Toda comida tem história! A palavra “fubá” é de origem africana, usada para designar “farinha”. Essa farinha de milho foi introduzida no Brasil pelos portugueses e começou a ser uma farinha substituta para a farinha de mandioca. O bolo de fubá existe desde o início do século XX e já é tradição em muitas casas.
Todo mundo, ou quase todo mundo, tem uma receita de bolo de fubá: clássica em cafés da tarde, é ótima anfitriã. Alguns bolos são mais aerados, outros mais cremosos, alguns levam goiabada ou queijo. A receita abaixo é um híbrido de fubá, cremosidade e goiabada.
Aposte em uma receita fácil, com sabor de infância, que fica pronta em menos de 1 hora e deixa todos com água na boca! Aproveite que esse bolo de fubá cremoso com goiabada tem todas essas qualidades e faça hoje mesmo!
Tempo: 50min
Rendimento: 10 porções
Dificuldade: fácil
Ingredientes do bolo de fubá cremoso com goiabada
- 4 ovos
- 3 e 1/2 xícaras (chá) de leite
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo
- 4 colheres (sopa) de manteiga
- 1 e 1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
- 2 e 1/2 xícara (chá) de fubá
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- Margarina e farinha de trigo para untar
Cobertura
- 1 xícara (chá) de goiabada em cubos
- 4 colheres (sopa) de água
Modo de preparo
No liquidificador, bata os ovos, o leite, o açúcar, a farinha, a manteiga e o parmesão até ficar homogêneo. Despeje em uma tigela e misture o fubá e o fermento com uma colher. Transfira para uma fôrma retangular média, untada e enfarinhada, e leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até firmar e dourar. Retire e deixe amornar. Para a cobertura, leve a goiabada e a água ao fogo baixo até dissolver e formar uma calda. Desligue, deixe amornar e espalhe sobre o bolo. Corte em pedaços e sirva em seguida.
COLABORAÇÃO: Ângela Cardoso e Fernando Santos
LEIA TAMBÉM: