As vezes tudo o que a gente precisa é de um cafezinho, não é mesmo? Inclusive, tem aqueles que não ficam sem, aliás você já percebeu o quanto ele está presente em nossa rotina? É de manhã ao acordar, logo após o almoço, no decorrer do dia, em receitas e em várias outras ocasiões. Seja expresso, gelado, pingado ou até mesmo no cappuccino, um bom café sempre faz o coração bater mais rápido!

E, talvez, seja por isso que o café é a segunda bebida mais consumida do mundo, perdendo apenas para a água. Ele é uma fonte de energia, sabor e prazer que muitos não conseguem resistir.

No Dia Mundial do Café, que é celebrado em 14 de abril, vale a pena refletir sobre o que a bebida significa para nós e como podemos consumi-lo de forma equilibrada. Para, dessa forma, aproveitar seus benefícios e evitar os malefícios.

Conheça os benefícios que a bebida proporciona quando consumida de forma equilibrada

A nutricionista funcional Cris Ribas Esperança destaca as informações mais relevantes sobre o café, para que você possa desfrutar dessa bebida maravilhosa de forma consciente e saudável.

1. Pode melhorar o desempenho físico e mental: a cafeína no café é um estimulante natural que pode melhorar o desempenho físico e mental. Desse modo também ajuda a aumentar a energia, a atenção e a concentração.

2. Pode ajudar na perda de peso: a cafeína pode aumentar a taxa metabólica e ajudar a queimar gordura. Além disso, o café é uma bebida sem calorias, desde que não seja adicionado açúcar ou outros aditivos calóricos.

3. Pode reduzir o risco de doenças crônicas: Segundo Cris, alguns estudos sugerem que o consumo moderado de café pode reduzir o risco de várias doenças crônicas, como doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson.

4. Pode ser rico em antioxidantes: “o café contém vários antioxidantes que podem proteger as células do corpo contra danos causados pelos radicais livres. Alguns estudos sugerem que o café pode ser uma das principais fontes de antioxidantes na dieta ocidental”, comenta a nutricionista.

Saiba como consumir a bebida sem excessos

Consumir o café da forma correta trás benefícios ao organismo

Consumir o café da forma correta trás benefícios ao organismo – Foto: Shutterstock

1. Limite a quantidade que você bebe durante o dia

O consumo moderado de café é considerado geralmente seguro para a maioria das pessoas. A recomendação geral é consumir até 400 mg de cafeína por dia, o que equivale a cerca de 4 xícaras de café. No entanto, é importante lembrar que a quantidade de cafeína no café pode variar significativamente, dependendo da variedade e do método de preparação. Desse modo, é importante prestar atenção na quantidade de cafeína que você está consumindo.

2. Evite adicionar açúcar ou outros aditivos calóricos

Cris ressalta que a bebida em si saudável é sem calorias, mas quando adicionamos açúcar, creme, leite ou outros aditivos calóricos, podemos comprometer os benefícios do café para a saúde. Dessa forma, se você quiser adicionar um pouco de sabor ao seu cafezinho, tente usar leite sem gordura ou sem lactose, ou adoçantes naturais como stevia.

3. Não beba café à noite

A cafeína pode afetar o sono, portanto, evite consumir café à noite, especialmente se você já tem problemas para dormir. Se você precisar de uma bebida quente antes de dormir, tente chás de ervas sem cafeína.

4. Beba água

O café é diurético, o que significa que pode levar à desidratação. Ou seja, certifique-se de beber água suficiente ao longo do dia para evitar a desidratação e manter o corpo hidratado.

5. Considere outras fontes de antioxidantes

O café é uma das principais fontes de antioxidantes na dieta ocidental, mas existem outras fontes de antioxidantes que você pode incluir em sua dieta, como frutas, legumes e chás de ervas.

Ao longo dos anos, houve muitos estudos sobre os benefícios e malefícios do café. Alguns desses estudos apontam para benefícios significativos, enquanto outros indicam que o consumo excessivo de café pode ser prejudicial à saúde.

Por isso, tenha cuidado pois da mesma forma que ele proporciona benefícios quando é consumido em excesso pode causar diversas reações negativas ao corpo, dentre elas:

  • Ansiedade e nervosismo;
  • Insônia;
  • Aumento da frequência cardíaca;
  • Pode causar dependência
  • Pode interferir na absorção de nutrientes.