Na maioria das receitas e instruções de embalagem, a indicação é pragmática: cozinhe o macarrão! Mas, afinal, como se faz isso do jeito certo? Como deixar o macarrão soltinho? Qual deve ser o nível do fogo?
Ao molho branco, rosé, a bolonhesa ou alho e óleo: você é o dono da receita! Focando na massa, um bom macarrão soltinho é resultado de um conjunto de técnicas e truques. Então, o Guia da Cozinha repassará o passo a passo para que não fique nem sombra de dúvidas.
Truques para deixar o macarrão soltinho
Qual é a quantidade certa de macarrão?
Ninguém quer encarar uma panela vazia, mas também não vale o desperdício de uma panela cheia! A quantidade de macarrão na medida é ideal para garantir o número de porções pretendida, seja para servir a toda a família ou até para repetir o cardápio para o almoço de amanhã.
A regra é simples: em média, uma xícara (de chá) de macarrão cru serve 2 porções. Já no caso do espaguete, há o truque do dedo! Primeiramente, faça um círculo com o polegar e o indicador. Assim, coloque a ponta do polegar sobre o “risquinho” mais próximo da base do dedo indicador: essa é a porção de macarrão para uma pessoa. Então, “abrace” a massa com os dedos e veja qual será a porção necessária para a receita que você pretende servir.
Água, sal, macarrão e só!
Escolhida a massa, está na hora de cozinhar. Em uma panela funda, coloque 1L de água a cada 100g de macarrão. Então, ligue em fogo médio.
Na prática e sem balança, para cada xícara (de chá) de macarrão cru exige proporcionalmente 4 xícaras de água. Aliás, todo macarrão deve estar acomodado dentro da água. No caso do espaguete, por exemplo, é necessário mexer a massa assim que começar a amolecer.
As avós e mães soam como autoridades na cozinha, mas o truque de colocar óleo na água do macarrão já está ultrapassado. O certo é o básico: água, sal e macarrão apenas. O hábito de incluir óleo ou azeite na água impedem que o molho se incorpore na massa.
Assim que a água começar a ferver, então, basta colocar o sal. Para isso, a proporção é: a cada 1L de água coloque uma colher (de sopa) de sal. Em seguida, coloque a massa, mexa de vez em quando e desligue o fogo quando estiver al dente.
Como sei se o macarrão está pronto?
Assim como a carne, as massas também têm um “ponto”. A regra é não estar cru por dentro, simples assim. A embalagem de cada macarrão sempre especifica o tempo de cozimento necessário, porque isso varia do tipo de macarrão e também dos ingredientes que o compõem.
Para fazer o teste para conferir o ponto de cozimento, pressione uma unidade de macarrão contra a panela com o auxílio de um garfo. Assim, a massa deve se partir facilmente e esta é a garantia de que o fogão pode ser desligado.
Macarrão soltinho e pronto para servir
Com cuidado, retire a panela do fogão e escorra toda a água. Apesar da crença popular, não é necessário passar água fria na massa. Por fim, incorpore o molho e aproveite o prato!