Hoje, 23 de julho, aconteceu a cerimônia de abertura do maior evento esportivo do mundo, as Olimpíadas! É um momento de união global no qual celebra-se o esporte e a diversidade de culturas e etnias. Mas, visto que a sede dos Jogos nesta temporada é o Japão, seria inevitável não celebrar um assunto que é a marca registrada do país: a culinária japonesa!
Considerada uma das alimentações mais saudáveis da cozinha mundial e marcada pelo preparo de variados tipos de peixes, cereais como o arroz, carnes, tofu e picles, a culinária japonesa possui um sabor exótico que chama atenção de qualquer turista!
Além disso, engana-se quem pensa que a gastronomia japonesa se resume apenas aos famosos peixes crus! Os temperos, molhos e as comidas quentes também fazem o maior sucesso por lá. Pratos como o ”tempurá” feito à base de farinha de trigo, legumes ou camarão, a sopa de nome ”missoshiru” com pasta de soja, tofu e caldo de peixe e o ”harumaki”, uma massa frita recheada em formato de rolinho, também são marcas registradas da culinária japonesa.
Por isso, que tal conhecer melhor algumas receitas e tradições da culinária japonesa para entrar no clima dos Jogos Olímpicos e, ainda por cima, provar comidas diferentes e saborosas? Confira a nossa seleção de curiosidades e receitas logo abaixo e celebre o esporte e a culinária em sua casa!
Pratos típicos da culinária japonesa
Sushi
Falar de culinária japonesa e não lembrar do famoso sushi é praticamente impossível. A palavra sushi significa ”é azedo”, mas quem já experimentou sabe do sabor diferenciado dessa iguaria! Um dos pratos mais consumidos do país, o sushi é um rolinho feito com arroz e que pode ganhar vários tipos de recheios como algas, peixes e vegetais. Aqui, no Guia da Cozinha, já listamos várias receitas de sushi e hoje separamos uma opção especialmente para os fãs de salmão! Confira o passo a passo do sushi de salmão que fica pronto em apenas 1 hora!
Tempo: 1h (+1h10 de descanso)
Rendimento: 5
Dificuldade: fácil
Ingredientes
- 5 algas nori
- 2 xícaras (chá) de salmão cozido em cubos
- 8 colheres (sopa) de maionese
- Sal a gosto
- 2 pepinos japonês pequeno em tiras
- 2 xícaras (chá) de folhas de alface lisa fatiada
Arroz
- 2 xícaras (chá) de arroz para culinária japonesa
- 3 xícaras (chá) de água
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 2 colheres (chá) de sal
- 4 colheres (sopa) de vinagre de arroz
Modo de preparo
Lave o arroz em água corrente o tempo necessário para que a água saia limpa. Coloque em uma panela e cubra com a água. Deixe descansar por 1 hora. Leve ao fogo alto e assim que levantar fervura, cozinhe por 1 minuto e mude para fogo baixo. Cozinhe o arroz por 15 minutos ou até a água secar quase por completo. Desligue e deixe descansar tampado por 10 minutos.
Dissolva o açúcar e o sal no vinagre. Coloque o arroz em um recipiente de vidro ou madeira. Regue com o tempero e com uma espátula faça movimentos circulares de preferência abanando o arroz com um leque ou tampa de panela para que resfrie. Cubra com um pano úmido e deixe esfriar totalmente. Estenda a alga nori sobre uma esteira própria. Espalhe o arroz com os dedos umedecidos fazendo uma camada fina de aproximadamente 0,5cm deixando 1 dedo das bordas do comprimento livres. Misture o salmão, a maionese e tempere com sal.
Espalhe sobre o arroz formando um tira. Coloque uma tira de pepino, alface e enrole com ajuda da esteira. Se necessário umedeça a borda da alga com os dedos para ajudar a colar. Corte ao meio, em seguida ao meio novamente e mais uma vez, obtendo 8 rolinhos. Coloque em um prato e sirva.
Temaki
Se tem uma iguaria japonesa que caiu no gosto dos brasileiros, definitivamente é o temaki! No Brasil, ele ganhou vários sabores e até ”temakerias”, uma espécie de fast-food de temaki. Famoso por seu formato de cone, esse prato possui uma combinação irresistível de folhas de alga, peixe e cream cheese. No Japão, ele ganhou até um dia especial, o dia 8! Isso porque a escrita do número 8 japonês lembra um triângulo, que é parecido com o formato do temaki. Agora, que tal experimentar uma receita de temaki de tapioca? Uma opção que tem um jeitinho brasileiro, mas com certeza você vai amar!
Ingredientes
- 100g de frango em cubos
- Sal a gosto
- 3 colheres (sopa) de requeijão
- 100g de tapioca
- 1/2 xícara (chá) de ricota amassada
- 1 tomate em cubos
- Cebolinha a gosto
Modo de preparo
Em uma frigideira, frite o frango temperado com sal até dourar e misture com o requeijão. Misture a ricota com o tomate e reserve. Em uma frigideira, espalhe a massa para tapioca e deixe em fogo médio por um minuto. Vire o disco de tapioca e deixe por mais um minuto em fogo baixo. Apague o fogo, tire o disco da frigideira, acrescente as misturas do recheio e enrole em formato de cone. Polvilhe a cebolinha e sirva.
Guioza
A guioza é uma espécie de pastelzinho frito e recheado de carnes suínas ou vegetais. Servido com molhos especiais como o shoyu, o prato ganhou variações de sabores e preparos. Sobre sua origem: há controvérsias! Uns dizem que o guioza surgiu na China, mas o mais importante é que essa iguaria faz parte da culinária japonesa e, por sinal, tem um sabor inconfundível! Por isso, não perca tempo e confira a nossa deliciosa receita de guioza!
Tempo: 1h (+30min de geladeira)
Rendimento: 4 porções
Dificuldade: fácil
Ingredientes
- 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 colher (chá) de sal
- 1 xícara (chá) de água morna (aproximadamente)
- Farinha de trigo para enfarinhar
- 4 colheres (sopa) de óleo
Recheio
- 2 colheres (sopa) de óleo de gergelim
- 1/2 cebola picada
- 500g de lombo suíno cozido e desfiado
- 1 cenoura ralada
- 2 xícaras (chá) de repolho picado
- 1 colher (sopa) de gengibre ralado
- Sal e cheiro-verde picado a gosto
Modo de preparo
Para o recheio, aqueça uma panela com o óleo de gergelim, em fogo médio, e frite a cebola até murchar. Adicione o lombo, a cenoura, o repolho e refogue por 3 minutos. Acrescente o gengibre, tempere com sal e cheiro-verde e refogue por mais 2 minutos. Desligue e reserve.
Para a massa, em uma tigela, misture a farinha e o sal. Junte a água, aos poucos, misturando com as mãos até soltar da lateral da vasilha e formar uma massa homogênea. Cubra com plástico-filme e deixe descansar por 30 minutos na geladeira. Abra a massa em uma superfície lisa e enfarinhada até ficar fina. Corte em círculos de 10cm de diâmetro e divida o recheio entre eles. Dobre ao meio, formando meias-luas e aperte levemente para ficar franzido.
Aqueça uma panela antiaderente com o óleo, em fogo alto e frite os guiozas até dourar de um dos lados. Coloque água até cobrir 1/3 dos guiozas e cozinhe até a água secar. Retire, transfira para uma travessa e sirva.
Sashimi
O sashimi é um prato feito com cortes de peixes crus, geralmente salmão ou atum. Ele chama atenção por ser servido com rabanetes, cenouras e outros tipos de vegetais, o que torna o sashimi um dos pratos mais saudáveis da culinária japonesa. Então, se você valoriza a tradição de comer peixe cru e quer apostar em uma refeição nutritiva, confira a receita de sashimi!
Tempo: 10min
Rendimento: 2
Dificuldade: fácil
Ingredientes
- 200g de lombo de salmão
- 200g de lombo de atum
- 1/2 xícara (chá) de molho de soja (shoyu)
- 4 colheres (sopa) de saquê
- 1 colher (sopa) de gengibre ralado
- 1/2 dente de alho picado
- 1/2 dente de alho ralado
- Salsa crespa para decorar
Modo de preparo
Coloque o salmão e o atum no congelador por 1 hora. Para cortar o salmão, incline um pouco uma faca afiada para cortar em diagonal e corte os filés finamente. Repita a operação com o atum. Em um refratário, arrume os filés um sobre o outro, intercalando o tipo de peixe. Em uma tigela, misture o shoyu com o saquê, o gengibre e o alho e sirva com os peixes, decorados com salsa crespa.
E aí, o que achou das nossas dicas e receitas da culinária japonesa? Nos acompanhe para mais!