Comer um prato delicioso quase sempre tem a ver com um ingrediente muito especial: o tempero. Mas além de trazerem aquele diferencial às receitas, as ervas aromáticas também apresentam benefícios à saúde. Aliás, no caso do tomilho, não são poucos não, viu?

O tomilho, também chamado de poejo ou timo, é primo do orégano e faz parte da família da hortelã. Dá para ver que ter um gostinho inconfundível é coisa do parentesco, né? A planta vem sendo usada tanto como tempero quanto como erva medicinal há muito tempo, especialmente no Mediterrâneo. Isso antes de conquistar o mundo todo, claro.

Hoje, vamos te ensinar a usar o tomilho da melhor maneira para deixar seus pratos ainda mais saborosos. Além disso, você também vai conhecer os benefícios que o consumo da erva proporciona. Confira a seguir:

Como usar tomilho na culinária

Carne e vegetais ficam uma delícia quando são temperados com tomilho

Carne e vegetais ficam uma delícia quando são temperados com tomilho – Foto: Shutterstock

O tomilho é muito versátil na cozinha. O tempero harmoniza bem em sopas, molhos, saladas e vegetais. Mas também vai muito bem com carnes, frutos do mar, peixes e frango. Com essa lista, já deu para ver como a erva cabe bem em muitas receitas!

Isso acontece devido ao aroma e sabor que são expelidos durante o cozimento da planta. Se você já experimentou tomilho, sabe que é uma erva equilibrada. Seus traços vão do cítrico ao apimentado, indo do adocicado até o mentolado. É uma mistura que combina perfeitamente em inúmeros preparos.

Fresco, seco e congelado

Para usar em receitas, você pode encontrar o tomilho na versão fresca ou seca. Se puder, opte pelo primeiro caso, pois você obterá mais nutrientes da planta. Além disso, o sabor do tempero fica melhor do que quando seco.

Ah, e se você não usou tudo, pode congelar para usar mais uma vez! Basta limpar a erva, colocá-la em um recipiente e regar tudo com azeite para levar ao freezer. Assim você garante comida bem temperada super fácil sempre que quiser!

Benefícios do consumo de tomilho

Você já parou para pensar que, quando usamos temperos naturais na comida, não exageramos no sal? Essa substituição por si só já é benéfica para a nossa saúde por reduzir a quantidade de sódio que iríamos ingerir naquela refeição. Este é o primeiro ponto!

Além disso, o tomilho não só cativa o paladar, como também pode dar um boost na sua imunidade. Segundo a nutricionista Gabriela Marcelino, a erva possui ação antisséptica, o que faz com que seu consumo ajude a proteger o corpo das bactérias.

Outro benefício é que a planta ajuda a aliviar incômodos intestinais e prevenir inflamações no sistema digestivo. Ela também reduz a pressão arterial, melhora o humor e, devido à sua ação expectorante, é uma excelente opção para quem tem problemas respiratórios como bronquite e pneumonia. 

Se isso não fosse o suficiente, saiba que o tomilho também é ótimo para a saúde dos ossos e da pele. Tudo por conta da alta concentração de manganês, que também ajuda a fortalecer as funções cerebrais. Pois é, agora você foi convencido a incluir o tomilho nas suas receitas? Uma maravilha, né?