A panela de pressão é um utensílio indispensável na cozinha, pois ajuda a acelerar o tempo de cozimento de diversos alimentos, facilitando o dia a dia e agilizando as refeições. Confira a seguir alguns truques para usar esta panela de forma eficiente com rapidez e segurança e confira os benefícios no uso da panela de pressão elétrica!

Shutterstock Images
Shutterstock Images

SAIBA MAIS!

Receita de Macarrão na panela de pressão
Receita de Lagarto de panela com cerveja
Receitas criativas de panela de pressão

1- A panela de pressão serve para acelerar o cozimento dos alimentos mais duros, como feijão e grão-de-bico, legumes ou alguns tipos de carnes, por exemplo. No caso dos grãos, é indicado deixar de molho em água por algumas horas antes de cozinhar para diminuir ainda mais o tempo de cozimento.

2- Existem diferentes modelos de panela de pressão disponíveis no mercado. Para maior segurança, leia atentamente o manual de instruções antes de utilizar a sua.

3- A quantidade ideal de água para o cozimento é de, no mínimo, 250ml, cerca de 1 xícara (chá), mas varia de acordo com o tipo de alimento. Respeite sempre o que pede na receita e nunca cozinhe com a panela sem líquido, pois há risco de explosão. Coloque os ingredientes na panela, cubra com a quantidade de água indicada na receita, mas certifique-se de que sobrou um espaço vazio entre a água e a tampa. A panela não pode estar cheia, pois há risco do alimento entupir a válvula de saída do vapor. Alguns modelos possuem uma marca no interior indicando até que ponto você pode preenchê-la.

Istock Images
Istock Images

4- Confira o posicionamento da válvula e da borracha de vedação. Verifique se a panela está bem fechada antes de levá-la ao fogo, senão não vai pegar pressão. E lembre-se: troque a borracha da tampa a cada três meses. Com o uso rotineiro, ela perde a elasticidade e a vedação fica comprometida.

5- Respeite o tempo de cozimento de cada receita, pois esse processo em panela de pressão é muito mais rápido do que em panelas convencionais. Deixar a panela no fogo por alguns minutos a mais, além de ser perigoso – pode causar explosões –, também atrapalha no resultado da receita, pois pode queimar o alimento.

6- O tempo de cozimento deve ser contado a partir do início da pressão, quando a válvula da panela começar a fazer um chiado característico e liberar vapor. A partir desse momento, abaixe o fogo e conte o tempo de cozimento que pede na receita. Preste atenção ao chiado: se ele parar de repente, desligue, espere esfriar, abra a panela e verifique se há algo errado.

Istock Images
Istock Images

7- A panela só deve ser aberta depois de fria, quando não houver mais pressão interna. Não é seguro colocá-la sob água fria para acelerar esse processo. O ideal é esperar que a pressão saia naturalmente e, só então, abrir a panela.

8- É importante fazer uma boa limpeza da panela. A tampa e a borracha devem ser lavadas separadamente. O pino também precisa ser retirado e limpo.

Ainda mais prática e segura!

Confira algumas vantagens de utilizar uma panela de pressão elétrica:

Shutterstock Images
Shutterstock Images

1- São bonitas e mais fáceis de usar e limpar.
2- Possuem programas pré-definidos para vários tipos de alimentos.
3- Possuem timer para preparo futuro e desligamento automático.
4- São silenciosas, não fazem chiado nem enchem a cozinha de vapor.
5- Seu sistema de aquecimento automático mantém o alimento quente até o momento de servir.
6- Como praticamente não perde vapor durante o cozimento, só necessita da quantidade de líquidos que o alimento absorverá, cerca de 1/3 a menos que a panela de pressão convencional.
7- Cozinha cada alimento na pressão e temperatura ideal.
8- É muito mais segura que a panela convencional.

Texto: Nathalia Boni