Chegou a hora de perder o medo de experimentar a culinária asiática
Preparar comida japonesa em casa parece um bicho de sete cabeças, não é? Mas, na verdade, existem diversas receitas que vão pouquíssimos ingredientes, são bem fáceis de serem feitas e podem levar até 30 minutos. Ah! E o melhor de tudo: algumas delas fogem do temido peixe cru.
Está duvidando? Então, conheça um pouco mais sobre a riqueza da culinária asiática e confira a seguir como preparar alguns pratos típicos japoneses.
Apesar da origem asiática, essa receita tem tudo o que nós brasileiros gostamos: legumes e fritura! Brincadeiras à parte, que tal chamar os amigos para experimentar essa deliciosa comida japonesa?
Tempo: 30min
Rendimento: 4 unidades
Dificuldade: fácil
Para o molho, em uma tigela, misture o molho de soja, o suco de limão, o gengibre, o alho, o saquê e reserve. No liquidificador, bata a farinha, o ovo e a água gelada. Passe os legumes nessa massa e deixe escorrer o excesso. Frite, aos poucos, em óleo quente, em imersão, até dourar. Escorra em papel absorvente e sirva com o molho reservado.
Essa comida japonesa é para os amantes do sabor agridoce. Fácil, rápida de fazer e longe dos peixes crus. Perfeita, não?
Tempo: 25min
Rendimento: 3 porções
Dificuldade: fácil
Corte os pepinos em rodelas bem finas. Misture com o sal e deixe descansar por 10 minutos. O pepino irá soltar bastante água. Aperte-os para retirar a água e escorra. Misture o vinagre de arroz e o açúcar. Adicione os pepinos. Salpique o gergelim na quantidade que preferir.
Tá preparado para tentar algo mais incrementado? Arregace as mangas e prepare essa receita tradicional japonesa de sushi de salmão!
Tempo: 1h (+1h10 de descanso)
Rendimento: 5 unidades
Dificuldade: fácil
Lave o arroz em água corrente o tempo necessário para que a água saia limpa. Coloque em uma panela e cubra com a água. Deixe descansar por 1 hora. Leve ao fogo alto e assim que levantar fervura, cozinhe por 1 minuto e mude para fogo baixo. Cozinhe o arroz por 15 minutos ou até a água secar quase por completo. Desligue e deixe descansar tampado por 10 minutos.
Dissolva o açúcar e o sal no vinagre. Coloque o arroz em um recipiente de vidro ou madeira. Regue com o tempero e com uma espátula faça movimentos circulares de preferência abanando o arroz com um leque ou tampa de panela para que resfrie. Cubra com um pano úmido e deixe esfriar totalmente.
Estenda a alga nori sobre uma esteira própria. Espalhe o arroz com os dedos umedecidos fazendo uma camada fina de aproximadamente 0,5cm deixando 1 dedo das bordas do comprimento livres. Misture o salmão, a maionese e tempere com sal.
Espalhe sobre o arroz formando um tira. Coloque uma tira de pepino, alface e enrole com ajuda da esteira. Se necessário umedeça a borda da alga com os dedos para ajudar a colar. Corte ao meio, em seguida ao meio novamente e mais uma vez, obtendo 8 rolinhos. Coloque em um prato e sirva.
Que tal dar uma chance pro peixe cru? Aposto que você vai se surpreender! A dica é escolher peixes de qualidade, seguir certinho o passo a passo da receita e usar o shoyu como seu grande aliado.
Tempo: 10min
Rendimento: 2 porções
Dificuldade: fácil
Coloque o salmão e o atum no congelador por 1 hora. Para cortar o salmão, incline um pouco uma faca afiada para cortar em diagonal e corte os filés finamente. Repita a operação com o atum. Em um refratário, arrume os filés um sobre o outro, intercalando o tipo de peixe. Em uma tigela, misture o shoyu com o saquê, o gengibre e o alho e sirva com os peixes, decorados com salsa crespa.
Tá bom, tá bom! Entendemos que o peixe cru não é sua praia. Mas essa comida japonesa que separamos para você, é impossível não gostar. Veja como prepará-la a seguir!
Tempo: 1h30
Rendimento: 20 unidades
Dificuldade: fácil
Em uma tigela, misture a farinha, o óleo, o sal e a água até ficar homogêneo. Em uma frigideira antiaderente, em fogo médio, coloque pequenas porções da massa e frite até dourar dos dois lados. Repita o procedimento até terminar a massa e reserve.
Em uma tigela, misture os ingredientes do recheio, distribua sobre as massas e enrole como rocamboles, dobrando as pontas. Feche usando um pouco de massa crua e frite em óleo quente, em imersão, até dourar. Escorra sobre papel-toalha e reserve. Em uma panela, misture os ingredientes do molho e cozinhe, em fogo médio, até engrossar. Sirva com os rolinhos.
O shiitake é um pequeno cogumelo nativo do leste da Ásia. Ele é um ingrediente que combina facilmente com diversas receitas, até aquelas que não são da culinária japonesa. Veja como combiná-lo com arroz e porco!
Tempo: 45min
Rendimento: 4 porções
Dificuldade: fácil
Aqueça o óleo em uma panela e frite a cebola por 2 minutos. Acrescente a carne e deixe até começar a dourar. Adicione o arroz, frite um pouco, coloque o cogumelo, depois a água e o sal. Tampe a panela, diminua o fogo e deixe cozinhar até a água secar.
Yakisoba passa do nível “comida japonesa” para “uma das oitavas maravilhas do mundo”, de tão deliciosa que é essa receita. Ficou interessado? Veja o passo a passo a seguir.
Tempo: 50 min
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: Fácil
Tempere o frango com o tempero em pó. Em uma panela grande, aqueça o óleo e doure o frango, em fogo médio. Adicione o gengibre, a cebola e refogue por 3 minutos. Acrescente os pimentões, a cenoura e refogue por mais 3 minutos.
Junte o brócolis, o champignon, regue com o óleo de gergelim e refogue por 2 minutos, mexendo. Junte o molho de soja, a água e o amido misturados, mexendo até engrossar levemente. Adicione o macarrão e misture até incorporar o molho. Sirva.
LEIA TAMBÉM