um índice glicêmico igual a zero sem calorias, o eritritol surgiu nas prateleiras dos supermercados como o produto que desbancaria o adoçante tradicional! Mas será que o adoçante eritritol é mesmo mais saudável?

Contradizendo o que já conhecíamos, o periódico Nature Medice desenvolveu estudos que indicam uma associação entre o uso constante de adoçante eritritol e um aumento nos riscos a danos no sistema cardiovascular. Entretanto, a cardiologista Dra. Nicolle Queiroz explica que o estudo foi realizado com pessoas que já apresentavam algum tipo de alteração no coração ou vasos sanguíneos, e não apenas com pessoas sadias.

Por isso, este estudo não compila as provas suficientes para definir uma relação direta entre o uso do adoçante e o aumento do risco de doenças cardiovasculares. Além disso, a médica relembra que “doenças cardiovasculares se manifestam multifatorialmente, desde um histórico de doença na família, que aumenta o risco pessoal; e até mesmo um caso de obesidade que por si só já aumenta o risco de infartos, mesmo que os exames estejam normais”, explica.

Nesse sentido, o adoçante eritritol continua sendo um aliado a pessoas com resistência à insulina, diabetes e também àqueles em dietas de emagrecimento, devido a seu baixo nível glicêmico e calórico. Mas para quem gostaria de substituir o adoçante, é possível optar por opções naturais, como o mel. Ainda que essa opção seja um pouco mais calórica, o mel oferece vários benefícios à saúde!

Inclusive, que tal aproveitar o embalo e preparar uma deliciosa receita de geleia de morango que é adoçada com mel? Confira a receita a seguir e inclua esse ingrediente saboroso no seu café da manhã.

Receita geleia de morango sem açúcar

Receita de geleia de morango sem açúcar para evitar o adoçante eritritol

Receita de geleia de morango sem açúcar – Foto: Shutterstock

Tempo de preparação: 10 minutos
Rendimento: 1 porção
Calorias: 160kcal

Ingredientes:

  • 500g de morango maduros
  • 1 colher (de sopa) de mel
  • 1 colheres (de sopa) de suco de limão

Modo de preparo:

  1. Primeiramente, lave bem os morangos, retire as folhas e o cabinho, pique os morangos em pedaços pequenos.
  2. Em seguida, leve ao fogo médio por 10 minutos.
  3. Adoce com o mel caso queira a geleia mais docinha e mexa para que os morangos derretam sem grudar na panela.
  4. Finalize usando o suco de 1 limão.
  5. Deixe cozinhar até que os morangos atinjam a consistência cremosa.

Dica: Você pode servir como calda para sorvete, com torrada no lanche da tarde ou em uma cheesecake!

Colaboração: Dra. Nicolle Queiroz, cardiologista, médica clínica especialista em cardiologia do esporte e professora de medicina e propedêutica na Universidade Nove de Julho.