No Sul, não pode faltar chimarrão a qualquer hora do dia. A bebida, feita a partir da infusão da erva-mate, é tradicional nas regiões de onde a planta é nativa; brasileiros (mais especificamente gaúchos), argentinos e uruguaios não sobrevivem sem o elixir preparado na cuia.
Depois que as folhas e ramos do mate são secos, torrados e triturados, é possível preparar seu chá, conhecido pelo característico amargor. Mas apesar de ser servido quente, é preciso tomar cuidado: se a água ferver, irá queimar a erva, deixando-a mais amarga que o normal.
Além de saber preparar o chimarrão da maneira correta, também é importante lembrar que a bebida pode fazer bem à saúde — se não consumida em excesso, claro.
De acordo com o médico nutrólogo Dr. Fernando Cerqueira, membro da Sociedade Brasileira para Estudos da Fisiologia (SOBRAF), a matéria-prima do chá possui inúmeros benefícios. Ela é diurética e laxativa, facilita a digestão, combate a fadiga, estimula a atividade física e mental e ainda proporciona sensação de saciedade.
“A erva-mate usada no chimarrão é rica em compostos com alto valor nutricional que alimentam, revitalizam e trazem benefícios para o metabolismo humano”, explica.
Para te ajudar a se aquecer nesses dias mais frios, o chimarrão é a bebida quente ideal. Confira o modo de preparo a seguir:
Chimarrão
Tempo: 20min
Rendimento: 1 porção
Dificuldade: fácil
Ingredientes:
- 1 cuia para chimarrão
- 2/3 de cuia de erva-mate (cerca de 1 xícara de chá)
- Água quente suficiente para preparar o chá
- Bomba de chimarrão
Modo de preparo:
- Comece colocando o mate na cuia; essa quantidade deve chegar até a parte estreita, mas não preenchê-la por completo
- Para acumular a erva apenas de um lado, incline a cuia, tampando com a mão
- Esquente a água até quase ferver e então derrame do outro lado da cuia; volte a deixá-la reta enquanto despeja a água
- Aguarde pelo menos 5 minutos até que a água seja absorvida pelo mate
- Coloque a bomba, tampando a ponta de cima do canudo com o dedo e ajeitando a outra na lateral da cuia
- Beba em seguida!