higienizar os alimentos

Coronavírus: como higienizar os alimentos e fazer a limpeza da cozinha

Infectologista ensina a lavar os alimentos in natura, a manter a cozinha limpa e indica boas práticas no supermercado para

Infectologista ensina a lavar os alimentos in natura, a manter a cozinha limpa e indica boas práticas no supermercado para se proteger da covid-19

Na última semana, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou o novo coronavírus – que causa a covid-19 – como pandemia. Isso quer dizer que, a proliferação da doença não se restringe a uma determinada região, ela está se espalhando no mundo todo. Uma das armas de combate à disseminação do vírus, é reforçar o cuidado com a higiene. Inclusive ao cozinhar.

O coronavírus sobrevive por tempos diferentes no ambiente: 3 horas suspenso no ar (em ambientes fechados, sem circulação de ar), 4 horas em superfície de cobre, até 24 horas em papel e papelão e de 2 a 3 dias em plástico ou aço inox. Por isso, é importante limpar todas as superfícies da cozinha onde serão manipulados os alimentos.

“As bancadas devem ser limpas com água e detergente sempre antes de cada uso”, explica o infectologista e diretor do Hospital Adventista de São Paulo, Dorival Duarte. “Depois, é preciso secar com um pano limpo, borrifar álcool 70% e deixar secar naturalmente, antes de utilizar”, completa o médico.

O cozinheiro ou a cozinheira deve usar um avental limpo e lavar as mãos com água e sabonete antes de manusear a comida. E caso esteja apresentando algum sintoma da covid-19, a recomendação é não cozinhar para outras pessoas. 

Como higienizar os alimentos

Comece lavando as mãos com sabonete sem esquecer do dorso, de entre os dedos, do antebraço e das unhas. Feito isso, os próximos passos para higienizar alimentos in natura são:

1- Lavar as frutas, legumes ou verduras em água corrente, retirando toda sujeira visível.

2- Acrescentar em um recipiente 1 colher de sopa de água sanitária para cada 1L de água, ou utilizar hipoclorito de sódio, de acordo com as recomendações do fabricante. Em seguida imergir as frutas, legumes ou verduras nessa solução e deixar agir por 15 minutos.

3- Após esse tempo, retirar os alimentos da solução e lavá-los em água corrente. Deixe-os secar naturalmente.

Boas práticas ao ir em supermercados

É preciso lavar as mãos, ou passar álcool em gel, logo ao entrar no supermercado e evitar pegar em alimentos que não levará pra casa: escolha primeiro com os olhos. Isso porque, geralmente, durante a compra, as pessoas pegam nos produtos e os devolvem para as gôndolas. Ou seja, um alimento na prateleira também se torna um meio de contágio. Se possível, não toque no rosto durante as compras.

Ao chegar em casa, lave bem as mãos novamente com sabonete e higienize os produtos industrializados com álcool em gel, por exemplo, as caixinhas de leite e as latarias.

LEIA TAMBÉM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *