A Black Friday é o momento perfeito para renovar os acessórios de cozinha! Com muitos descontos, o dia torna-se propício para comprar aquele eletrodoméstico que sempre foi um sonho, mas que ainda não virou realidade. Com o Guia da Cozinha, você já aprendeu a escolher cooktop e até a AirFryer dos sonhos, agora só falta o forno elétrico!

Aliás, a dupla cooktop e forno elétrico é perfeita e está presente nas cozinhas mais modernas! Garantindo mais praticidade, economia e um design mais moderno, essa dupla suprem tudo aquilo que o fogão tradicional oferece. Afinal, vale a pena comprar um forno elétrico? O que devo prestar atenção no momento da compra? Confira a seguir:

Qual a diferença entre o forno elétrico e o forno a gás?

A diferença fundamental é bem simples: o forno a gás (seja ele embutido, de bancada ou o do fogão) deve ser acoplado a uma fonte de gás de cozinha para funcionar. Por outro lado, o forno elétrico não requer esse aparato e exige apenas eletricidade para funcionar.

Entretanto, o forno elétrico possui vários aparatos que tornam o ato de cozinha ainda mais prático e adaptado à correria do dia a dia. Veja alguns diferenciais que devem ser considerados no momento da compra:

Design moderno

Ao contrário do fogão e do forno tradicionais, o forno elétrico pode ousar mais no design e combinar bem melhor à sua cozinha! Assim, o forno elétrico pode ser do tipo de embutir ou do tipo de bancada.

Devo escolher o forno de embutir ou de bancada?

Em espaços mais limitados, é interessante investir no forno de embutir. Assim, há a possibilidade de aproveitar melhor a área vertical da cozinha. Por outro lado, o forno de embutir requer um local ideal para a sua instalação. Desta forma, sua cozinha deve estar equipada com um móvel planejado de acordo com o forno e com a saída elétrica ideal. Por fim, é importante também atentar-se às especificidades de cada modelo e marca.

Já o modelo de bancada é portátil e funciona, basicamente, como um micro-ondas. Nesse caso, não é preciso uma superfície específica e nenhum tipo de cuidado extra no momento da instalação. Entretanto, pode ser que ele ocupe locais da sua cozinha que antes eram áreas livres para manipular os alimentos, assim trazendo mais confusão do que praticidade.

O forno elétrico é uma opção excelente para investir nessa Black Friday

Forno elétrico – Foto: Shutterstock

Quais são os tamanhos de forno elétrico?

Há fornos elétricos para todo tipo de necessidade. Deste modo, se você mora sozinho ou com 10 pessoas, será possível encontrar o forno ideal para a sua cozinha! Os menores modelos tem entre 10 e 30 litros e são perfeitos para casais e contém até pizzas médias.

Além deles, há modelos de 44 a 60 litros, que são ideais para famílias grandes. Para além desses, temos os modelos que contém a partir de 70 litros e servem para refeições em grande volume e até para uso profissional.

O forno elétrico gasta muita energia?

Em comparação com o chuveiro elétrico, por exemplo, os gastos do forno elétrico são inexpressivos. Isso se dá, porque o chuveiro exige uma maior potência em energia ao esquentar água corrente, do que o forno, que vai apenas aquecer um local limitado. Além disso, o chuveiro elétrico é usado diariamente, ao passo que o uso do forno é esporádico.

Ainda sobre a parte elétrica, é importante notar que esses eletrodomésticos podem exigir 127V ou 220V, o que varia entre modelo. Logo, também é preciso atentar-se aos fios e tomadas utilizados, que devem ser de 20 amperes.

Praticidade no dia a dia

Em relação ao tradicional forno a gás, o forno elétrico mostra-se mais preciso na regulagem da temperatura. E, assim, chega mais rápido na temperatura necessária e faz com que a parte do “pré-aqueça o forno” nas receitas seja dispensável.

Além disso, alguns modelos disponíveis no mercado oferecem funções extra que prometem facilitar sua vida. Por exemplo, timers de funcionamento, que evitam a queima das refeições, e até mesmo opções de seleção da origem do calor. Desta forma, é possível selecionar se o calor virá da parte de cima, de baixo ou das laterais, que podem variar de acordo com  a necessidade da receita.

Ainda tem mais: certos fornos elétricos são equipados com grelhas, bandejas coletoras de respingos e gorduras ou espeto giratório, para um cozimento mais uniforme. No quesito segurança, o forno elétrico também promete evitar queimaduras, com “pés” antiderrapantes e grelha deslizantes.

Por fim, é preciso fazer um balanço de quais características são indispensáveis na sua cozinha. A partir disso, é possível entender com mais facilidade qual tipo de forno elétrico condiz às suas necessidades e às demandas da sua família.