Protagonistas da nossa vida na cozinha, as panelas são indispensáveis para a preparação de diversos pratos. Hoje em dia, existem diversos modelos disponíveis no mercado, que vão desde as panelas de barro até as de inox. No entanto, existe um modelo que é uma das queridinhas por aí: as panelas antiaderentes! Elas estão em praticamente em todas as cozinhas do país, são perfeitas para quem não quer muito trabalho com a limpeza e, de quebra, ainda dá para economizar na quantidade de óleo.
As panelas antiaderente são revestidas de uma camada de PTFE, sigla para politetrafluoretileno. Esse composto químico formado de átomos de carbono e flúor não reage com outros compostos e permite que materiais deslizem por sua superfície mais facilmente. O PTFE também é hidrofóbico, ou seja, ele consegue repelir água e diversos outros líquidos. Por isso ele é perfeito para revestir panelas e possui diversas outras aplicações na indústria.
Com todo esse revestimento especial, é importante saber como conservar panelas antiaderentes da maneira correta. Afinal, ninguém aí quer gastar uma grana trocando de panelas o tempo todo, não é mesmo? Com as dicas certas, você as mantém por mais tempo e utiliza da melhor maneira possível para todo o tipo de preparo em casa. Dê uma olhada nessas dicas que o Guia da Cozinha separou para você e coloque já em prática!
Panela nova
Se você acabou de comprar suas panelas antiaderente, saiba que é preciso fazer um processo que ajuda a conservá-la ainda mais! Antes de usá-la pela primeira vez, besunte o interior da panela com um pouco de óleo e deixe por 2 minutos no fogo. Depois, basta lavar normalmente e utilizar!
Fogo alto
Você é daquele tipo que, na cozinha, é tudo ou nada e coloca o fogo sempre no alto? Pois bem, parece até uma boa ideia para agilizar o cozimento mas a sua panela sofre nesse processo. A temperatura alta excessiva pode danificar mais facilmente a camada antiaderente da sua panela. Por isso, prefira utilizar a chama em temperatura média e coloque a panela em uma boca proporcional ao tamanho. Assim, a chama fica centralizada e cozimento mais rápido.
Utensílios
Revestimentos antiaderentes são bons em não grudar alimentos, mas são frágeis quando o assunto é impacto. Utensílios de metal e pontiagudos não são os mais indicados para conservar panelas antiaderentes por mais tempo. Prefira utilizar outros materiais como plástico, silicone e madeira, já que a probabilidade de riscarem a camada superficial é menor.
Limpeza
Para deixar sua panela limpa e novinha, evite a todo custo materiais abrasivos, como as esponjas de aço. Utilize sempre o lado macio da esponja e detergente neutro para fazer a limpeza da sua panela. Se algo grudar, coloque um pouco de água quente e detergente e espere a sujeira amolecer.
Para guardar as suas panelas, é bom evitar colocar uma dentro da outra. Isso pode gerar atritos e arranhões no material. Caso não haja espaço no seu armário, tente forrar as panelas com um pano macio ou, até mesmo, papel toalha. Deixá-las lado a lado ou penduradas pode ser uma ótima opção de conservação.
E aí, curtiu as nossas dicas para conservar panelas antiaderentes? Agora é só colocar em prática e claro, preparar várias receitas incríveis com seus utensílios domésticos!
Além da panela, veja dicas de como cuidar bem da sua air fryer: