A combinação de determinados alimentos com vinho é um verdadeiro clássico culinário. Mas que tal inovar e fazer um momento de harmonização com cervejas? Pois é! Além de ser uma delícia, esses alimentos são capazes de ressaltar sabores que se complementam no paladar de quem aprecia.
Mas no que consiste uma harmonização? De acordo com Liane Bemme, que é sommelier e coordenadora de Processos Industriais, “a harmonização nunca se dá por meio de uma única diretriz, sempre será duas ou mais. Porém, o mais importante é que a combinação surpreenda e seja melhor do que cada um consumido individualmente”.
A profissional foi quem conduziu a Beer Tour realizada pelo Grupo Petrópolis, em Boituva, no Dia Internacional da Cerveja, comemorado no dia 4 de agosto. O evento, que contou com a presença de profissionais da área, promoveu uma visitação a unidade fabril e um momento de harmonização com cervejas.
Ficou curioso para saber quais foram as combinações propostas pela harmonização? Então continue a leitura. Separamos abaixo 5 harmonizações com cerveja que você precisa experimentar!
Bruschettas com tomate siciliano + American Lager
A combinação realizada com a cerveja Petra Origem Puro Malte evidencia sabores parecidos. “Há uma semelhança nas notas de cereais do pão da bruschetta e a cerveja Puro Malte em intensidade. O tomate e o manjericão reforçam a refrescância da cerveja”, explica Liane.
Tartar de salmão + German Kristallweizen
Já nesta combinação, a cerveja sugerida é a Black Princess Doctor Weiss. Por ser preparado com creme de leite fresco, o tartar de salmão gera intensidade de sabor e refrescância com a cerveja Kristallweizen. “A nota condimentada da cerveja de trigo complementa o sabor do tartar e sua refrescância. A alta carbonatação contrasta com a gordura do creme de leite, limpando o paladar e valorizando cada gole da cerveja”, comenta a sommelier.
Wrap de peito de peru com cheddar + American Amber Lager
Para essa harmonização com cerveja, a sugestão é a Black Pricess Back To The Red. Segundo Liane, “a nota de defumado do peito de peru traz complexidade, valorizando assim as notas de tostado da cerveja. O lúpulo, a carbonatação e o álcool da cerveja contrastam com a cremosidade, “gordura” do queijo cheddar fazendo com que no final seu paladar fique limpo e pronto para repetir a experiência ou partir para uma nova harmonização”.
Bobó de camarão + Belgian Blonde Ale
Esta combinação oferece complexidade para o paladar de quem aprecia, por isso, a sugestão é realizá-la com a cerveja Black Princess Miss Blonde. “Essa é uma cerveja complexa conforme deve ser o seu estilo, com as notas de fermentação Ale bem evidentes: condimentada, frutal, leve dulçor da presença do malte e amargor médio-baixo. O bobó, por sua vez, também é um prato com personalidade, pois leva óleo de dendê, leite de coco e camarão. Portanto, semelhantes em intensidades”, evidencia Liane.
Ao realizar a harmonização, é possível complementar condimentos e sentir o contraste da nota adocicada da cerveja com o salgado do bobó e a untuosidade do prato com a carbonatação, amargor e teor alcoólico da cerveja.
Banoffee + German Bock
Também é possível fazer harmonização com doces! Nesse caso, a sugestão é a cerveja Black Princess Tião Bock, que possui a adição de rapadura em sua composição. “A torta com seu doce de leite e banana, traz um novo sabor e cremosidade à cerveja. Em contrapartida, o amargor da cerveja equilibra o dulçor da torta sem perder a nota caramelada. Bebida e doce se complementam em uma harmonia surpreendente”, finaliza a especialista.