A farinha de rosca (ou também conhecida como farinha de pão) é um daqueles ingredientes curinga da cozinha, pois é fácil de fazer e pode ser usada em diversas receitas, facilitando a vida de quem cozinha no dia a dia! Mas você sabia que, além de ser encontrada com facilidade nos supermercados, ela também pode ser feita de forma caseira?
Isso mesmo! Inclusive ela costuma ser melhor em vários aspectos. Primeiro porque é muito mais saborosa, tem uma cor mais douradinha e é tão versátil quanto a comprada pronta, te permitindo criar diversos pratos.
Fazer a farinha de rosca em casa é um truque simples, mas é sempre bom relembrar algumas dicas, principalmente para quem está iniciando. Se esse é seu caso, aprenda a seguir como fazer farinha de rosca sem erros!
Como fazer farinha de rosca em casa?
A receita mais comum indica o uso do pão francês como base para o preparo farinha de rosca, mas há receitas que usam o pão italiano ou até pão de forma. O tipo do pão não interfere em nada, então dá para o que tiver em casa. Além disso, a recomendação é que você utilize pão amanhecido, duro ou seco. Se preferir o pão mais fresco, leve ao forno médio (180° C), preaquecido, por 15 minutos para eliminar toda a umidade.
Em seguida, coloque os pedaços do pão seco no liquidificador ou processador e triture tudo até que se transforme em uma farinha. Você também pode usar um ralador para ralar o pão seco. Com a farinha pronta, você pode preparar as suas receitas favoritas e guardar o restante para uma próxima receita.
Farinha de rosca temperada
Outra possibilidade igualmente saborosa é a farinha de rosca temperada. Nesse caso, o ideal é adicionar temperos apenas na hora do uso. Quando for empanar, por exemplo, você pode misturar um pouco de sal, alecrim ou orégano. Se for usar para gratinar, misture ao queijo parmesão ralado e polvilhe sobre a receita antes de levar ao forno. Ela dará um sabor especial ao seu gratinado.
E qual é o tempo de conservação?
Após preparar a sua farinha de rosca caseira, coloque em uma embalagem fechada e guarde em ambiente seco e ao abrigo da luz. Uma dica é armazenar em um pote hermeticamente fechado com tampa e guardar na geladeira. Assim ela dura até 30 dias. Fora da geladeira a validade cai para 15 dias, tudo bem?