Descubra quais alimentos comprar e como armazenar a fim de evitar idas desnecessárias ao mercado e à feira
Não há orientação dos órgãos da saúde para estocar alimentos em casa, neste momento da pandemia provocada pelo coronavírus. No entanto, locais públicos e de grande aglomeração, como supermercados e feiras livres, deverão ser evitados.
Para isso, a sugestão é comprar alimentos não perecíveis, como o arroz e o feijão, além de frutas da estação e legumes congelados. A seguir, confira o que vale a pena levar para a casa neste momento e como armazenar para que durem mais:
Elas são mais baratas. Escolha entre as mais resistentes: laranja, limão, maçã, abacate, manga, goiaba e abacaxi são algumas delas. Você também pode congelar, para usar em sucos, smoothies e sobremesas. Para isso, basta lavar e colocá-las no freezer inteiras ou cortadas em pedaços, descascadas e sem os caroços.
Congele carnes em quantidades pequenas ou individuais em vasilhames ou sacos plásticos herméticos. Isso acelera o processo de descongelamento e facilita o preparo.
Alguns exemplos são as seletas, o brócolis, o milho e a ervilha. Esses alimentos podem ser usados em diversas refeições ao longo dos dias de quarentena.
São alimentos com prazo de vencimento mais longo. Além de serem nutritivos. Invista em castanhas, nozes, amêndoas, aveia, arroz, milho, feijão, grão de bico, lentilha e quinoa.
Macarrão em todos os formatos são boas opções para compor a despensa. Vale também investir em latas de tomate pelado, para preparar um molho vermelho.
O planejamento do que cozinhar ajuda você a fugir dos alimentos ultraprocessados e do junk food durante a quarentena. Um alimento pode se desdobrar em diversas refeições. Por exemplo, uma berinjela pode virar uma caponata, uma salada ou mesmo uma sopa.
A ideia aqui não é comprar lasanhas ou hambúrgueres industrializados, que ficam no freezer do mercado. Mas, sim, congelar todo tipo de alimento comprado in natura ou, mesmo, após o preparo.
Além de te ajudar a evitar mercados ou feiras durante a quarentena, congelar alimentos pode te ajudar a preparar um prato muito mais rápido. Basta juntar o restante dos ingredientes e terminar a receita, agilizando assim sua vida e economizando tempo. Dica boa para aqueles que estão fazendo home office e não podem perder a produtividade!
Que tal congelar aqueles alimentos que aumentam a imunidade e deixar seu cardápio mais rico?
LEIA TAMBÉM