Quando se trata de uma boa faxina na casa, desengordurar o chão da cozinha é a tarefa mais trabalhosa, principalmente quando a sujeira se acumula por muito tempo. Afinal, é grande a probabilidade de formação de crostas e manchas difíceis de serem retiradas.

Mas desengordurar o chão da cozinha não precisa mais ser um problema! Com algumas receitinhas caseiras que utilizam produtos e ingredientes que tem na sua despensa, a limpeza vai se tornar mais fácil. Confira a seguir opções práticas e rápidas que vão te salvar na hora de limpar o chão.

Para desengordurar o chão da cozinha de um jeito fácil

Certos produtos de limpeza para o chão costumam ser caros e, se não são aplicados da forma correta, podem riscar o piso ou até mesmo não proporcionando uma limpeza eficaz. Pensando nisso, claro que não podia faltar uma receita de produto caseiro para facilitar sua vida na hora de faxinar o chão engordurado. Você vai precisar de:

  • 10 ml de detergente neutro
  • 1 litro de água morna
  • 10 ml de álcool

Misture os ingredientes listados acima, aplique sobre o piso engordurado e deixe agir por alguns minutos, sem esfregar. Depois, passe um pano macio para remover a mistura caseira e a sujeira.

Enquanto os alimentos são preparados, é normal a gordura espalhar pelo fogão e pelo piso. Mas o vinagre é um poderoso aliado, principalmente quando se trata de desengordurar o chão da cozinha! Isso porque, o vinagre é composto por um ácido que ajuda a cortar a ação da gordura.

Sendo assim, você pode usar em todas as superfícies. O produto também pode ser usado na limpeza do fogão, dos azulejos, da pia, da bancada e de todos os eletrodomésticos que compõem o ambiente. Ele não mancha e ainda da brilho aos materiais de aço inox!

Para desengordurar o chão da cozinha basta aplicar o vinagre no chão com um pano seco. Em seguida, utilize um pano umedecido com água. Caso o chão esteja muito engordurado, basta utilizar um pouco de detergente neutro no pano e em seguida passar pelo piso. Lembre-se de nunca aplicar o produto direito na superfície.

Água oxigenada e bicarbonato de sódio são ótimos para limpar

A junção desses dois componentes formam uma ação poderosa que tira a gordura de qualquer superfície e removem a sujeira com facilidade. Confira como preparar a solução:

  • 30g de bicarbonato de sódio
  • 250 ml de detergente
  • 2 colheres (sopa) de água oxigenada
  • 1 litro de água

Misture tudo e aplique direto no chão da cozinha, deixando a solução agir por 5 minutos. Depois, jogue água e use um pano macio para enxugar o chão e não precisa esfregar. Prático demais não é mesmo?!

Suco de limão é infalível

Os ácidos encontrados na fruta, são infalíveis na hora de eliminar a gordura. Para preparar a solução você vai precisar de:

  • 100 ml de suco de limão
  • 250 ml de detergente
  • 150 ml de vinagre.

Para desengordurar o chão da cozinha com suco de limão, basta aplicar a mistura na superfície e espalhe com o auxílio de um pano macio. Deixe a solução agir por 5 minutos e depois jogue água e utilize outro pano para secar.