Carnaval é sinônimo de diversão e alegria. Tempo de cair na folia e curtir sem nenhuma preocupação. O que não significa que é preciso deixar de lado seus objetivos de perda de peso ou hábitos saudáveis. Nessa época muitas pessoas que fazem dieta ou que possuem uma alimentação saudável até evitam sair para não comer nada e depois se sentem culpados por perderem a folia!

Para aproveitar ao máximo a festa, seguindo firme em sua jornada de emagrecimento, basta saber fazer as escolhas corretas. Passar vontade apenas contribui para potencializar as tentações. Ou seja, você não precisa deixar de lado aquela cervejinha que combina tão bem com a época.

“Reprimir uma vontade acumulada aumenta as chances de consumir alimentos e bebidas compulsivamente. Para conseguir alcançar seus objetivos, o primeiro passo é ter consciência de que aderir a um método drástico pode trazer malefícios ou invés de benefícios”, afirma Matheus Motta, nutricionista responsável pelo VigilantesdoPeso no Brasil.

Para aproveitar o Carnaval com toda sua intensidade e sem arrependimentos futuros, separamos algumas dicas que irão ajudar a manter uma rotina de perda peso equilibrada e sustentável, mesmo durante o período.

Como curtir o carnaval sem culpa?

Com dicas simples, você pode curtir o carnaval sem culpa

Com dicas simples, você pode curtir o carnaval sem culpa – Foto: Shutterstock

Planeje com antecedência

Escolha suas comidas e bebidas com cuidado e estabeleça um limite para si mesmo antes de sair. Em vez de optar por alimentos fritos e gordurosos, dê preferência a comidas leves, como frutas, legumes, vegetais e proteínas magras.

Mantenha-se hidratado

Para evitar a desidratação, beba muita água, sobretudo, entre as bebidas alcoólicas. Sucos, água de coco e chás gelados são super bem-vindos, já que, além de refrescar, ajudam a se recuperar do desgaste pós-Carnaval e também ajuda a evitar ressaca.

Seja ativo

Aproveite as festividades dançando e se divertindo ao invés de ficar parado. Para quem curte blocos de rua, só a caminhada ao longo do trajeto já vale como um bom exercício físico.

Faça refeições leves, mas nutritivas

Na hora de curtir o bloquinho não deixe de comer! Durante a rotina doida de festas, muitas refeições podem acabar sendo negligenciadas e as chances de comer fora da rotina aumentam.

Prepare uma pequena mochila ou bolsa com alguns lanchinhos, se forem rico em fibras (presentes em alimentos integrais, por exemplo) além darem mais energia também garantem uma maior sensação de saciedade.

Nessas horas não abra mão de frutas, sanduíches leves e nutritivos, eles vão contribuir para que você curta o carnaval sem sair da dieta. Opte por castanhas e nozes, barrinha de cereais ou proteicas, frutas secas como ameixa e damasco ou frutas naturais.

Lembre-se de descansar

Por mais que você queira aproveitar o carnaval, é importante ter um momento para relaxar e repor as energias. Aproveite a pausa na rotina para dormir, assistir filmes e séries, ler um livro e botar o papo em dia com familiares e amigos.

A alimentação saudável garante uma boa imunidade, sendo assim, se alimentar bem e descansar o máximo possível faz toda diferença e garantem mais saúde e pique para aproveitar o Carnaval.

Seja qual for o “saldo” da festa, lembre-se que a felicidade é prioridade. Tenha sempre em mente que não é preciso deixar de fazer o que se tem vontade. Os momentos de lazer como o Carnaval, que costuma dar uma levantada no astral e na autoestima, são necessários.