Esfriou, né? Nada melhor que uma sopinha bem quente, uma escolha certeira. E se você está em busca de uma receita de sopa saudável e nutritiva aqui tem uma ótima pedida. Aposte nessas dicas do chef Guga Rocha para se aquecer e bom apetite!

Aprenda 8 dicas valiosas para uma sopa saudável 

1 –  Dê preferência aos legumes, verduras e carnes frescos. Nada de comida pronta. Se forem orgânicos, a sopa fica ainda melhor.

2 – Usar alho na sopa ajuda a fortalecer o sistema imunológico, as pimentas aumentam a temperatura do corpo e o gengibre, alimento termogênico, acelera o metabolismo.

sopa saudável

Sopa de gengibre – Foto: Guia da Cozinha

3 – São os temperos que dão o verdadeiro sabor para o prato. Prepare a sopa sem sal e, quando ela estiver pronta, com todos os temperos de sua preferência, salgue apenas o necessário.

4 – No lugar do óleo para refogar alho e cebola, coloque óleo de coco ou manteiga.

5 – Antes de preparar o bacon, retire a camada de gordura e leve ao forno até dourar ao invés de fritá-lo. Você pode também substituir o bacon por presunto parma, que tem menos gordura.

6 – O creme de leite pode ser trocado por iogurte grego gourmet, que não é adoçado e deixa a receita muito mais leve. Sopas de beterraba, batata ou cebola ficam deliciosas com noz-moscada ralada, pimenta-do-reino e, no fim do preparo, uma colher desse iogurte.

Receitas de sopa de beterraba para um jantar saudável - sopa saudável

Sopa de beterraba – Foto: Guia da Cozinha

7 – O macarrão de arroz (encontrado em formato de penne ou parafuso) para sopa é excelente, pois cozinha rapidamente e é mais saudável, indicado também para pessoas com intolerância à glúten.

8 – Comidas congeladas deixam o dia a dia mais prático. E para congelar, as sopas de legumes são as melhores opções.