Às vezes a gente “erra a mão” no preparo ou os próprios ingredientes escolhidos não colaboram. Mas, fique tranquila, isso acontece até com os melhores chefs! Por isso, é importante conhecer técnicas e truques que consertam esses problemas e garantem as melhores receitas. Você sabe como tirar a acidez do molho de tomate?

Seja o molho pronto comprado no mercado ou o delicioso molho caseiro, será sempre preciso dar aquela ajustadinha na acidez! Senão, o molho rouba a cena e garante uma bela dor de estômago para todo mundo. Veja, com o Guia da Cozinha, como contornar essa situação:

7 ingredientes para tirar a acidez do molho de tomate

Aprenda como fazer molho de tomate caseiro

Veja como acabar com a acidez do molho de tomate caseiro – Foto: Shutterstock

Açúcar, mel ou até ketchup, como mandam as receitas de vó

Essa dica é a mais conhecida! Sem erro, acrescentar uma pitadinha de açúcar ou uma colher pequena de mel ajuda a suavizar o molho e deixá-lo mais agradável ao paladar. Ao aplicá-la, é preciso tomar cuidado para não deixar o molho adocicado: tenha em mente que a intenção é só “quebrar” a acidez.

Acrescente um pouco de vinho e eleve a sua receita

Se engana quem pensa que incluir vinho no modo de preparo é coisa apenas para chefs experientes! Esse ingrediente pode fazer parte do molho de tomate, garantindo bastante requinte. Ao preparar seu molho, acrescente um pouco de vinho doce assim que a fervura começar, desta forma o sabor ficará mais acentuado e a acidez será quebrada.

Um pedacinho de cenoura para complementar

Acrescentar um pedaço de cenoura ao seu molho de tomate é uma dica 2 em 1: ajuda a engrossar e a aliviar a acidez. Para colocar esse truque em prática, basta incluir um pedaço de cenoura descascado um pouco antes do momento de fervura do seu molho. Assim, quando a cenoura estiver macia, amasse-a para incorporar no molho e pronto!

Coloque as reações químicas a seu favor com bicarbonato de sódio ou fermento

Lembra das aulas de Química? Para recapitular: o bicarbonato de sódio e o fermento são alcalinos. Em outras palavras, esses ingredientes são opostos aos ácidos. Então, se você incluir uma pitada de fermento ou bicarbonato em uma receita ácida, o resultado será um molho de tomate “neutro” e delicioso.