Confira os tipos de carne que devem ser usadas para fazer hambúrguer, almôndega, polpetone e quibe!
A carne bovina ainda é a mais consumida no mundo todo e não é novidade o tamanho da versatilidade que ela proporciona no preparo de diversas receitas. O hambúrguer, a almôndega, o polpetone e o quibe são alguns exemplos disso. Agora, você sabe qual tipo de carne usar para cada preparo? Se a resposta é não, veja as dicas que o Guia da Cozinha separou especialmente para você!
Hambúrguer
Antes de você conferir qual é o melhor tipo de carne para fazer hambúrguer, é importante saber que não se faz esse lanche com apenas um corte, mas sim com pelo menos três tipos de corte, que ao se misturarem, originam uma excelente textura e sabor.
O blend, essa mistura de cortes da carne bovina, deve possuir cerca de 20% a 25% de gordura. Então, esqueça a ideia de que o necessário para um bom resultado é utilizar as carnes de primeira, pois o que realmente dá suculência ao hambúrguer, é a quantidade certa de gordura e, claro, de como a carne é moída.
Os cortes mais recomendados para fazer um saboroso hambúrguer são: acém, peito e pescoço da parte dianteira e fraldinha, alcatra, patinho e coxão duro da parte traseira do boi. Evite qualquer carne que possui muitos nervos! Moê-la não será suficiente para remover todos os pedacinhos indesejáveis.
Confira receitas para testar:
Almôndega
Para preparar deliciosas almôndegas, diferentemente do hambúrguer, os melhores cortes são os que não apresentam muita gordura. O excesso de gordura pode ocasionar uma má aparência, já que ficam com o aspecto mais esbranquiçado. Além disso, o sabor e a consistência do prato podem ser comprometidos. Por essa razão, você pode usufruir do patinho, que é um dos cortes prediletos para fazer almôndegas, do coxão mole, coxão duro e até mesmo do lagarto.
Confira receitas para testar:
Polpetone
As receitas de polpetone seguem a mesma linha que as de almôndegas, por isso, utilize apenas carnes sem muita gordura, como a maminha. Isso vale para qualquer receita que será empanada e frita.
Confira receitas para testar:
Quibe
O quibe não tem uma receita difícil, porém, o grande medo de quem a faz é de não conseguir dar liga à carne moída na hora de fritar ou assar. O corte mais versátil para ser moído é o patinho, visto que é macio e possui menos gordura. Entretanto, caso queira uma opção mais barata, escolha o acém. Dica: para que o quibe fique bem sequinho no final, descarte as carnes moídas misturadas e também as que são vendidas congeladas.
Confira receitas para testar:
Para além dos tipos de carne: Qual é o momento ideal para temperar?
Algumas pessoas cometem o erro de temperar a carne moída crua. Temperar antes pode desidratar a carne, tirando assim toda a sua suculência. Outro ato bastante comum, mas não recomendado, é misturar os ingredientes na receita, como a cebola, alho, ervas e pimenta. Apesar de não ser errado, usar apenas sal e pimenta-do-reino na hora de grelhar, fritar ou assar, é o que realça o sabor da carne.
Mais uma dica valiosa: você pode adicionar outros ingredientes aos pratos para deixar a carne ainda mais saborosa. Que tal preparar uma apetitosa carne recheada e surpreender no almoço ou no jantar? Aposte em recheios que vão deixar o hambúrguer, a almôndega, o polpetone e o quibe suculentos, como o queijo e o bacon. Use e abuse da criatividade!