Você acha que precisa de muito espaço para cultivar uma horta? Na verdade, qualquer cantinho sobrando na cozinha, na área ou na varanda de sua casa ou apartamento pode ser o espaço ideal para plantar temperos sem ter muito trabalho. Nada melhor do que dar um gostinho especial na sua comida com ervas e especiarias colhidas na hora, fresquinhas e cultivadas pelas suas próprias mãos, não é? Saiba então por onde começar e os cuidados a serem tomados para manter uma bela horta caseira!

Horta com legumes e temperos.
iStock/Getty Images

Sol, sombra, vento e água

Deixe os vasos em um local que bata sol e sombra durante o dia. Tanto o sol em excesso quanto a sua falta pode prejudicar o crescimento das mudas. Local que venta muito também deve ser evitado, pois a maioria dos temperos são intolerantes aos ventos fortes. Na hora de regar as mudas, atente-se à quantidade de água correta. O mais indicado é você se informar sobre a quantidade de rega por dia de acordo com o tipo de tempero cultivado.

Onde plantar?

Praticamente todos os temperos podem ser cultivados em vasos (grandes e pequenos, dependendo da quantidade de mudas ou sementes), jardineiras e até embalagens de garrafas tipo pet. A ideia é aproveitar todo e qualquer espaço da sua casa para o cultivo. No caso das garrafas de plástico, basta você cortá-las ao meio e fazer alguns furos no fundo. É uma alternativa econômica e totalmente viável.

SAIBA MAIS

Pãozinho de cheddar com cebolinha

Carne assada com molho de ervas

Macarrão ao molho branco com atum e manjericão

Sopa de coentro

O segredo para dar certo

A profundidade do vaso é um dos segredos para sua horta dar certo. O manjericão, por exemplo, cresce melhor em vasos acima de 25cm de altura. Por outro lado, tomilho, orégano e manjerona vão bem em vasos de 15cm. Se você tiver dúvidas sobre o tamanho correto, não arrisque: utilize sempre vasos com no mínimo 15cm. Além desses temperos, você pode plantar cebolinha, estragão, menta, salsa, sálvia, coentro, hortelã, alecrim, pimentas, capim-limão, entre outros. Uma dica: ao plantar mudas, o ideal é deixar uma distância de 20cm entre cada uma, mas se o vaso for pequeno, não plante mais que 2 mudas por vaso.

A terra adequada

Faça uma mistura de terra comum, composto orgânico e húmus (comprado pronto em lojas de produtos agrícolas ou floriculturas), enchendo quase até a borda do vaso. Espalhe um pouco de areia e posicione as mudas de temperos. Você pode utilizar as sementes para o plantio de algumas espécies.

Texto: Patrícia Ariosi