enganar a fome

Saiba como enganar a fome durante a quarentena

Está visitando a geladeira mais do que deveria nessa quarentena? Confira algumas dicas de como enganar a fome nesse período

Está visitando a geladeira mais do que deveria nessa quarentena? Confira algumas dicas de como enganar a fome nesse período

O país inteiro está de quarentena há, pelo menos, um mês. E ficar em casa por tanto tempo é quase que inevitável arranjar alguma coisa para comer durante a tarde, depois do jantar ou naquela pausa durante as obrigações. Isso porque estão sobrando várias brechas no nosso dia a dia para comermos alguma besteira: aquele chocolate que sobrou da Páscoa, o pacote de biscoito recheado no armário ou a criatividade em alta para fazer diversas receitas calóricas.

No entanto, temos que ficar em alerta para esse hábito de comer o tempo todo, que pode acabar gerando uma espécie de compulsão. Além de se tornar um vício em potencial, precisamos arranjar um jeitinho de enganar a fome para não extrapolar e, posteriormente, virar uma briga contra a balança. Afinal, uma dieta equilibrada colabora para que se corpo funcione bem durante o dia.

Por isso, se você está em casa e sente que está comendo muito mais do que antes, confira essas dicas de como enganar a fome durante a quarentena e manter uma dieta mais equilibrada.

Mantenha a rotina

Mexer com os horários é sempre uma tortura para o nosso organismo. Por isso, tente não alterar muito a sua rotina e mantenha os horários corretos das refeições – nada de almoçar às 17 horas, hein?! Assim, evita-se pular uma refeição, beliscar mais besteiras ao longo do dia ou comer tudo de uma vez em um só horário. Dessa forma, você consegue enganar a fome de uma maneira mais estratégica. Outra dica é planejar as suas refeições do dia seguinte, se você achar muito complicado, o nosso Cardápio da Semana te ajuda com isso!

Hidrate-se

Já que estamos em casa, é muito mais fácil se manter hidratado do que na rua, certo? Então, separe uma garrafa e consuma, pelo menos, de 2 a 3 litros de água por dia. Isso porque nosso corpo pode confundir os sinais de desidratação com fome; e aí entendemos errado e atacamos a geladeira sem necessidade. Manter-se hidratado ajuda a enganar a fome e só traz benefícios para o organismo. E não precisa só tomar água. Aproveite para beber chás, sucos naturais, consumir frutas e alimentos ricos em água, como a melancia e o chuchu, por exemplo.

enganar a fome
Foto: Pexels

Olá, fibras!

Mantenha-se mais saciado ao longo do dia com as fibras e o consumo de água – uma não vive sem a outra, viu? As fibras são as grandes responsáveis por sentir saciedade por mais tempo, assim você consegue viver bem até a próxima refeição sem pensar em comer. Aposte em verduras e legumes ricos em fibras nas refeições principais. Você pode consumir: feijão, grão de bico, farinha integral, aveia, milho, agrião, abóbora, beterraba, abacate, abacaxi, maçã, banana, mamão, etc.

Distraia

Quantas vezes você já não abriu a geladeira e pegou algo para comer por simplesmente estar entediado? Quando você não está com fome, mas apenas sem ter o que fazer, beliscar alguma coisa é a primeira coisa que fazemos. Por isso, procure manter-se ocupado no intervalo entre as refeições. Está valendo estudar, ler um livro, terminar uma série, mexer no jardim, costurar… Não importa! Pensou que está com fome mas, na verdade está só sem ter o que fazer, faça tudo que imaginar, mas fuja da cozinha. Você vai ver que, no fim das contas, nem era fome.

Não se prive!

Não precisa ser radical, claro que você pode comer algo gostoso durante o dia. Isso vai funcionar como um prazer recompensatório. Coma algo que goste em alguma das refeições, mas em uma quantidade equilibrada. E aí, quando sentir vontade de comer besteira novamente, lembre-se que no dia seguinte terá um momento recompensador também. Controlando a quantidade é possível viver bem e sem culpa.

Gostou das nossas dicas de como enganar a fome durante a quarentena? Não deixe de compartilhar nas redes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *