Receita clássica advinda do Oriente Médio ou da Europa Oriental, o charuto de repolho é super prático de fazer e muito saboroso. A palavra árabe “yabrak“, significa folha e traz a referência da técnica dessa receita: envolver um recheio sólido com alguma folha. Além do uso do repolho, outras versões da receita podem ser feitas com folha de uva, couve, acelga, taioba, folha de beterraba e, até mesmo, com folha de amora.
Por folhas como essas não terem tanta estabilidade, é importante optar por recheios que sejam mais estruturados, para que o charuto não se desfaça na hora de servir. Aproveitando essas dicas, teste essa receita de charuto de repolho com carne moída em casa!
Tempo: 1h20
Rendimento: 6
Dificuldade: fácil
Ingredientes
- 1 cebola picada
- 2 tomates picados
- 1/2 xícara (chá) de arroz cru
- 500g de carne moída
- 1/2 xícara (chá) de cheiro-verde picado
- 1 litro de água
- 1 repolho médio
- 1 lata de molho de tomate pronto
- 2 dentes de alho inteiros sem casca
- 1 colher (sopa) de óleo
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
Em uma tigela misture a cebola, o tomate e reserve. Junte o arroz cru, a carne moída crua, sal, pimenta e o cheiro-verde. Em outra panela, coloque a água para ferver, passe as folhas de repolho por alguns minutos na água, só para amolecer e escorra. Coloque em cada folha de repolho duas colheres (sopa) da mistura de carne. Enrole as folhas como uma panqueca, fechando as pontas. Coloque em uma panela untada com o óleo, um ao lado do outro, nunca em cima, misture o molho de tomate com a água, acerte o sal e coloque sobre os charutos até que estejam cobertos.Junte os dentes de alho e deixe cozinhar por mais ou menos 30 minutos em fogo médio, sem mexer. Sirva em seguida.
Colaborador: Rafael Cunha/colaborador