Como preparar carnes: dicas e truques para ter uma refeição ainda mais deliciosa

Seja no dia a dia ou no churrasco, saber preparar carnes é o que garante o sucesso da refeição. Veja alguns truques para nunca mais errar!

A vida na cozinha não é simples para todo mundo. Muitas pessoas têm dificuldade em preparar pratos para o dia a dia ou para servir para convidados e família. Mas, como tudo que exige pesquisa, conhecer alguns truques, dicas e segredos podem te ajudar a fazer pratos muito mais saborosos e suculentos. As carnes sempre são um dos alimentos mais difíceis de preparar, pois, se você descuidar, ela acaba ficando seca e perde o sabor. Para te ajudar a nunca mais errar, confira algumas dicas de como preparar carnes:

 Como preparar carnes: dicas e truques para ter uma refeição ainda mais deliciosa

Carne suculenta

Na foto há uma peça da carne assada com cerveja preta acompanhada de legumes e vegetais sobre um prato branco quadrado.
Foto: Stela Handa | Produção: Rosa Kloser e Maria Olinda Cabral
  • Coloque uma assadeira com água no forno quando for assar uma carne. Assim, você evita que ela fique muito ressecada.
  • Leve a carne para assar com a própria gordura, virada para baixo, e coberta com papel-alumínio para ficar mais macia e suculenta.
  • Os melhores cortes bovinos para assar são maminha, alcatra, picanha, costela e acém.
  • Prefira peças de carne com até 1,5kg para assar inteiras, pois assim você não corre o risco dela ressecar por fora e ficar crua por dentro.

Carne moída

Carne moída com quiabo dentro de uma travessa branca. Há azeitonas em cima.
CARNE MOÍDA: este tipo de carne deve estar em temperatura ambiente e nem um pouco congelada antes de ir ao fogo. Ao contrário, a carne poderá formar grumos. (Foto: Rodrigo Moreira)
  • Barata e fácil de fazer, a carne moída pode ser utilizada refogada, como prato principal, em molhos e até no recheio de salgadinhos e tortas.
  • As melhores opções de carne para moer são o patinho, o músculo, o acém e o coxão mole.
  • Evite comprar carne moída já embalada no balcão. Peça para o açougueiro moer na hora para ter uma carne fresquinha.
  • Para não empelotar, a carne deve estar em temperatura ambiente antes de ir ao fogo. Outra dica é mexer bem durante o cozimento.
  • Refogue a carne moída somente em óleo. Só depois que estiver cozida junte os ingredientes restantes.

Carne mais macia

Na foto há uma peça de carne sendo cortada em cima de uma tábua de madeira. A coloração é dourada. A imagem ilustra o post de como preparar carnes.
Deixe o almoço mais saboroso com dicas para fazer uma carne suculenta e gostosa! Foto: Shutterstock
  • Peças de carnes mais duras e com nervuras, como a costela, o músculo ou a paleta podem ficar mais macias. Para isso, devem descansar de um dia para o outro no tempero misturado com um pouco de suco de abacaxi ou 2 gotas de leite de mamão verde.
  • Já os bifes precisam ficar menos tempo de molho para amaciar: apenas 10 minutos bastam! Você também pode usar o amaciante para carnes comprado pronto.
  • Outra dica para bifes supermacios é cortá-los grossos e fritá-los em óleo bem quente, em fogo alto, e sem furar a carne com o garfo para que não ressequem.

Veja também como preparar carnes brancas

LEIA TAMBÉM:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *