Como escolher peixes para cozinhar? Pela variedade e as inúmeras formas de preparo, é comum se sentir meio perdido na hora de incluir os pescados no cardápio.

Peixes são carnes brancas e proteína de alto valor biológico. Além disso, são uma excelente fonte de Ômega 3, que reduz os níveis de incidência de doenças cardiovasculares. E, para aproveitar essa lista de benefícios é indicado o consumo de peixes, em média, duas vezes por semana. Confira as dicas que o Guia da Cozinha elaborou com a ajuda da nutricionista e chef de cozinha Laura Franco e do chef Fernandinho:

Um peixe de qualidade

Ter um peixe de qualidade é o primeiro passo para garantir uma receita saudável, saborosa e bonita! Assim, antes mesmo de sair de casa para fazer as compras sua missão já começa: escolher um bom lugar para comprar. Produtos de qualidade provém de vendedores confiáveis.

Por isso, conheça bem o comércio local ao comprar produtos frescos e pesquise sobre as empresas, caso compre produtos embalados.

Peixe: benefícios ao incluir na alimentação do dia a dia

Peixes são muito versáteis na cozinha | Foto: Shutterstock

Como saber se o peixe está fresco?

O mais importante é o frescor do peixe. A atenção aos detalhes é a dica de ouro, se você quer descobrir a qualidade do pescado. Ao escolher peixes inteiros, lembre-se de:

  • conferir se os olhos estão brilhantes e salientes;
  • observar se as escamas estão bem aderidas à pele, sem “descolar”;
  • se as brânquias têm tons avermelhados e rosados;
  • sentir se o odor é característico e não está desagradável.

Se o peixe está bonito e segue todos esses critérios, pode levar para casa e preparar para cozinhar.

Quais são os melhores peixes para cozinhar ensopados?

Como escolher peixes para cozinhar

Peixe cozido com leite de coco | Foto: Guia da Cozinha

Nas receitas de ensopado é recomendada a utilização de peixes em postas, mais gordurosos e firmes, para que não desfiem e para que deixem o ensopado mais “encorpado”. Boas opções são robalo, dourado e garoupa.

O chef Fernandinho ainda recomenda o uso do dourado em arroz com frutos-do-mar, bobó e moqueca.

Como escolher peixes para fritar ou grelhar?

Filé de merluza | Foto: Guia da Cozinha

Algumas opções recomendadas pela chef e nutricionista Laura Franco são tilápia, pescada branca e merluza. São indicados porque possuem a carne firme para manter a integridade durante o preparo, ou seja, são melhores aproveitados em filés ou tiras empanados e fritos.

Quais os melhores peixes para assar?

Salmão assado com brócolis | Foto: Guia da Cozinha

Invista em bacalhau, salmão e tainha para assar. Nesse caso, não há segredo: para fazer peixe assado, basta não mexer muito nele para ficar mais íntegro. 

De acordo com o chef Fernandinho, além dessas alternativas, o namorado é um ótimo peixe para receitas em geral, pois pode ser feito assado, em ensopados ou até mesmo com um molho simples.