Para “cozinheiros de primeira viagem”, os temperos podem ser a maior dor de cabeça! Por isso, vale priorizar a praticidade e apoiar-se em receitas de tempero caseiro, que são fáceis de fazer e podem valorizar quase todo o tipo de prato. Além disso, que tal provar essa sugestão do Guia da Cozinha que, além de deliciosa, também pode ser conservada por até 2 meses? Para isso, basta saber a forma certa de conserva e manuseio. Olha só.

Conserve corretamente e tenha tempero pronto por 2 meses!

Antes de mais nada, esterilize o vidro

Primeiramente, é preciso separar um pote de vidro que contenha uma tampa hermética. Assim, você poderá esterilizar seu pote e, consequentemente, manter a conserva segura e ideal para consumo por mais tempo.

Nesse passo, basta ferver água e submergir o frasco e a tampa por completo. Em seguida, não coloque utensílios, panos ou a própria mão no interior do frasco, para evitar contaminações. Desta forma, você evitará a proliferação de microrganismos, como fungos e bactérias prejudiciais à saúde!

Cuidados ao conservar

Após pronto, leve seu tempero caseiro à geladeira e aguarde por pelo menos 24 horas antes de utilizá-lo nas receitas. Logo depois desse tempo, use e abuse dessa delícia! Basta tomar cuidado e utilizar apenas talheres limpos para manusear o tempero.

Tempero caseiro prático e delicioso

Tempo: 15min (+24h de descanso)
Rendimento: 4 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes do tempero caseiro:

  • 1 e 1/2 xícara (chá) de sal grosso
  • 4 dentes de alho picados
  • 1 cebola pequena picada
  • 1/2 xícara (chá) de ervas frescas picadas (salsa, cebolinha, manjericão, orégano, sálvia, alecrim, etc)
  • 1 colher (sopa) de grãos de pimenta-do-reino preta

Modo de preparo:

  1. Bata todos os ingredientes no liquidificador, misturando cuidadosamente com uma colher para homogeneizar.
  2. Despeje em um pote com tampa e utilize por até 2 meses.