Não é de hoje que o iogurte é um poderoso alimento para a saúde. Acredita-se que ele começou a ser consumido há mais de 3 mil anos por povos nômades, que utilizavam conhecimentos milenares para conservar alimentos perecíveis.

Feito de leite fermentado, usando uma mistura de bactérias benéficas, como os lactobacilos, o iogurte é conhecido por promover a longevidade entre os povos que o consomem com regularidade. Além de ser rico em cálcio, proteína e vitaminas, o iogurte traz um benefício primordial para a saúde humana, o bom trânsito intestinal.

Pensando nisso, o Guia da Cozinha selecionou oito motivos para você consumir o alimento. Veja quais são os benefícios do iogurte e por que usá-lo em seu cardápio! 

Alimento funcional

“Os lactobacilos estão presentes no trato intestinal fazendo parte da flora bacteriana que ajuda no processo digestivo e no combate às bactérias causadoras de doenças, tais como a candidíase vaginal e intestinal”, explica a nutróloga Tamara Mazaracki, membro da Associação Brasileira de Nutrologia.

Além desses benefícios do iogurte, ele também ajuda no funcionamento regular do intestino, indicado tanto para os casos de retenção quanto em diarreias para reposição da flora intestinal.

Imunidade a mil!

Incluir o iogurte diariamente em suas receitas pode ajudar a manter suas defesas em alta. Ele tem ação no sistema imunológico, estimulando a produção de uma substância chamada gama-interferon, cujos altos níveis no sangue ajudam o organismo a lutar contra infecções. Também ajuda a diminuir a incidência de gripes e resfriados. O que é ótimo, né?

Principais nutrientes

  • Cálcio: mineral fundamental na formação e manutenção dos ossos, dentes e unhas, além de auxiliar nas contrações musculares.
  • Proteínas: necessárias na construção, reparação e renovação dos tecidos do organismo. Participam da produção de anticorpos, hormônios e enzimas.
  • Vitamina A: é importante para a restauração e construção de novos tecidos. É fundamental na saúde da visão e da pele. Auxilia no tratamento de acne e da queda de cabelo.
  • Vitaminas do complexo B: são essenciais no metabolismo de proteínas, lipídios e carboidratos. Atuam na produção de energia, na oxidação das células e nas funções neurológicas.

Fácil de usar

O iogurte é um alimento versátil. Ao contrário do que muitos pensam, ele não precisa necessariamente ser utilizado apenas em pratos frios. Há muitos pratos quentes que utilizam iogurte natural! Você pode preparar um pão de queijo com iogurte ou ainda uma torta cremosa de frango com iogurte, para apostar nas receitas salgadas com iogurte.

Como escolher o seu iogurte?

Existem inúmeras opções no mercado, mas é preciso tomar alguns cuidados ao escolher o seu. Ele pode ser integral ou desnatado, lembrando que o integral possui mais vitaminas. Para ser eficaz, é importante que seja o natural, processado sem açúcar ou adoçante. Evite também os que contêm sabor artificial e corantes. “Esses ingredientes diminuem a ação dos lactobacilos, ou até os inativa completamente”, aponta Mazaracki.

Fonte: Tamara Mazaracki, nutróloga e membro da Associação Brasileira de Nutrologia