Nem só de comida brasileira se faz o cardápio do dia a dia! Afinal, quem não gosta de apreciar um fricassê no almoço ou ainda churros como sobremesa? Apesar de muito presentes na rotina, as receitas são, na verdade, internacionais, que acabamos importando com o tempo.
Segundo um levantamento da Preply, plataforma de pesquisas, os pratos gringos conquistaram os brasileiros neste ano e estão na frente dos nacionais em 2023. Ao longo deste ano, as buscas foram desde doces americanos até receitas árabes.
Ficou curioso sobre o ranking? Então confira o top 15 das receitas internacionais mais buscadas em 2023 até agora!
Brownie
A receita estadunidense lidera o ranking, sendo a mais buscada pelos brasileiros este ano. Crocante por fora e macio por dentro, a sobremesa é deliciosa e muito fácil de reproduzir em casa.
Fricassê
Completíssimo! Veja como fazer fricassê de frango com batata palha
Você sabia que o fricassê tem origem francesa? O prato, que é um clássico nas mesas brasileiras e tradicionalmente de frango, ocupa honrosamente o segundo lugar na lista.
Cookies
Para completar o top 3, fechamos com mais uma receita doce. Os cookies são típicos dos Estados Unidos, mas já conquistaram o mundo e levam ingredientes variados no preparo, indo do chocolate à aveia.
Nhoque
A receita italiana é originalmente preparada com batata e ganha molho de tomate caseiro, além de muçarela polvilhada como toque final. Perfeita para aquele almoço de domingo!
Guacamole
Guacamole original: confira a receita de um petisco fácil e rápido
Criado no México, o guacamole caiu no gosto dos brasileiros como um bom aperitivo para ocasiões especiais, especialmente acompanhado de nachos e um bom drink.
Churros
Churros com chocolate: a receita perfeita para relembrar a infância
O churros é um doce espanhol, mas se tornou tão amado pelos brasileiros que já ganhou uma versão só nossa. No país europeu, não é recheado nem polvilhado com açúcar e canela — na verdade, é apenas mergulhado na calda de chocolate.
Waffle
Waffle prático, macio e crocante para deixar seu dia mais doce
Apesar de figurinha carimbada do típico café da manhã americano, o waffle é uma receita de origem belga. Aliás, não é à toa que se tornou tão popular: com ingredientes simples, é prática e rápida de preparar logo no começo do dia.
Risoto
De queijos, camarão, cogumelos, frango ou mais: o risoto é muito adaptável, provavelmente o que o tornou tão amado especialmente pelos brasileiros. Na Itália, leva queijo parmesão além dos ingredientes clássicos.
Donuts
Donuts recheado: uma receita prática para saborear ou vender
Mais um doce americano para a lista! Com cobertura brilhosa ou não, os donuts fazem parte do imaginário dos Estados Unidos, muito popularizados pela série animada Os Simpsons.
Yakisoba
Pode ser de carne, de frango, dos dois ou sem nenhum deles. O “macarrão frito”, na tradução do japonês, foi popularizado no Japão, apesar das raízes chinesas e é uma ótima opção de almoço prático.
Esfirra
Esfirra de carne tradicional: receita de salgado para festas
Originária da Síria, a esfirra é deliciosa nos mais variados recheios, mas o de carne moída não deixa a desejar para ninguém. Fazer em casa também é simples e surpreende a todos.
Tabule
Tabule tradicional: inove e economize com essa opção de salada
A salada libanesa é uma ótima opção de entradinha no almoço e serve bem naqueles dias quentes por ser leve e refrescante. É geralmente preparada com trigo para quibe, tomate, pepino, cebola, alface e temperos.
Quiche
Quiche Lorraine: receita francesa para saborear a qualquer hora
Na França, a forma clássica de se preparar a receita é com a quiche Lorraine, que leva bacon e queijo ementhal. Para criar o prato, os franceses se inspiraram no “kuchen”, bolo alemão que parece uma espécie de cuca.
Focaccia
Experimente a focaccia de cebola e alecrim, um pão italiano clássico
Semelhante a uma pizza, a focaccia é um pão achatado regado à azeite e especiarias que conquista por ser macio, mas ter uma crostinha dourada por cima. É uma receita italiana excelente para lanchinhos.
Chipa
Deixe seu lanche da tarde mais saboroso com a chipa paraguaia!
O formato é diferente (afinal, parece muito uma ferradura), mas, no gosto, lembra muito o nosso pão de queijo. Pode ser por isso que a chipa paraguaia chega para finalizar a lista!