As vantagens de consumir o açafrão são diversas, principalmente para a saúde. Mas você sabia que até mesmo a cor da especiaria, também chamada de açafrão-da-terra, proporciona ações benéficas ao nosso corpo? Por isso, pode ser uma boa opção acrescentá-la ao seu cardápio nas mais variadas receitas.

Segundo a endocrinologista e nutróloga Gabriela Abdo Camargo, o açafrão possui propriedades anti-inflamatórias. E a responsável por garantir essa característica ao alimento é a curcumina, pigmento que dá a cor amarelo-ouro à cúrcuma. Quer conhecer mais benefícios do açafrão? Confira a seguir:

Benefícios do açafrão

A nutróloga destaca sua atuação como medicamento natural e fitoterápico, além de ser um poderoso suplemento alimentar e dietético. Usada principalmente na culinária indiana, a especiaria pode ser boa aliada para quem pratica esportes.

Isso porque as propriedades da especiaria podem ajudar a acelerar a recuperação do corpo. O extrato de cúrcuma aumenta a resistência das células aos danos oxidativos e reduz os processos inflamatórios no organismo. Outra característica da substância é inibir o crescimento de bactérias, parasitas e fungos que causam doenças.

Nesse sentido, o alimento também pode ser importante na prevenção de diabetes em desenvolvimento. Uma pesquisa realizada com pré-diabéticos incluiu o extrato de curcumina na dieta por nove meses, separando os voluntários em grupos. Um deles consumia o açafrão, enquanto o outro, não. Notou-se, ao final do estudo, que nenhum dos indivíduos que recebeu as doses de curcumina desenvolveu o diabetes tipo 2.

Ademais, o açafrão também protege o coração, evitando o acúmulo de colesterol “ruim” e prevenindo ataques cardíacos e derrames. A curcumina mesmo é capaz de reduzir o risco de insuficiência cardíaca!

Por último, estudos vêm associando as propriedades da especiaria com o aumento da longevidade. Isso porque esses benefícios são atribuídos aos carotenoides, como crocina e safranal, que são antioxidantes e coletores seletivos de radicais livres.

Como consumir açafrão?

“Na dieta, use o tempero em pó à vontade em sopas, pães, bolos, biscoitos, omeletes, tapiocas. Além disso, não há restrição para o uso também em aves, carnes e cozidos, legumes, arroz, feijão, ervilha, etc”, explica a nutróloga. “A versão em pó também pode ser utilizada em sucos e polvilhada em saladas e sopas. Mas vale lembrar que, o açafrão é contraindicado durante a gravidez, lactação e para crianças menores que quatro anos de idade”.

Para te ajudar a acrescentar o açafrão no seu cardápio, te apresentamos essa receita saborosa de arroz com açafrão. É super fácil de fazer, fica pronto rapidinho e você garante todos os benefícios que essa especiaria poderosa pode proporcionar à sua saúde. Vamos lá? Confira:

Arroz com açafrão

Arroz com açafrão

Arroz com açafrão – Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 25min (+10min de descanso)
Rendimento: 4 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes do Arroz com açafrão:

  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 1/2 cebola picada
  • 1 dente de alho picado
  • 2 xícaras (chá) de arroz branco lavado e escorrido
  • 4 xícaras (chá) de água quente
  • 1 colher (sopa) de açafrão
  • Sal a gosto

Modo de preparo:

Aqueça uma panela com o óleo, em fogo médio, junte a cebola, o alho e frite até dourar levemente. Adicione o arroz e refogue por 2 minutos. Acrescente a água quente, o açafrão e tempere com sal. Cozinhe em fogo médio, com a panela semi tampada, até a água secar totalmente.

Desligue o fogo e deixe descansar com a panela tampada por 10 minutos. Sirva em seguida, se desejar, polvilhado com cebolinha picada.

E aí, curtiu as informações? Então confira essas e outras dicas no vídeo abaixo: