A Black Friday é a oportunidade perfeita para fazer investimentos na sua cozinha, assim como comprar uma AirFryer ou uma panela de pressão elétrica! Por isso, se você tem aquele fogão mais antigo, que foi presente de casamento, onde algumas bocas nem funcionam mais, o que te impede de trocá-lo? Uma boa opção nesse sentido é o moderno cooktop!

Mas só os descontos não bastam! É preciso pesquisar o custo-benefício de cada modelo para, assim, escolher aquele que se encaixa melhor à sua realidade. E, para isso, é preciso entender também quais são os critérios a serem observados no momento da escolha!

Desta forma, é possível adquirir aquele modelo que cabe exatamente no seu bolso e que cumpre seu papel com perfeição, para durar vários anos na sua casa! Então, para te dar um norte, o Guia da Cozinha selecionou as principais dicas para você que pretende fazer esse investimento em um cooktop!

Panela de pressão dicas de uso no cooktop

Panela de pressão: cuidados evitam riscos | Foto: Shutterstock

Como escolher o cooktop ideal na Black Friday?

A princípio, é necessário ter em mente que a estrutura do cooktop é um pouco diferente daquela tradicional do fogão. Ao contrário do modelo clássico, o cooktop não tem forno e requer um espaço planejado para ser instalado. Sendo assim, há prós e contras: é preciso fazer a instalação ideal, mas também haverá uma economia de espaço! Assim sendo, já partimos para a primeira dica:

1. Observe seu espaço

A sua cozinha tem o espaço e a estrutura necessárias para a instalação de um cooktop? Se a resposta é “sim”, tire as medidas do local que será destinado ao eletrodoméstico e utilize-as como parâmetro na hora de avaliar os modelos.

Desta forma, tenha em mente que os tamanhos mais comuns são de 60, 75 e 90 cm! Qual seria a melhor medida para a sua bancada?

2. Os tipos de fogão cooktop

É importante considerar que o cooktop pode dispor de 1 até 6 bocas — o que deve ser considerado de acordo com a sua necessidade na cozinha. Além disso, há diferentes tipos de modelos disponíveis no mercado atualmente: a gás, elétrico e por indução. E, nesses modelos, o acabamento pode variar entre inox ou vidro temperado.

Nos modelos de cooktop a gás, o funcionamento é igual ao do fogão tradicional. Ou seja, é preciso que o aparelho esteja conectado ao gás de cozinha (GLP ou GN) para funcionar. Por outro lado, já os modelos elétricos são mais modernos e não precisam de gás de cozinha para funcionar.

Por fim, há também os modelos por indução. Assim como o segundo modelo mencionado, ele também é elétrico e não precisa do gás de cozinha como aparato para funcionar. Desta forma, o que difere os dois modelos é que o cooktop por indução funciona apenas em contato direto com a panela e, assim, não produz chamas.

3. Detalhes a serem considerados

Ao escolher o modelo de cooktop que vai entrar na sua casa, é interessante avaliá-lo pessoalmente (não apenas pela internet)! Desse jeito, é possível entender melhor a distribuição das bocas e a altura ideal do fogão para você. Além disso, é interessante atentar-se à garantia oferecida pela marca e pela loja.

Outro detalhe a se considerar são os investimentos que vão além do eletrodoméstico. Por exemplo, os modelos por indução são mais caros e também não aceitam qualquer tipo de panela! Além disso, o cooktop independente do modelo escolhido, deve ser instalado em uma superfície ideal, resistente ao calor.

Por fim, confira se a sua casa contém os aparatos necessários para a instalação. Então, se há o gás de cozinha correto no seu prédio ou também se a voltagem das tomadas corresponde ao seu cooktop.