Carnes brancas como peixes e aves são uma opção saudável para o dia a dia. Porém, alguns truques na hora de comprá-las e prepará-las podem tornar a refeição ainda mais saborosa. Selecionamos 8 dicas que vão fazer a diferença à mesa.
Dicas para carnes brancas que você precisa saber
1 – Cuidado com a cor e o odor da carne
Ao comprar carnes brancas, observe a cor e o odor. No caso das aves, elas precisam estar livres de manchas e com cheiro de carne fresca. Na versão congelada, verifique se a embalagem está intacta e sem cristais de gelo. Não se esqueça de checar a data de validade.
2 – Saiba escolher o peixe
Para saber se o peixe está firme e fresco, pressione levemente o corpo. As guelras precisam estar vermelhas; os olhos, claros e salientes, e as escamas, brilhantes.
3 – Verifique a data de validade
Quando comprar peixes congelados, sempre verifique a data de validade na embalagem e cheque se ela não apresenta cristais de gelo.
4 – Frite as asas do frango
Na hora de preparar o frango, use as coxas e as sobrecoxas, que têm mais gordura, para assados. Deixe as asas para fritar, pois são menores e não ficam cruas por dentro.
5 – O peito de frango é ótimo para grelhar
Já o peito de frango, que é mais magro, fica ótimo grelhado. Experimente também prepará-lo recheado, desfiado e em recheios de tortas e salgadinhos. Evite cozinhar ou fritar muito o peito, para não ficar ressecado.
6 – Use miúdos para farofas
Quando assar o frango inteiro, use os miúdos para fazer farofa, cuscuz ou para dar mais sabor a ensopados.
7 – Regue o seu peixe antes de assar
Se a carne branca que você escolheu for um peixe, evite que ele fique seco regando-o com azeite, suco de laranja ou de maracujá antes de levar ao forno. Deixe a pele virada para baixo e embrulhe em papel-alumínio.
8 – As sobras podem ser utilizadas em outras receitas
Aproveite as sobras de peixe assado e incremente saladas ou patês. Basta retirar todos os espinhos e desfiar bem a carne. Sobras de frango assado também podem ser usadas da mesma forma.