A Semana Santa está chegando e se você quer comprar bacalhau, mas está na dúvida de como fazer isso, saiba que não está sozinho. Muitas pessoas também têm diversas dúvidas sobre como escolher o peixe da maneira certa!

Nesta época do ano, o consumo de pescados tende a aumentar no Brasil. Isso porque é tradição comer peixe na Sexta-feira Santa e até no almoço de Páscoa. Dentre diversas opções o queridinho é o bacalhau.

Para você arrasar no almoço, seja da Sexta-feira Santa ou do Domingo de Páscoa, e não correr o risco de levar um falso bacalhau, listamos 5 dicas que vão te salvar na hora de comprar. Confira!

Fique de olho no preço

O verdadeiro bacalhau vai custar um pouco mais caro, independente da época do ano que você decida comprar. Mas, considerando a Semana Santa, o valor dele pode ser ainda maior. Por isso, a dica é: desconfie do preço, principalmente em estabelecimentos que oferecem descontos expressivos.

Isso porque, o produto pode não ser de fato um bacalhau, mas sim outro tipo de peixe… E convenhamos, ninguém gosta de surpresas na hora de saborear o almoço, ainda mais em um momento especial. Então vale a pena ficar de olho na hora da compra!

Observe a aparência do peixe

Um dos pontos mais importantes na hora da compra é o aspecto do bacalhau. Isso diz muito sobre a qualidade do peixe. Portanto, fique de olho nos seguintes pontos:

  • Se o bacalhau estiver com aparência avermelhada ou alguns pontos pretos, isso pode indicar bolor. O ideal é um peixe com a pele clara e uniforme;

 

  • Antes de comprar o bacalhau, não se esqueça de olhar as bordas do peixe, elas precisam estar claras. Somente as espécies mais baratas tem partes escuras em volta do corpo;

 

  • Verificar o rabo do pescado também vai te ajudar na hora de comprar bacalhau, a espécie possui um rabo ligeiramente curvado e para dentro;

 

  • Preste atenção se há uma espécie de pó branco ou meio acinzentado na pele do peixe. se isso acontecer é porque o peixe não foi bem conservado ou foi mal processado.

Atente-se a textura e o cheiro do bacalhau

O verdadeiro bacalhau possui outra característica importante que é a textura! Isso facilita na hora de diferenciar do “falso”. Quando a espécie não é verdadeira, a pele é mais dura, enquanto no verdadeiro ela é macia e solta com facilidade. Outro ponto é o cheiro, esse peixe conta com um cheiro bem característico.

Cuidado ao comprar o bacalhau já embalado

Preste atenção ao conteúdo do pacote! Essa medida evitará que você leve para casa pedaços como rabo e barbatanas, partes não são aproveitadas em receitas e precisam ser descartadas.

Perceba se o bacalhau está bem seco

Se o bacalhau estiver úmido, o ideal é não comprar. Para verificar, você precisará pegar a peça inteira pela cabeça e soltar a cauda. Se a cauda ficar reta então o bacalhau está bem curado e pode ser comprado com tranquilidade. Porém, se durante o teste ele se curvar, significa que ele está úmido e não é indicado comprar.

E aí, curtiu as dicas para comprar bacalhau? Agora você pode ir ao supermercado em segurança pois sabe todas as informações para comprar esse pescado com segurança!