acompanhamentos para churrasco

As melhores receitas de vinagrete, maionese e farofa

Provavelmente você come churrasco com os seguintes acompanhamentos: arroz, mandioca cozida, pão de alho, queijo coalho, vinagrete, farofa e maionese.

Provavelmente você come churrasco com os seguintes acompanhamentos: arroz, mandioca cozida, pão de alho, queijo coalho, vinagrete, farofa e maionese. Mas será que você realmente sabe o que é vinagrete? Prepare-se para evocar Maysa e dizer “meu mundo caiu”. Aproveite essas dicas e receitas pra lá de diferenciadas e surpreenda todas as pessoas no próximo churrasco. Você terá acompanhamentos simples e fáceis, com sabor e textura incríveis, parecendo de cardápio de restaurante. Confira!

Receitas de acompanhamentos diferentes para churrasco

Salada de melancia desidratada e acelga com vinagrete

vinagrete
Salada com vinagrete
Foto: Rafaela Rissoli

Tempo: 30min. (+ 1h de forno para desidratar a melancia)
Rendimento: 6 porções de 150g
Dificuldade: fácil

Há muitos equívocos sobre vinagrete. Diferente do que todo mundo pensa, vinagrete não é uma salada de tomate, pepino e cebola. Vinagrete é uma emulsão fria de algum elemento ácido com algum tipo de gordura. Ou seja, vinagrete não é a salada em si, e sim o molho que irá temperar e dar construção de sabores na sua salada. Inclusive por isso o título da receita é “salada com vinagrete” e não “vinagrete de alguma coisa”. O molho vinagrete mais tradicional é de limão e azeite. Mas como a gente sempre busca inovar e trazer ideias diferentes, a emulsão desse vinagrete leva suco natural da polpa de maracujá, limão e azeite! A parte da salada também tem elementos nada convencionais, como a melancia desidratada, o conjunto de pimentas e acelga. Vamos para a receita?!

Ingredientes para o molho vinagrete

Para o vinagrete:

  • sumo de 1 limão
  • suco da polpa de 1 maracujá (bater o suco com pouca água, no máximo, 100mL de água filtrada)
  • raspas de limão siciliano
  • azeite até emulsionar o molho
  • sal a gosto

Para a salada:

  • pimentas picadas em cubinhos pequenos (1 cambuci e 1 dedo de moça)
  • 1 cebola média picada em cubinhos pequenos
  • quantas fatias desejar de melancia desidratada (fatias cortadas em até 4cm)
  • acelga rasgada ou fatiada (1 folha por pessoa)
  • salsinha e cebolinha picadas bem pequenas

Modo de preparo

Coloque suco do limão espremido e o suco do maracujá já coado em um bowl. Incorpore fio de azeite aos poucos e mexa sempre e sem parar até emulsionar, use um fuê (batedor de mão) para essa função. Você sabe que a mistura está emulsionada quando ganha um aspecto brilhoso e com uma certa maciez/cremosidade. Não é um molho super denso.

vinagrete
Suco de maracujá para o vinagrete
Foto: Rafaela Rissoli

Adicione à mistura o sal, as raspas de limão, a cebolinha, a salsinha, a cebola e as pimentas — todos elementos já cortados — e reserve.

O aspecto visual e o corte interferem muito na experiência e no sabor, ainda que muitas pessoas acreditem que isso é bobagem…

vinagrete
Foto: Rafaela Rissoli
vinagrete
Foto: Rafaela Rissoli

Enquanto a vinagrete incorpora todos os sabores, coloque as fatias de melancia em uma grade para desidratar no forno em 180ºC. Deve desidratar lentamente, para perder bastante água sem queimar.

vinagrete
Foto: Rafaela Rissoli

Depois de desidratar a melancia, espere esfriar. Em uma tigela, coloque a acelga e a melancia desidratada. Sirva a salada e deixe o molho vinagrete para que cada um coloque em cima da salada no prato. Não é recomendado deixar o molho na salada inteira, porque ela perderá o frescor e murchará.

Farofa crocante

vinagrete
Foto: Rafaela Rissoli

Tempo: 30min.
Rendimento: 750g
Dificuldade: fácil

Essa receita de farofa crocante não possui nada de origem animal e pode ser uma opção de farofa vegana. Já testei ela com outras farinhas, mas a que fica melhor realmente é a de milho flocada.

Ingredientes

  • 150 mL de óleo
  • 1 sachê de creme de cebola (65g ou 68g)
  • 1 pacote de proteína de soja texturizada (250g)
  • 1 pacote de farinha de milho em flocos (500g)

Modo de preparo

Em uma panela quente, no fogo médio, coloque o óleo para esquentar. Quando o óleo estiver quente, acrescente o creme de cebola e a soja. Mexa até tudo incorporar muito bem. Adicione a farinha de milho aos poucos e vá mexendo, até que não esteja mais oleoso. Desligue o fogo, tire a farofa da panela quente e coloque em uma vasilha seca e bastante aberta para arejar e fazer com que a farofa fique crocante.

rafaela rissoli
Foto: Rafaela Rissoli
rafaela rissoli
Foto: Rafaela Rissoli

Depois de ficar em temperatura ambiente, você pode guardar a farofa em um pote com tampa fora da geladeira. Essa receita rende muito e dura muitos dias. Se você fizer quantidades menores, porcione corretamente os ingredientes para que não fique muito seca e nem muito salgada por causa do creme de cebola.

Maionese artesanal agridoce

rafaela rissoli
Foto: Rafaela Rissoli

Tempo: 45min.
Rendimento: 600g
Dificuldade: fácil

Se você fizer essa maionese, você terá feito ela 100% artesanal e poderá impressionar quem você quiser! Essa maionese também é uma emulsão fria, com duas fontes de gordura (gemas e azeite ou óleo) e duas de acidez (mostarda e limão ou vinagre). Você pode usar só a maionese para pôr em lanches ou pode fazer essa “batatonese” para acompanhar seu churrasco e outras refeições!

Ingredientes

  • 3 gemas
  • 1 colher (sopa) de vinagre ou limão
  • 1/2 colher de mostarda
  • 200ml de azeite ou óleo
  • sal a gosto
  • 2 ovos cozidos bem picadinhos (opcional)
  • 1 alho poró picado
  • 4 fatias de abacaxi picadas
  • salsinha e cebolinha

Modo de preparo

Deixe as batatas já higienizadas e cortadas cozinhando em uma água com sal (salgada como a água do mar) e deixe cozinharem até ficarem al dente. Escorra a água quente e mergulhe as batatas em uma tigela com água bem gelada (se precisar, pode pôr gelo). Esse choque térmico irá interromper o cozimento, pois as batatas ficam extremamente quentes. Reserve na geladeira enquanto prepara o restante.

rafaela rissoli
Foto: Rafaela Rissoli

Em um bowl, coloque as gemas, a mostarda, o limão e o sal. Mexa com um fuê até incorporar tudo. Depois disso, acrescente fios de azeite, aos poucos, mexendo sem parar até “montar” a maionese. Cuidado para não talhar a mistura!

rafaela rissoli
Foto: Rafaela Rissoli
rafaela rissoli
Foto: Rafaela Rissoli
rafaela rissoli
Foto: Rafaela Rissoli
rafaela rissoli
Ponto da maionese
Foto: Rafaela Rissoli

Maionese pronta! Agora pique os demais complementos (alho poró, abacaxi, ovos cozidos, salsinha e cebolinha) e adicione em sua maionese.

Foto: Rafaela Rissoli

Misture tudo, inclusive a batata. Sua maionese está pronta para ser servida! Extremamente crocante e cremosa, com suculência e sabor agridoce, além de super refrescante! Adicione folhas de hortelã picadas se preferir!

rafaela rissoli
Foto: Rafaela Rissoli
rafaela rissoli
Foto: Rafaela Rissoli

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *