Se você não pode ir até os petiscos de bar, eles vão até você!
Sair do trabalho, sentar em um bar com os amigos para tomar uma cervejinha e comer um petisco é algo costumeiro para muitas pessoas. Mas saiba que também é possível ter esse momento sem precisar estar fora de casa! Como? É simples: preparando os petiscos de bar no seu cafofo!
Já que não podemos “arredar” o pé nessa quarentena, preparar essas receitas será a opção ideal para você economizar – e ainda se divertir. Então, para te ajudar a montar um cardápio variado no seu Happy Hour de casa, dá uma olhada nessas 15 receitas de petiscos de bar e 5 de drinks para deixar seu final de semana mais gostoso durante o isolamento social.
Preparar um bolinho de bacalhau tradicional é simples, desde que você siga alguns detalhes importantes, como a qualidade dos ingredientes e a maneira correta de fritar. Fazendo tudo certinho, você terá um dos petiscos de bar mais gostosos na sua casa!
Tempo: 1h (+12h de molho)
Rendimento: 40 unidades
Dificuldade: fácil
Dessalgue o bacalhau por 12 horas, trocando a água 3 vezes nesse tempo. Escorra, coloque em uma panela, cubra com água e cozinhe, em fogo baixo, por 15 minutos. Retire o bacalhau, reservando a água do cozimento, escorra, deixe esfriar e desfie. Cozinhe a batata inteira na água do bacalhau por 20 minutos, em fogo médio, ou até amaciar. Passe ainda quente pelo espremedor, retirando a casca. Em uma tigela, misture a batata, o bacalhau, a salsa, o ovo, a gema, a cebola, a pimenta e sal a gosto. Modele os bolinhos com a ajuda de 2 colheres (sopa) e frite, aos poucos, em óleo quente até dourar. Escorra sobre papel-toalha e sirva.
Entre os petiscos de bar mais caros, mas mais queridinhos, está o camarão frito empanado. E por que não deixar tudo mais barato – e super prático – fazendo a receita em casa? Leva só 30 minutinhos e é uma delícia!
Tempo: 30min
Rendimento: 2 porções
Dificuldade: fácil
Para o molho, bata no liquidificador a manga, o vinagre e a água até ficar homogêneo. Reserve. Aqueça o óleo em uma panela, em fogo médio, e refogue a cebola e o gengibre por 3 minutos. Polvilhe o açúcar e frite por 2 minutos ou até dourar. Despeje o creme de manga, sal, pimenta e cozinhe por 15 minutos, mexendo de vez em quando, ou até encorpar. Deixe esfriar. Tempere o camarão com sal e pimenta e polvilhe com a farinha. Passe pelas claras batidas com a água e depois pela farinha de rosca. Frite, aos poucos, em óleo quente até dourar. Escorra sobre papel-toalha e sirva acompanhado do molho.
Um dos petiscos de bar mais famosos com certeza é o torresmo, certo? A boa notícia é que você não precisa ficar saindo de casa para se deliciar com um deles!
Tempo: 1h (+1h de geladeira)
Rendimento: 5 porções
Dificuldade: fácil
Tempere o torresmo com sal, pimenta, o alho e a cachaça. Aqueça o óleo, em fogo médio, em uma panela grande e coloque o torresmo. Tampe e frite, mexendo de vez em quando, até começar a esbranquiçar. Escorra reservando a gordura e coloque em um recipiente. Leve à geladeira por 1 hora. Aqueça o óleo novamente, em fogo alto, e frite o torresmo, mexendo até dourar. Escorra sobre papel-toalha e sirva acompanhado de gomos de limão.
Petiscos de bar também podem ser acompanhamento no prato do dia a dia! Que tal preparar um frango à passarinho de aperitivo e aproveitar o que sobrou para o almoço do dia seguinte?
Tempo: 30min (+30min de descanso)
Rendimento: 2 porções
Dificuldade: fácil
Tempere o frango com o alho amassado, o gengibre, sal e pimenta e deixe descansar por 30 minutos. Em uma frigideira antiaderente, em fogo médio, frite o alho fatiado no óleo, mexendo até dourar. Escorra em papel-toalha e reserve.
Polvilhe o frango com a farinha e misture. Frite, aos poucos, em óleo quente até dourar. Escorra em papel-toalha e transfira para uma travessa. Polvilhe com o alho e a cebolinha. Se desejar, sirva acompanhado de alface e catchup.
Os pasteizinhos de qualquer sabor são ótimas pedidas de petiscos de bar, mas a dica é preparar um curinga como o de carne com queijo para agradar a todos! Também vale fazer só de queijo para quem quiser dispensar a carne.
Tempo: 50min
Rendimento: 35 unidades
Dificuldade: fácil
Para o recheio, aqueça uma panela com o óleo, em fogo médio, e refogue a cebola até murchar. Acrescente a carne moída e frite até secar toda a água. Adicione o caldo de carne, o tomate, a azeitona e refogue por mais 2 minutos. Tempere com sal, pimenta, coloque os ovos picados, o cheiro-verde e misture. Desligue, deixe esfriar e misture a mussarela. Divida o recheio entre os discos de massa e feche apertando as bordas com um garfo, deixando-os em formato de meia-lua. Frite, aos poucos, em óleo quente até dourar. Retire, escorra sobre papel-toalha e sirva.
O quibe é um dos petiscos de bar mais tradicionais, certo? Então, que tal incrementá-lo e preparar esta receita com cream cheese?
Tempo: 1h (+30min de molho)
Rendimento: 30 unidades
Dificuldade: fácil
Lave o trigo em água corrente e deixe de molho em água morna por 30 minutos. Escorra em uma peneira e aperte para sair toda a água. Coloque em uma vasilha e acrescente a carne, a cebola, a salsa, a hortelã, o sal e a pimenta. Amasse com as mãos até dar liga e ficar homogêneo. Com as mãos ligeiramente úmidas, retire uma pequena porção da massa e modele um quibe alongado. Introduza o dedo indicador no centro, formando uma cavidade. Recheie com o cream cheese e feche, modelando as pontas ligeiramente afuniladas. Frite, aos poucos, em óleo quente até dourar. Escorra sobre papel-toalha e sirva, se desejar, decorado com folhas de hortelã.
Se um já é bom, imagina um combo de três petiscos de bar em uma receita só?
Tempo: 1h (+15min de descanso) (+1h de geladeira)
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil
Para o torresmo, tempere a panceta com sal e deixe descansar por 15 minutos. Aqueça o óleo e, assim que estiver quente, coloque a panceta. Quando começar a esbranquiçar, retire, escorra em papel absorvente, deixe esfriar e leve à geladeira por 1 hora.
Para a mandioca, coloque em uma panela de pressão, cubra com água e cozinhe, em fogo médio, por 20 minutos, depois de iniciada a pressão. Desligue e deixe a pressão sair naturalmente. Abra a panela e escorra.
Para a calabresa, coloque a linguiça em uma frigideira antiaderente grande, em fogo médio, e doure na própria gordura. Junte a cebola e refogue até amaciar. Reserve. Aqueça uma panela com óleo e, quando estiver bem quente, frite os torresmos reservados na geladeira até dourarem. Escorra em papel absorvente, polvilhe com sal e reserve.
No mesmo óleo, frite a mandioca, aos poucos, em imersão, até dourar. Escorra em papel absorvente e polvilhe com sal. Em uma travessa, disponha a mandioca, o torresmo e a calabresa polvilhada com salsa. Sirva.
A tilápia é uma grande aposta quando a intenção é comer peixe sem gastar muito! E ela também pode compor a lista de petiscos de bar perfeitamente quando preparada à milanesa e com um molhinho para acompanhar.
Tempo: 45min
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil
Em uma tigela, tempere as tiras de tilápia com sal e pimenta. Misture metade das raspas de limão com a farinha de rosca e reserve. Para o molho, derreta a manteiga em uma panela, em fogo médio, polvilhe com a farinha de trigo e frite por 2 minutos, mexendo. Dissolva o caldo de legumes na água e despeje, aos poucos, sem parar de mexer, até engrossar. Retire do fogo, misture o suco, as raspas restantes e tempere com sal e pimenta. Deixe esfriar e reserve na geladeira. Passe o peixe nos ovos batidos e em seguida na farinha de rosca reservada. Frite, aos poucos, em óleo quente até dourar. Escorra sobre papel-toalha e sirva acompanhada do molho.
Entre os petiscos de bar, o espetinho de peixe com provolone é a receita mais diferentona, mas ainda assim super gostosa! Que tal experiementar?
Tempo: 1h20
Rendimento: 6 unidades
Dificuldade: fácil
Tempere o peixe com o tempero em pó e o suco de limão. Em um palito de churrasco, intercale um cubo de peixe, um de queijo, outro de peixe e outro de queijo. Passe os espetos pela farinha de trigo, pelos ovos batidos e pela farinha de rosca. Frite em óleo quente e escorra em papel absorvente. Para o molho, misture os ingredientes. Arrume os espetos em uma travessa forrada com alface e sirva acompanhado do molho.
Quem nunca foi escolher entre os petiscos de bar na mesa com os amigos e optou pela democrática batata frita? Pois é, saiba que você pode fazê-la em casa tanto nas confraternizações quanto nas refeições diárias, e o melhor: na pressão!
Tempo: 1h
Rendimento: 4 porções
Dificuldade: fácil
Em uma panela de pressão, coloque a batata e cubra com óleo. Tampe a panela, retire o pino e leve ao fogo baixo por 30 minutos. Desligue o fogo, deixe o ar sair naturalmente e remova a tampa. Retire a batata, escorra em papel-toalha e tempere com sal. Se desejar, sirva acompanhada de ketchup e mostarda.
Entre os petiscos de bar, temos certeza que esta batata frita à provençal vai te conquistar! Isso porque a receita tem como ingrediente especial o alho frito – um item que dá muito sabor a qualquer prato.
Tempo: 30min
Rendimento: 4 porções
Dificuldade: fácil
Corte as batatas em palitos grossos. Em uma panela, cozinhe a batata em água fervente com sal por 3 minutos e escorra. Coloque em uma vasilha com água e gelo e deixe por 5 minutos. Escorra e seque com um pano de prato. Em uma frigideira, frite o dente de alho no óleo até dourar, com cuidado para não queimar. Escorra em papel absorvente. No mesmo óleo frite as batatas aos poucos com os dentes de alho inteiros com casca até dourar. Escorra sobre papel absorvente e transfira para uma vasilha, polvilhe com sal, o alho frito e a salsa e sirva.
Que tal preparar petiscos de bar deliciosos para encontrar os amigos na internet? Uma opção perfeita é o croquete de mandioca com costela!
Tempo: 1h30
Rendimento: 20 unidades
Dificuldade: fácil
Para o recheio, em uma panela, aqueça o azeite em fogo médio e refogue a cebola e o alho por 3 minutos. Junte a costela e refogue por 3 minutos. Tempere com sal, pimenta e cheiro-verde. Polvilhe a farinha e refogue por mais 2 minutos. Para a massa, em uma panela, misture a mandioca, a manteiga, a água, sal e a salsa. Leve ao fogo médio, mexendo até que a manteiga derreta. Junte a farinha de uma só vez e mexa até que fique homogênea e desgrude do fundo da panela. Coloque em uma superfície fria e deixe amornar. Sove a massa por 2 minutos. Pegue pequenas porções de massa, coloque o recheio e modele o croquete. Passe pelos ovos batidos, pela farinha de rosca e frite em óleo quente até dourar. Escorra em papel absorvente e sirva.
Outra opção de croquete que os petiscos de bar nos proporcionam é o de linguiça. O resultado, nem precisamos dizer né? É uma delícia!
Tempo: 1h15
Rendimento: 35 unidades
Dificuldade: fácil
Para o molho, junte o pimentão, o tomate, a cebola, o cheiro-verde, o azeite, o vinagre e sal no liquidificador e bata usando a tecla pulsar até obter a consistência desejada. Despeje em uma molheira e reserve na geladeira. Retire a pele da linguiça, coloque em um processador e triture. Aqueça uma panela grande com o óleo, em fogo médio, e frite a linguiça triturada com a cebola até dourar levemente. Adicione o caldo de legumes, o cheiro-verde, a pimenta e refogue por mais 2 minutos. Acrescente a batata, sal, a água e cozinhe até que comece a ferver. Coloque a farinha de trigo de uma só vez e mexa até que engrosse e solte do fundo da panela. Disponha em uma superfície lisa e deixe esfriar. Pegue pequenas porções da massa na mão e modele os croquetes. Empane na farinha de trigo e frite, aos poucos, em óleo quente até dourar. Retire, escorra sobre papel-toalha e sirva acompanhado do molho.
Tem algo mais gostoso e democrático que salgadinho? Ele geralmente é a sensação dos petiscos de bar, mas você também pode preparar em casa! Esta opção é ideal para quem é vegetariano!
Tempo: 1h
Rendimento: 20 unidades
Dificuldade: fácil
Em uma panela, coloque o arroz, 1 colher (sopa) da farinha, as gemas, o queijo, o leite, sal, pimenta e noz-moscada. Misture bem e leve ao fogo baixo, mexendo sempre por 5 minutos ou até ficar consistente. Tire do fogo, misture a salsa e deixe esfriar. Modele os croquetes, passe pela farinha de trigo restante, pela clara e pela farinha de rosca. Frite aos poucos em óleo quente ou até dourar. Escorra sobre papel-absorvente e sirva em seguida.
Outra opção entre os petiscos de bar para vegetarianos é o anel de cebola! Eles fazem muito sucesso nas mesas de boteco e com certeza também farão no seu “happy hour em casa”.
Tempo: 20min
Rendimento: 4 porções
Dificuldade: fácil
Em uma tigela, misture a farinha de trigo, a cerveja, o cheiro-verde, sal e páprica até formar uma mistura homogênea. Passe as rodelas de cebola na massa, escorra o excesso e frite, aos poucos, em óleo quente até dourar. Escorra em papel-toalha e sirva.
Além dos petiscos de bar, não pode faltar também as bebidinhas! Você pode estar até confinado, mas não precisa ficar sem os bons drinks do fim de semana, não é mesmo? Por isso, o Guia da Cozinha separou 5 receitas de drinks para fazer em casa!
Coloque cubos de gelo numa taça. Coloque o gin, a água tônica e finalize com as fatias de limão. Também é possível finalizar o drink com fatias de laranja e uma de pepino.
Dica: Uma variante super simples do Gin Tônica é o Gin Fizz, que é feita praticamente com a mesma receita, porém com meio limão tahiti espremido no drink.
Em um copo baixo coloque todos os ingredientes e complete com gelo. Mexa até ficar bem
Tempo: 15min
Rendimento: 2 porções
Dificuldade: fácil
Em um copo alto, com um socador, macere o limão com o açúcar. Adicione a vodca, a cerveja e gelo. Misture e sirva em copos decorados com rodelas de limão.
Misture o gin e o vermute seco com 5 pedras de gelo em uma coqueteleira. Separe os pedaços de gelo e sirva a bebida em uma taça de Martini. Decore com a azeitona.
Tempo: 2min
Rendimento: 1 porção
Dificuldade: fácil
No liquidificador, bata o Saquê Azuma Kirin Dourado®, o suco de maracujá, o licor de laranja, o açúcar e gelo. Transfira para uma taça de martini, coloque as gotas de Angostura Bitter® e sirva.
LEIA TAMBÉM