De origem portuguesa, o bem-casado ganhou um papel diferente e muito mais importante quando chegou em terras brasileiras. Em Portugal, o doce é chamado de casadinho e não é servido ao final do casamento, função pela qual é mais conhecida nacionalmente.

Na receita original, dois bolinhos macios são conectados por uma camada de doce de leite, tudo isso polvilhado com açúcar. Com o tempo, a sobremesa foi adaptada e novos recheios criados: leite condensado, goiabada, brigadeiro, creme de limão e o que mais os noivos preferirem.

Mas agora a receita não está restrita a apenas recém-casados e seus convidados. O docinho pode ter surgido com a metáfora da união de duas pessoas, ou seja, os dois bolinhos do bem-casado, mas, com seu sucesso, tornou-se tradição na confeitaria.

Se você tem vontade de fazer seu próprio bem-casado em casa, mas pensa que pode ser muito difícil, aprenda com essa receita fácil que é feita com massa de pastel! Assim, você ganha tempo e não perde no sabor. Confira com o Guia da Cozinha.

Bem-casado de massa de pastel

Tempo: 30min
Rendimento: 20
Dificuldade: fácil

Ingredientes:

  • 1/2 rolo de massa de pastel (250g)
  • Óleo para untar e pincelar
  • Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Recheio:

  • 2 xícaras (chá) de doce de leite cremoso

Modo de preparo:

Abra a massa de pastel em uma superfície e corte em círculos de 5 cm de diâmetro. Pincele com óleo e coloque um do lado de outro em uma forma grande untada. Leve ao forno médio, preaquecido, por 5 minutos ou até dourar levemente. Retire e deixe esfriar. Espalhe o doce de leite em metade dos discos de massa e sobreponha os discos de massa restante, formando os bem-casados. Polvilhe com açúcar de confeiteiro e sirva.