Aprenda a fazer a carne recheada perfeita com estas dicas!
A carne recheada é uma excelente opção para diferenciar o menu das festas de final de ano. Saiba que com esse prato, o sucesso está garantido! Além da explosão de sabores que contém, agrada qualquer paladar e é muito versátil. Você pode fazer a carne recheada na versão bovina, suína e até mesmo com aves. O segredo é caprichar nos temperos e no recheio. Veja dicas para não errar no preparo:
Não existe uma carne específica para a receita, a maioria pode ser utilizada. Mas, existem opções que são mais fáceis para o manuseio. A carne bovina é a mais usada para receitas recheadas, um exemplo disso é o clássico rocambole, comumente feito com carne moída. O preparo não exige complicações.
Já um corte bastante usado para esse tipo de preparo é o lombo, seja ele bovino ou suíno. Por se tratar de uma carne magra, que possui camadas de gordura e pele, garante uma suculência incrível ao prato. Aliás, o lombo já faz parte do cardápio tradicional natalino!
Agora, se a sua vontade é fazer algo mais elaborado, que tal apostar no frango recheado? As aves costumam ser mais difíceis e é preciso paciência e um pouco de técnica para rechear, porém, o resultado sempre vale a pena.
Não é necessário e nem obrigatório assar a carne recheada no forno, mas se esse for o caso atente-se ao tamanho da peça. Já demos esta dica por aqui, porém vale repetir: se o tamanho da carne for grande, é importante selar o alimento na frigideira antes de levá-lo ao forno para não correr o risco de não assar por completo. Lembre-se também de manter uma parte considerável da gordura na carne para que não fique seca.
Um dos pontos positivos desse prato é a variedade de opções de recheios que podem ser criados. Fique à vontade para selecionar os ingredientes de sua preferência. Antes, considere apenas um truque: para carnes magras, use recheios com ingredientes mais gordurosos como bacon e queijos. Já para as mais gordas, dê preferência aos legumes e verduras. Outra dica valiosa para os iniciantes na cozinha é escolher recheios simples: a famosa combinação muçarela e presunto pode ser ideal para uma primeira tentativa.
Agora que já sabe como fazer essa delícia, confira 5 receitas de carne recheada para surpreender a família!
Tempo: 40min
Rendimento: 6
Dificuldade: fácil
No liquidificador, bata o óleo com metade da salsa, a cebola, o alho e o sal. Abra a peça de carne como um rocambole. Esfregue o tempero na carne e coloque no meio o bacon, a linguiça, a vagem, o brócolis, o pimentão e a cenoura. Feche e amarre com barbante. Em uma panela de pressão grande, aqueça o óleo e frite a carne de todos os lados. Coloque a água e cozinhe na pressão por 20 minutos. Retire a carne, fatie e arrume em uma travessa. Na mesma panela, deixe 1 xícara (chá) do líquido do cozimento e adicione a manteiga , a mostarda, o restante da salsa, a cebolinha e aos poucos acrescente a farinha até formar uma farofa. Desligue o fogo e misture o ovo. Distribua a farofa em volta da carne e sirva em seguida.
Rendimento: 8 porções
Tempo: 2h20 (+1h de descanso)
Dificuldade: fácil
Para o cuscuz, aqueça uma panela com o óleo, em fogo médio, e frite o bacon, a cebola e o pimentão até dourar. Adicione o palmito, o milho, a ervilha, a azeitona, a cenoura, o tomate e refogue por 3 minutos. Acrescente o molho de tomate, o caldo de legumes dissolvido na água e cozinhe por mais 3 minutos. Adicione a farinha de milho, tempere com sal a gosto e misture por 5 minutos, mexendo. Reserve.
Com uma faca afiada, abra a peça de lagarto pela lateral, formando uma manta. Coloque em uma vasilha e adicione o alho, a cerveja, a água, o óleo, sal, pimenta e deixe descansar por 1 hora. Retire da marinada e reserve o líquido.
Coloque a carne em uma tábua e espalhe o cuscuz sobre a carne. Enrole como rocambole e amarre com barbante culinário para que fique firme. Coloque em uma fôrma e regue com o líquido do tempero reservado. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (180º C), preaquecido, por 1 hora.
Retire o papel e asse por mais 40 minutos ou até dourar. Retire o barbante e transfira a carne para uma travessa forrada com folhas de alface, regue com o caldo que se formou na fôrma e sirva.
Tempo: 1h30
Rendimento: 4
Dificuldade: fácil
Com uma faca afiada, abra a carne pela lateral, formando uma manta. Tempere com sal e pimenta. Espalhe as fatias de bacon, o queijo, a cenoura, o brócolis e o salsão. Enrole e prenda com palitos ou amarre com barbante. Coloque em uma assadeira e regue com 2 colheres (sopa) do azeite. Cozinhe a batata e a cebola em água fervente com sal por 5 minutos e escorra. Tempere com o restante do azeite, sal, pimenta e o alecrim. Espalhe em volta da carne e leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos coberto com papel alumínio. Retire o papel e asse por mais 15 minutos ou até dourar. Transfira para uma travessa e sirva em seguida.
Tempo: 1h30
Rendimento: 6
Dificuldade: fácil
Em uma panela de fundo grosso em fogo alto frite o bacon até soltar toda a gordura e dourar. Retire o bacon e reserve. Na gordura quente, frite a linguiça até dourar. Retire e frite os pimentões. Volte todas as carnes para a panela e adicione a ervilha. Refogue por 3 minutos e coloque a azeitona, o milho e metade da salsa. Coloque a água, sal e pimenta a gosto e espere ferver. Desligue o fogo e misture a farinha e o restante da salsa. Abra a peça de maminha ao meio como uma manta sem separar, e recheie com a farofa. Enrole e amarre com um barbante. Esfregue a manteiga sobre a carne e coloque em uma fôrma. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio, preaquecido, por 50 minutos. Retire o papel e asse por mais 10 minutos ou até que esteja dourada. Sirva acompanhado da salada de folhas.
Tempo: 1h20 (+1h de descanso)
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil
Com o auxílio de uma faca afiada, faça um corte lateral na peça de carne, formando uma abertura e tomando cuidado para não perfurar o outro lado. Coloque dentro da carne, recheando, a cenoura, a mandioquinha, o pimentão e a ervilha. Feche com palitos, transfira para uma vasilha e tempere com suco de laranja, o alho picado, a cebola, sal e pimenta. Cubra com 3 e 1/2 de xícaras (chá) da água e deixe descansar por 1 hora, virando a peça na metade do tempo.
Coloque tudo em uma panela de pressão, adicione o caldo de carne, tampe, leve ao fogo baixo e cozinhe por 40 minutos depois de iniciada a pressão. Desligue, espere a pressão sair naturalmente e abra a panela. Se a carne ainda não estiver macia, volte ao fogo médio, com a panela aberta, e cozinhe até amaciar.
Retire a carne da panela e disponha em uma travessa. Volte a panela ao fogo médio com o caldo do cozimento, adicione a maisena dissolvida na água restante e cozinhe até engrossar. Desligue e regue a carne com o molho. Se desejar, sirva acompanhada de farofa.