Você sabe mesmo como limpar a geladeira? Esse eletrodoméstico está sempre na ativa e, muitas vezes, a sua limpeza pode ser negligenciada. O Guia da Cozinha já te passou todas as instruções de como comprar uma geladeira, do que deve ser guardado em suas prateleiras e até mesmo como tirar o mau cheiro dela, mas e a manutenção?

Não vale só limpar quando sentir algum cheiro estranho, o ideal é que a limpeza da sua geladeira aconteça mensalmente! Em seguida, confira tudo o que você precisa saber para que a limpeza seja efetiva:

Confira o passo a passo de como limpar a geladeira

1. Organize seu espaço de trabalho

Se a pia estiver cheia de louças ou se o escorredor exibe pratos e mais pratos, organize isso antes de mais nada. Para ajudar, vale também liberar espaço nas bancadas da cozinha, afinal, não dá para organizar nada no meio de bagunça!

2. Tire tudo da geladeira!

Quando dizemos “tudo” é TUDO mesmo! Das marmitas aos legumes na gaveta e até as prateleiras da sua geladeira. Dessa forma, é possível limpar tudo sem incômodos nem a necessidade de fazer malabarismos. Com certeza, esse passo dá um preguiça, mas garantimos: vai te salvar muito tempo!

Antes desse passo, é importante tirar a geladeira da tomada para economizar dinheiro e facilitar o processo de descongelamento. Comece retirando, então, as coisas do congelador e armazene em caixas de isopor ou bolsas térmicas com gelo para evitar desperdícios.

Tirar tudo da geladeira ajuda o processo de limpeza | Foto: Shutterstock

3. Setorizar ajuda – e muito!

Quando estiver retirando as coisas da geladeira, lembre-se de setorizar. Afinal, nem tudo o que está na sua geladeira continuará nela depois da limpeza. Sempre fica aquela embalagem esquecida no fundo da prateleira, aquele molho que sobrou do último macarrão ou um sachê de ketchup velho e este é o momento de descartá-los!

Vale também conferir o que já está fora da validade ou mesmo quais embalagens precisam de uma limpeza própria. Então, pense que tudo acontecerá de forma simultânea: enquanto a geladeira descongela, você já retira as coisas das prateleiras e vai limpando ou descartando tudo o que for necessário!

4. A limpeza das prateleiras e partes removíveis

Por incrível que pareça, o momento da limpeza em si é o mais fácil de todo o processo. Comece com as prateleiras e demais anexos da geladeira, lavando-os na pia com sabão neutro e a parte macia de esponja de lavar louça. Após ensaboar, enxugue tudo com um pano limpo para evitar manchas.

Caso a sua geladeira tenha prateleiras de vidro, é necessário tomar um cuidado extra contra riscos e, para complementar a limpeza, depois de lavar com sabão neutro passe um limpa-vidros para garantir brilho!

As limpeza das prateleiras é uma parte crucial do processo | Foto: Shutterstock

5. Como limpar a parte interna da geladeira?

Na parte interna, a esponja e um pouquinho de detergente neutro já é o suficiente para uma boa limpeza. Em casos mais críticos, um pouquinho de água morna será a solução de todos os seus problemas!

Para não gerar mais bagunça no processo, coloque um pano no chão para conter os possíveis resquícios de água e produtos. Ainda assim, sempre que limpar uma área ou “parede” da geladeira com a esponja, passe um pano levemente úmido para evitar que os produtos de limpeza escorram. Ao finalizar, seque tudo com um pano seco e limpo.

6. E como limpar o congelador?

Desde o início desse passo a passo, o congelador já estará passando pelo processo de degelo! Por isso, deixar o congelador por último é interessante: haverá tempo para que o degelo aconteça naturalmente. Nessa área, siga as mesmas indicações de limpeza utilizadas na parte interna da geladeira. Aqui, vale redobrar a atenção para as datas de validade!

A limpeza do congelador também é fácil | Foto: Shutterstock

7. Ah, e não se esqueça da parte externa da geladeira!

A parte de trás da geladeira é facilmente esquecida! Mas, apesar de não estarmos vendo, a sujeira ainda existe e continua se acumulando por lá. Além do mais, o acúmulo de poeira impacta diretamente no bom funcionamento do seu eletrodoméstico, porque é este mecanismo que permite o resfriamento da geladeira.

Nada de água ou esponja, para limpar a grade da geladeira, é necessário apenas um espanador ou aspirador de pó! E, lembre-se, apenas depois desse passo a geladeira pode ser religada.