Se você acha que os tipos de panela são todos iguais e não faz diferença em qual cozinhar, saiba que está enganado! Isso porque tão importante quanto a seleção dos ingredientes é a escolha da panela certa para cada situação.

Todo mundo já preparou um prato que mesmo seguindo o passo a passo certinho da receita acabou dando errado! E isso provavelmente pode ter acontecido por conta da panela errada, viu? Por isso, saber como escolher a panela é fundamental para uma vida melhor na cozinha.

Alimentos bem preparados vão muito além de caprichar no tempero, economia de tempo na cozinha e até mesmo limpeza estão associados ao tipo certo de panela. A seguir você vai conhecer melhor para que cada uma serve e os principais tipos de panela existentes no mercado!

Antes de saber quais são os tipos de panela, é importante ter um kit básico para começar:

Existem variados tipos de panela e elas não variam só no formato, mas no cabo e no tipo de material também. Cada um deles vai fazer a diferença na hora de preparar a comida e deve ser considerado para que o prato saia do jeito que imagina.

Portanto, antes de conhecer e escolher os tipos de panela, você vai precisar de um kit básico e ver o que se encaixa melhor na rotina da sua cozinha e no tamanho da sua família também.

Mas para começar, o que não pode faltar na sua cozinha é:

  • Assadeira
  • Panela com cabo
  • Frigideira (de preferência antiaderente)

Você pode pensar que apenas 3 tipos de panela é pouco, mas na verdade, o segredo está em investir em produtos de boa qualidade. Ou seja, vale a pena pagar um pouco mais caro e ter a certeza de que vai levar para casa um produto bom! Afinal, ter boas panelas é um investimento, porque elas podem durar por muito tempo.

Com esse kit básico dá para se virar bem na cozinha já que com elas vai ser possível possível grelhar, fritar, cozinhar e assar sem problemas.

Saiba quais são os tipos de panela

Os 3 tipos de panelas citados é só o necessário para começar. A verdade é que existe uma variedade enorme, e você não precisa comprar tudo de uma vez: o importante é conhecer. Com o tempo e com a sua rotina, fica mais fácil saber quais serão usadas na sua cozinha de fato!

Então vamos conhecer os tipos de panela para que cada uma serve:

Panela com cabo

Essa panela não pode faltar na cozinha, por ser versátil ela se torna curinga. Com esse tipo de panela é possível fazer arroz, molhos, purê, frituras, macarrão e uma variedade enorme de preparos incluindo os mais complexos.

Frigideira

Sabe aquele bife com uma crostinha crocante? Isso só é possível devido à frigideira. Muito usada para grelhar, selar e fritar alimentos, o fundo dela atinge temperaturas altíssimas. Seu formato não retém o calor, sendo assim ele se concentra por completo na parte que entra em contato com o alimento.

Panela de pressão

Temida por muito mas de uma praticidade enorme, a panela de pressão facilita o dia-a-dia na hora de fazer feijão, por exemplo. Mas não é só para isso que ela é usada, a principal vantagem desse tipo de panela é acelerar o processo de cozimento dos alimentos no geral.

Com a panela de pressão, o vapor fica retido o que aumenta a temperatura interna, por isso o cozimento é rápido. Mas se você tem muito medo, pode optar pela panela de pressão elétrica. Esse modelo, usa menos água que a panela de pressão tradicional e também passa mais segurança na hora de cozinhar, além de trazer outras vantagens e cozinhar absolutamente tudo. Existem diversos modelos e marcas, é só escolher a de sua preferência.

Caldeirão e caçarola

Os dois são muito parecidos e tem praticamente a mesma utilidade na cozinha! Ambos servem, para fazer ensopados, cozidos e alguns preparos com carne e alimentos que precisam de mais tempo de cozimento.

A diferença do caldeirão é a profundidade, ou seja, cabe mais água. Prefira ele na hora de fazer uma sopa ou algum tipo de ensopado.

Conheça os materiais mais populares

Já deu para perceber que panela não é tudo igual e assim como o formato, o material da panela também vai interferir no resultado final do seu alimento. Conheça a seguir os materiais mais usados:

Panelas de inox

As panelas de inox são as queridinhas da cozinha dos brasileiros

As panelas de inox são as queridinhas da cozinha dos brasileiros – Foto: Shutterstock

Resistentes e não não alteram o sabor do alimento. São ideais para quem não abre mão de praticidade na cozinha. Porém, requer mais atenção, por acelerar o cozimento é preciso tomar cuidado para a comida não queimar. Mas toda essa beleza e praticidade tem um preço, porque os modelos de inox são os mais caros! É recomendada para quem já tem certa experiência na cozinha.

Panelas de cerâmica

As panelas de cerâmica são conhecidas por seu visual chamativo

As panelas de cerâmica são conhecidas por seu visual chamativo – Foto: Shutterstock

As panelas de cerâmica contam com um dos melhores materiais antiaderentes. E mesmo após o fogo já ter sido apagado, ela consegue manter o calor dos alimentos por mais tempo. Por esse motivo, é preciso cuidado para que a comida não passe do ponto.

Panelas com teflon

As panelas de teflon costumam ser a primeira aquisição de muita gente

As panelas de teflon costumam ser a primeira aquisição de muita gente – Foto: Shutterstock

Ela é antiaderente, mas comparada aos modelos anteriores, possui uma qualidade inferior. E isso se reflete em sua durabilidade: com o tempo, vão aparecer alguns riscos em suas panelas porque o material não é tão resistente. Quando isso acontecer, troque de panela quanto antes porque o teflon libera partículas na comida e isso é prejudicial à saúde, além de alterar o gosto da comida também!

Panelas esmaltadas

As panelas esmaltadas não são recomendadas para o cozimento

As panelas esmaltadas não são recomendadas para o cozimento – Foto: Shutterstock

Esse tipo de panela é mais bonito do que útil, viu? Na verdade serve mesmo para ferver água! Por isso é muito comum encontrar esse material em chaleiras e leiteiras. Caso escolha comprar panelas esmaltadas, esteja atento a qualidade do esmalte, pois assim como o teflon, ele acaba soltando com facilidade.

E aí, curtiu o nosso guia sobre os tipos de panela? Não deixe de compartilhar essas informações pois elas podem ajudar muita gente que está em busca de montar a sua primeira cozinha!