Cozinhar pode ser uma boa ideia de lucrar na quarentena, quer ver só?

Por conta do novo coronavírus, milhares de pessoas estão em casa na quarentena. Sabemos que o momento é muito delicado e que essas medidas são fundamentais para que possamos sair dessa situação o quanto antes. Mas, inevitavelmente, algumas pessoas acabaram perdendo o emprego ou, para os que trabalhavam na rua, a renda já não é mais a mesma, afinal, estamos todos em casa.

As contas e boletos não param de chegar e, para quem não possui uma renda fixa, o momento parece ser desesperador. Mas calma, que nós pensamos em como te ajudar em um momento como esse para você poder lucrar na quarentena. Uma das formas de ganhar dinheiro em casa que você pode apostar é em fazer e vender comida! Cada um pode ter a sua especialidade, seja no doce ou no salgado. E, se você aí já fazia isso antes, deve estar pensando “certo, mas e como eu vendo durante a quarentena?”. Por isso, o Guia da Cozinha separou algumas dicas que podem te ajudar a faturar nessa quarentena. Dá só uma olhada!

Usando a internet ao seu favor

Não tem jeito, se você quer lucrar na quarentena, seja da maneira que for, a dica é começar a usar a internet para te ajudar nas vendas. Aposte no seu Whatsapp e outras redes sociais para divulgar os seus produtos. Você pode começar a fazer marmitas por encomenda, por exemplo, já que muitas pessoas não costumam ou gostam cozinhar. Você pode combinar a entrega presencial, com todos os devidos cuidados, de máscara, luva e a distância permitida, ou deixar na porta do cliente, por exemplo. Outra dica é começar a fazer o uso das plataformas de entrega como Rappi ou Ifood.

Se você mora em condomínio, é um bom ponto de partida começar a cozinhar para vender e lucrar na quarentena. Você pode divulgar seus doces ou salgados no grupo do condomínio, nos elevadores, e deixar a comida na porta de casa mesmo, sem qualquer contato físico. Mas, lembre-se, cozinhe respeitando as regras de higiene, se por um acaso alguém da sua casa apresentar sintomas do Covid-19, é melhor não fazer nenhum tipo de venda.

Não aceite muitas encomendas

Como estamos em um período de isolamento social, não podemos ficar saindo mais que o necessário de casa para ir ao supermercado, atacados e feiras. Por isso, tenha um número estipulado de encomendas em um dia ou semana, cozinhando somente o necessário e evitando o desperdício. Dessa forma, você não precisa ficar visitando o mercado várias vezes na semana e gasta apenas o suficiente.

E o pagamento?

Plataformas de delivery já possuem formas de pagamento dentro do aplicativo, mas se você não possuir cadastro em uma delas, como pode receber seu dinheiro sem ter contato físico e ainda lucrar na quarentena? O mundo digital é incrível e você pode receber o pagamento das suas vendas através de um link ou até mesmo leitura de um QR Code! Empresas como PicPay e PagSeguro possuem formas de pagamento online que podem te ajudar no seu negócio. Basta ter o cadastro em uma das plataformas por meio do site ou aplicativo, criar um link de compartilhamento/pagamento e enviar ao seu cliente. Prontinho! Simples e fácil de usar para alavancar suas vendas. Esse tipo de cobrança permite que o seu cliente escolha a melhor forma de pagamento, seja por cartão de crédito, boleto, transferência, etc.

O que eu posso vender?

Para poder lucrar na quarentena, busque entender qual a demanda das pessoas nesse período, se é uma comida mais saudável, ou quem sabe alguns docinhos, salgados diversos. Caso você ainda não tenha muito uma noção clara de demanda, aposte em receitas clássicas para vender pelo menos de início. Vamos deixar aqui embaixo algumas opções para você começar a produzir.

Bolo no pote de floresta negra

lucrar na quarentena
Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 1h20 (+2h de geladeira)
Rendimento: 15 unidades
Dificuldade: fácil

Ingredientes do bolo no pote floresta negra

  • 4 ovos
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de chocolate em pó
  • 1 xícara (chá) de água
  • 1 xícara (chá) de óleo
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • Margarina e farinha de trigo para untar
    Recheio
  • 2 xícaras (chá) de creme de leite fresco gelado
  • 3 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de cerejas picadas (reserve a calda da cereja)
  • Raspas de chocolate ao leite e cerejas em calda escorridas para decorar

Modo de preparo

Para o bolo, bata no liquidificador o ovo, o açúcar, o chocolate em pó, a água e o óleo até ficar homogêneo. Transfira para uma tigela e adicione a farinha de trigo e o fermento, misturando com uma colher. Despeje em uma fôrma de 24cm de diâmetro untada e enfarinhada e leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até dourar. Retire, deixe esfriar e esfarele com as mãos. Na batedeira, bata o creme de leite com o açúcar até formar um chantilly. Reserve 1 xícara (chá) para decorar. Misture as cerejas no chantilly restante e reserve. Em copinhos individuais, faça uma camada com o bolo, regue com a calda da cereja reservada, uma camada de chantilly com cereja e finalize com outra camada de bolo umedecido com calda. Coloque o chantilly reservado em um saco de confeiteiro com bico pitanga e decore a superfície dos copinhos. Decore com raspas de chocolate e cerejas e leve à geladeira por 2 horas. Sirva.

Quibe na marmita

lucrar na quarentena
Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 1h (+40min de descanso)
Rendimento: 3
Dificuldade: fácil

Ingredientes:
500g de trigo para quibe
1 cubo de caldo de carne
3 xícaras (chá) de água quente
1,5kg de patinho moído 2 vezes
1 cebola ralada
1 maço de hortelã picado
1/2 xícara (chá) de azeite
Sal e pimenta síria a gosto
450g de queijo mussarela fatiado
Azeite para untar e regar
Folhas de hortelã para decorar

Modo de preparo:
Em uma tigela, coloque o trigo. Dissolva o caldo de carne na água e despeje sobre o trigo. Misture e deixe descansar por 40 minutos ou até absorver toda a água e esfriar. Transfira para uma tigela maior e misture a carne, a cebola, a hortelã, o azeite, sal e pimenta até formar uma massa homogênea. Divida a massa em 6 partes iguais. Forre o fundo de 3 embalagens de alumínio com capacidade de 700ml untadas, com 3 partes da massa. Distribua a mussarela igualmente entre as 3 embalagens e cubra com as 3 partes de massa restantes. Com uma faca, faça quadriculados sobre os quibes. Regue com azeite, arrume as embalagens em uma fôrma e leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até dourar levemente. Deixe esfriar, decore com folhas de hortelã, feche e venda.

Brigadeirão no pote: receita ideal para a sobremesa

lucrar na quarentena
Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 1h
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes do brigadeirão no pote

  • 1 e ½ lata de leite condensado
  • 1 lata de creme de leite
  • 4 ovos
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 colher (sopa) de maisena
  • 1 xícara (chá) de chocolate em pó
  • 6 morangos
  • Chocolate derretido, chocolate granulado e morangos para decorar

Modo de preparo

Bata no liquidificador o leite condensado, o creme de leite, os ovos, a manteiga, a maisena e o chocolate em pó até ficar homogêneo. Divida entre 6 potinhos de vidro individuais, deixando espaço da borda e disponha um morango em cada um. Arrume em uma fôrma, um ao lado do outro, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio, preaquecido, em banho-maria, por 35 minutos ou até firmar. Retire, deixe esfriar e sirva decorado com chocolate derretido, chocolate granulado e morangos.

Escondidinho na marmita

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 45min
Rendimento: 4
Dificuldade: fácil

Ingredientes:
4 colheres (sopa) de óleo
1 cebola picada
4 dentes de alho amassados
2 tomates sem sementes picados
1 cenoura ralada
800g de carne moída
1/2 xícara (chá) de azeitona verde picada
Sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde picado
Purê:
800g de batata cozida e espremida
1 copo de requeijão cremoso (200g)
3 colheres (sopa) de manteiga
Sal e pimenta-do-reino a gosto
100g de queijo parmesão ralado
8 colheres (sopa) de azeite

Modo de preparo:
Em uma panela, aqueça o óleo em fogo médio e refogue a cebola e o alho por 3 minutos. Adicione os tomates e a cenoura e refogue por 3 minutos. Junte a carne moída e refogue por 10 minutos, mexendo de vez em quando até secar a água que a carne solta. Acrescente a azeitona e tempere com sal, pimenta e cheiro-verde. Divida a carne entre 4 embalagens de alumínio com capacidade de 500g e reserve. Para o purê, em uma panela, misture os ingredientes e leve ao fogo médio, mexendo até ficar homogêneo e cremoso. Tempere com sal e pimenta. Divida o purê entre as embalagens e cubra a carne. Divida o queijo parmesão entre as embalagens e polvilhe. Regue com 2 colheres (sopa) de azeite cada uma, tampe e venda.

Brownie de creme de avelã com nozes

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 45min
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes do brownie de creme de avelã com nozes

  • 250g de chocolate meio amargo picado
  • 5 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 xícara (chá) de creme de avelã
  • 6 ovos
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de nozes picadas
  • 1 colher (café) de essência de baunilha
  • 1 e 1/3 de xícara (chá) de farinha de trigo peneirada
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • Margarina e farinha de trigo em pó para untar
  • Creme de avelã e nozes picadas para decorar
  • Sorvete de creme para acompanhar

Modo de preparo

Derreta o chocolate com a manteiga em banho-maria ou no micro-ondas. Transfira para uma vasilha e, com um batedor de arame, misture o creme de avelã, os ovos, o açúcar, as nozes, a essência, a farinha e o fermento.

Transfira para uma fôrma pequena untada e enfarinhada. Leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até assar e dourar levemente. Retire do forno, deixe esfriar e corte em pedaços.

Decore com creme de avelã e nozes picadas. Sirva acompanhado de sorvete de creme.

Curtiu as nossas dicas de como lucrar na quarentena? Compartilhe nas redes sociais!