Uma das grandes iguarias da gastronomia árabe, o tahine é usado para preparar diversos pratos. Homus e babaganuche, por exemplo, precisam dele. Mas receitas doces como cookies e bolos também ficam ainda mais gostosos quando acrescentamos a pasta de gergelim.

Aliás, provavelmente foi por essa versatilidade que o tahine saiu do Oriente Médio (onde já é muito popular) e conquistou o mundo. Além de ser um ingrediente que combina com várias receitas, ele também pode te ajudar a ter um estilo de vida mais saudável. Isso acontece devido aos seus inúmeros benefícios à saúde.

E se você quer usar o tahine na cozinha, porém não encontra nos mercados, saiba que é fácil de preparar. Afinal, é literalmente uma pasta de gergelim! Então a gente te ensina agora mesmo a como fazer em casa:

Como fazer tahine

Tempo: 30min
Rendimento: 1 porção
Dificuldade: fácil

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de sementes de gergelim branco

Modo de preparo:

  1. Comece lavando as sementes de gergelim e secando bem
  2. Em uma frigideira, torre o gergelim, enquanto mexe para não queimar, por 10 minutos em fogo baixo
  3. Leve as semente ao processador por cerca de 20 minutos até formar a pasta homogênea que é o tahine
  4. Sirva em seguida da forma que preferir.

Dica: Bater as sementes no processador é demorado e você vai achar que está dando errado, mas não se preocupe, pois é assim mesmo! Só é preciso ter paciência e usar uma espátula para ajudar no processo, se for necessário.