Sofisticada e deliciosa, a tábua de frios é uma boa opção para inúmeras ocasiões. Vai receber familiares ou amigos em casa? Tem um encontro a dois marcado em casa? Ou só está com vontade de fazer algo gostoso para si mesmo enquanto aproveita um bom vinho? A resposta para todas essas perguntas pode ser a tábua de frios!

O bom desse prato é que não existe certo e errado. O mais importante é fazer uma escolha de ingredientes que harmonizem entre si. Você pode optar pelos acompanhamentos que preferir, a depender do quanto está disposto a gastar e dos seus gostos.

Deu água na boca só de pensar, né? Se você está pensando em investir em uma saborosa tábua de frios para este sábado à noite, confira nossas dicas de montagem. Assim, você vai conseguir preparar o prato perfeito para curtir sem ter que sair de casa.

Tábua de frios com vinho

Tábua de frios com vinho – Foto: Shutterstock

Queijos e embutidos

Como o próprio nome já diz, essa é uma tábua de frios. Por isso, é importante investir nos alimentos embutidos e nos queijos, considerados por muitos como as estrelas desse aperitivo. Entre as opções de queijos, escolha os de sabores e texturas diferentes para variar o prato. Já para os frios, opte por pelo menos dois tipos distintos.

É possível escolher pelo gosto pessoal ou preço. Algumas sugestões de queijo são provolone, brie, gorgonzola, parmesão, gouda, gruyere, cheddar e muçarela de búfala. Corte-os em pedaços médios a pequenos e espalhe pela tábua de madeira. Não é preciso que eles fiquem certinhos!

Já para os embutidos, você pode escolher entre as carnes. Algumas opções são rosbife, salame, presunto parma ou cru e lombo. Uma dica para os vegetarianos ou veganos é buscar as versões plant-based desses ingredientes, mas você também pode deixá-los de fora, pois ainda há muito sabor nos outros acompanhamentos!

Conservas

Para incrementar os ingredientes da sua tábua de frios, é possível usar complementos que você geralmente já tem em casa. Pepino, azeitonas pretas ou verdes, ovos de codorna, tomate seco e pimenta biquinho são excelentes e harmonizam super bem com tudo! Achando isso na sua geladeira, você não vai precisar gastar tanto no mercado.

Frutas e castanhas

Frutas frescas e secas podem equilibrar os sabores potentes da sua tábua de frios. Morango, uva, kiwi, figo e melão são boas opções, assim como damasco, tâmara, ameixas e uva passa. Além disso, castanhas e nozes também dão um sabor único à mesa. Seja para deixar mais bonito ou para se deliciar, aposte em castanha de caju, do pará, amêndoas, amendoim e pistache.

Pães, patês e geleias

Outra opção interessante para balancear o paladar durante o consumo da tábua de frios é garantir pães. Pão francês, italiano, de centeio, baguete, ciabatta e torratinhas vão bem com queijos, frios e com molhos, como patês, maionese de ervas, homus, pasta de alho, geleias, entre outros. Patês e geleias são super fáceis de fazer e dá para usar ingredientes que você já tem em casa. Confira essas duas receitas para testar em casa:

Patê de azeitona preta

Patê de azeitona preta

Patê de azeitona preta – Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 15min 
Rendimento: 12 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes do Patê de azeitona preta:

  • 1/2 xícara (chá) de azeitonas pretas sem caroço picadas
  • 1 xícara (chá) de ricota amassada
  • 1/4 de xícara (chá) de leite gelado
  • 2 colheres (sopa) de cebola picada
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 1 colher (sopa) de salsa picada

Modo de preparo:

No liquidificador, bata a azeitona, a ricota, o leite, a cebola, sal e pimenta até ficar homogêneo. Acrescente a salsa e misture com uma colher. Despeje em uma tigela, tampe e mantenha na geladeira até o momento de servir. Sirva, se desejar, acompanhado de torradas.

Geleia de morango

Geleia de morango

Geleia de morango – Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 40min (+1h de geladeira) 
Rendimento: 4 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes da Geleia de morango:

  • 700g de morangos picados
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
  • 1/2 xícara (chá) de suco de laranja
  • 2 colheres (sopa) de raspas de casca de laranja (opcional)

Modo de preparo:

Em uma panela, misture todos os ingredientes. Leve ao fogo baixo e cozinhe por 25 minutos, após levantar fervura ou até reduzir e engrossar levemente. Deixe esfriar, coloque em uma compoteira e leve à geladeira por 1 hora. Sirva acompanhando pães e torradas.

Disposição da tábua

Depois de decidir seus ingredientes preferidos, é hora de montar sua tábua de frios. O que deixa esse petisco tão sofisticado é sua arrumação! Você pode caprichar na decoração cortando as frutas de forma mais charmosa e usando o salame ou outro embutido para formar uma flor. Use sua imaginação quando for colocar tudo na peça de madeira!

Não se esqueça de colocar palitos para que todos possam se servir dos aperitivos. Caso a sua tábua de frios tenha patês ou geleias, algumas espátulas também são essenciais, assim como guardanapos. Com tudo pronto, é a hora de degustar!

Beba com vinho

E você já deve estar pensando com o que essa tábua de frios combina. Esses queijos, embutidos, conservas, frutas, castanhas e pães harmonizam de forma perfeita com vinhos! Então não deixe de apostar em um bom vinho para acompanhar esse saboroso prato que vai agradar a todos.

E aí, curtiu as dicas? Confira essas e outras informações no vídeo abaixo: