O sorvete é uma sobremesa muito amada aqui no Brasil. Segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (Abis), nosso país é o 10º maior produtor mundial dessa sobremesa. E ainda tem mais: a região Sudeste é a que apresenta o maior consumo de sorvetes no país. Bacana, não é mesmo?

Mas, você sabia que existem variedades dessa sobremesa cremosa? Segundo a nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera Patrícia de Moraes Pontilho, o sorbet é uma sobremesa ainda mais saudável e acessível, principalmente, para quem possui algum tipo de intolerância alimentar.

O sorbet é leve e saboroso, tem tudo para se tornar sua sobremesa do verão favorita

O sorbet é leve e saboroso, tem tudo para se tornar sua sobremesa favorita – Foto: Shutterstock

Sorvete x sorbet: qual a diferença?

Ambos possuem um sabor muito parecido. No entanto, a principal diferença é que o sorbet é feito com polpa de frutas e água. E são essas características que tornam esse tipo de sorvete em uma opção mais leve para quem está de dieta e ainda inclui aqueles que são adeptos do veganismo. Então você pode consumir sem culpa!

E é a presença de água que torna o sorbet tão inclusivo. Como o sorvete tradicional leva produtos lácteos como o leite fresco, leite condensado ou creme de leite em sua produção, isso impede que pessoas com intolerância à lactose ou alergia ao leite possam consumir essa sobremesa geladinha.

Além disso, um dos principais benefícios do sorbet está no fato de ser considerado ainda mais saudável por não levar estabilizantes e emulsificantes. Adicionar açúcar à receita também é dispensável, já que a própria fruta adoça a sobremesa.

“Sendo uma opção com menor teor de gordura, menos calórico e livre de gordura vegetal, os nutrientes são melhor absorvidos em alimentos in natura como são os sorbets. Mas, para quem prefere o sorvete, o ideal é sempre escolher os que utilizam gordura de coco ou palmiste na composição e ficar atento aos aditivos químicos”, afirma Patrícia.

Mas e você, já sabia sobre a existência do sorbet ou essa sobremesa ainda é novidade para você?