Presente no prato dos brasileiros, a carne suína é uma das mais democráticas e queridinhas para as refeições diárias. Apesar de não ser uma carne nobre, os pratos com porco costumam ser os mais requisitados da mesa, porque são simplesmente deliciosos e práticos de se fazer, já que temos diversos tipos de cortes. Mas, muitas pessoas ainda têm dúvidas de como preparar essa maravilha.

E se você aí é uma delas, não se preocupe! O Guia da Cozinha vai te mostrar como preparar carne de porco do jeito certo, para que o resultado final da sua receita fique incrível. Então, seguem algumas dicas sobre a carne de porco, desde a escolha da carne até a finalização. Confira!

Comprando

No açougue ou supermercado, sempre escolha a carne rosada e úmida e evite se a carne estiver molhada ou oleosa, ou com uma aparência acinzentada. A gordura deve ser firme e branca. Os ossos podem apresentar tonalidade levemente azulada. As juntas de qualquer corte devem ser vermelhas e esponjosas.

Quanto mais brancas forem as extremidades, mais velho é o animal, então é melhor evitar. O presunto, feito da perna traseira do porco, deve ter gordura cor de creme e carne rosa-escuro para garantir aquela qualidade! A carne de porco tem um perfil de gorduras e calorias melhor do que a bovina. Então, prefira cortes como lombo, pernil e paleta.

Armazenando a carne

como preparar carne de porco
Foto: Shutterstock

Na geladeira, a carne fresca dura de dois a três dias numa boa. Já a carne cozida dura de quatro a cinco dias e o presunto até dez dias na parte do refrigerador. A carne fresca também pode ser congelada. Para isso, ela deve estar bem embalada. Feito isso, a carne congelada pode durar até seis meses. Para descongelar, coloque em um recipiente e deixe na geladeira por cinco horas e evite deixar a carne em temperatura ambiente por muito tempo.

Temperando

A carne de porco por si só já é um tipo de carne com menos sódio. Por isso, vale a pena temperá-la da maneira correta para extrair todo o seu sabor. Uma das dicas de como preparar carne de porco que você deve se atentar é secar levemente a peça com um papel-toalha e salgar por todos os lados. Seja com um tempero mais leve ou mais caprichado, a carne suína pede por uma boa marinada. Pode apostar no sal, alho, cebola, cheiro-verde, suco de limão ou laranja, vinho branco seco, azeite, pimentas vermelhas picadas e alecrim.

A marinada é uma das maneiras mais comuns de temperar a carne de porco. Além de dar sabor, ajuda a amaciar as fibras da carne, garantindo um prato macio. O ideal é deixar de molho na marinada, dentro da geladeira, em um recipiente coberto, de um dia para o outro. Quanto mais tempo a carne ficar em contato com os temperos, mais suculenta e saborosa vai ficar.

O cozimento

Para evitar quaisquer tipos de problemas, é importante que a carne esteja sempre muito bem cozida e passada. Por isso, a carne deve atingir uma temperatura média interna de 80ºC. Um pernil cru, por exemplo, pesa entre 8 e 12kg e serve dez pessoas. A carne leva cerca de uma hora por quilo para assar, então é necessário começar várias horas antes de servir.

Se você for fazer a carne na panela mesmo, invista em cortes que fiquem prontos em menos tempo, como a copa lombo e o pernil fatiado. Faça o preparo em estágios, sele a carne primeiro e, depois, vá acrescentando os temperos de sua preferência. Por fim, continue o cozimento em fogo baixo até que a carne fique macia e bem cozida.

E o forno?

como preparar carne de porco
Foto: Shutterstock

Uma das maneiras mais práticas e deliciosas de preparar a carne suína é levando ao forno. Mas, para evitar que a carne perca a sua suculência durante o preparo, vale a pena investir em algum molho que combine com o sabor leve da carne – geralmente, é preferível optar por molhos mais ácidos. Para que o corte não fique seco, sele a peça antes de levá-la ao forno. Isso ajuda a manter o suco da carne “preso” à peça durante o seu preparo. Quando a carne estiver pronta, deixe-a descansando por alguns minutos antes de cortá-la.

Seguindo essas dicas de como preparar carne de porco, as suas refeições vão ficar ainda mais saborosas!