Você viu o que aconteceu na última quarta-feira no BBB 23? Enquanto Cara de Sapato realizava sua refeição no VIP, ele percebeu a existência de um elemento incomum em seu prato: uma larva na salada. O participante, é claro, acabou abandonando seu almoço e jogou toda a comida no lixo. Fora do reality show, essa situação é pra lá de comum… Principalmente quando esquecem de higienizar a salada do jeito correto.

Então se essa situação foi o suficiente para te deixar tão nauseado como o participante do BBB 23, nada melhor do que aprender a maneira certa de fazer esse procedimento. Por isso, o Guia da Cozinha separou uma série de dicas que podem te ajudar a higienizar suas hortaliças. Confira algumas delas a seguir!

A forma correta de higienizar a salada

Com receitas caseiras e simples é possível higienizar a salada de um jeito eficaz

Com receitas caseiras e simples é possível higienizar a salada de um jeito eficaz – Foto: Shutterstock

É comum que muitas pessoas apenas lavem as hortaliças antes de colocar na geladeira. Mas esse não é um hábito recomendado, já que os vegetais absorvem bactérias e qualquer contaminação do ambiente se estiverem na mesma temperatura da água.

Por isso é importante deixar que eles fiquem pelo menos duas horas antes na geladeira em recipientes limpos antes de serem lavados. Agora vamos às dicas que servem tanto para todos os tipos de hortifrúti também!

Como higienizar a salada com limão

Pegue um limão inteiro, corte em fatias e esprema tudo em 1 litro de água. Deixe os alimentos de molho e enxágue com água corrente. Em casos de verduras, legumes e frutas mais delicados, o recomendado é deixar de molho por 5 minutos. Os mais resistentes podem ficar de 10 a 15 minutos na solução.

Com vinagre

Usar o vinagre para higienizar a salada é a técnica mais comum. Mas muitas pessoas o utilizam achando que o produto elimina as bactérias dos alimentos, mas isso é mito! O que ele faz na verdade é ajudar a desprender as larvas e resíduos de terra que ficam presos nas folhas dos vegetais, assim como legumes e frutas.

Para uma higiene eficiente com vinagre, você vai utilizar 2 colheres de sopa para cada litro de água e deixar tudo de molho em torno de 30 minutos. Em seguida, enxágue normalmente com água corrente.

A higiene também pode ser feita com água sanitária

A água sanitária é, sem dúvidas, a forma mais eficaz para higienizar a salada. Ela ajuda a eliminar as bactérias e qualquer microorganismo que possa ter. Basta usar 1 colher de sopa de água sanitária para cada litro de água e deixe os alimentos de molho por 15 minutos. Lave muito bem os alimentos em água corrente após o molho.

Se tiver bicarbonato de sódio também pode usar

Usar o bicarbonato é bem simples, use 3 colheres de sopa diluídas em 1 litro de água e deixe os alimentos de molho por 15 minutos. Assim como nos outros processos, enxágue cada canto do vegetal com água corrente.

Viu como é bem simples higienizar a salada? Agora nada de lavar suas hortaliças só com água, viu? A próxima pessoa que pode ter a refeição arruinada por larvas pode ser você, então não custa nada prevenir!