Mantenha queijos sempre frescos com essas dicas de armazenamento

Armazenar queijos vai muito além de só colocar na geladeira. Confira as dicas do Guia e deixe seu queijo ainda mais gostoso!

Os queijos são um produto apreciado por muitas pessoas ao redor do mundo, não é mesmo? Sua versatilidade permite uso tanto em receitas quanto o consumo na companhia de um bom vinho. E se você é fã, provavelmente possui alguma variação em casa para se deliciar, seja no consumo diário ou para alguma refeição.

Por sua vez, a chegada do calor acende um alerta: é preciso cuidado redobrado na hora de conservar certos alimentos, principalmente os queijos. Afinal, o armazenamento vai muito além do ato de guardar na geladeira. Pensando nisso, o Guia da Cozinha separou algumas dicas especiais para você. Confira:

Aprenda a armazenar queijos com essas dicas

Independente de qual seja o tipo do queijo, vale destacar que armazenar na geladeira é sempre uma das melhores opções: assim eles duram por mais tempo. Ainda assim, vale lembrar que cada as variações de queijos existentes exigem cuidados específicos. Listamos quais são elas abaixo!

Armazenando queijos brancos:

Queijos como ricota, minas, frescal, cottage e muçarela de búfala, contém bastante umidade e só devem ser retirados da geladeira de preferência para consumo imediato. Em seguida, eles devem retornar para refrigeração o mais rápido possível. Por conta de sua umidade, desprendem soro com facilidade o que pode afetar a textura e o sabor do queijo.

Armazenando queijos amarelos:

Para queijos como o gruyére, prato, muçarela, estepe, gouda, a recomendação é manter na embalagem original até o momento do primeiro consumo. Após aberto, envolva a peça ou as fatias em papel filme.

Armazenando queijos de mofo branco:

O brie e o camembert também devem ser mantidos no refrigerador com a temperatura recomendada pelo fabricante. Após o primeiro consumo, o ideal é que eles sejam envolvidos no papel original, porque ele protege e mantém intacta a crosta branca da superfície.

Armazenando queijos de mofo azul:

Roquefort e gorgonzola também devem ser conservados na geladeira antes de consumir. Após abertos, devem ficar envoltos em papel alumínio ou filme e permanecer no refrigerador. Assim também é possível manter a cremosidade do queijo.

Armazenando queijos duros e maturados:

Provolone e parmesão, devem ser mantidos em locais arejados e frescos. Mas em dias de calor podem ser mantidos na geladeira. Para guardar, esses queijos podem ser envoltos em papel filme.

Outras dicas para armazenar queijos

As dicas a seguir são válidas para todos os queijos citados acima. Isso porque, dependendo do recipiente ou até mesmo da temperatura da geladeira, o sabor e a textura acabam sendo alterados. Portanto, se você não quer correr o risco de perder o seu queijo, acompanhe mais dicas a seguir:

Mantenha o queijo em um recipiente fechado

Depois que a embalagem for aberta, é importante colocar o queijo em um pote fechado ou envolvê-lo em um plástico filme para que ele permaneça apto para o consumo por mais tempo. Se guardarmos com a embalagem original aberta na geladeira, o queijo pode ficar ressecado e ainda perder um pouco do sabor inicial.

Queijos diferentes, recipientes diferentes

Essa dica é importante para quem gosta de ter vários em casa. Não guarde os queijos no mesmo recipiente, pois isso provoca uma mistura entre os sabores e prejudica a conservação dos produtos, já que cada queijo possui uma técnica diferente para se conservar

Temperatura da geladeira

A temperatura da geladeira é uma das mais importantes dicas para armazenar queijos. O tipo minas, por exemplo, nunca deve ser colocado na parte mais fria do refrigerador, já que isso pode congelar o queijo.

A técnica é diferente para variações como o prato e muçarela. Ambos podem soltar um líquido dentro do recipiente onde estão localizados. Isso não significa que eles não podem ser consumidos, mas é um sinal de que a temperatura da geladeira está elevada.

Não congele

Com exceção da ricota, o congelamento de queijos não é uma boa alternativa de armazenamento, já que altera a textura do alimento, deixando a experiência de comer o queijo muito menos prazerosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *