A tábua de corte é um utensílio de extrema necessidade na cozinha. E quem tem sabe o quanto ela é fundamental para o preparo das refeições, afinal, o instrumento serve para limpar, cortar, picar e fatiar alimentos. Por isso, é muito importante ter pelo menos duas em casa. Assim você pode designar uma finalidade para cada uma.

Atualmente, o mercado disponibiliza tábuas de corte de diferentes materiais e finalidades, o que nos leva a refletir sobre qual delas é a melhor. Entre os modelos mais conhecidos e frequentes de tábua de corte estão as de madeira, as de plástico, as de vidro e também as que são feitas de bambu.

Para te ajudar, o Guia da Cozinha fez uma seleção de dicas e o que considerar na hora de comprar uma nova para a sua cozinha. Confira a seguir!

Qual é o melhor tipo de tábua de corte

  • Tábua de madeira: esse é um instrumento que possui uma superfície mais porosa, o que ajuda essa tábua de corte a acumular resíduos de alimentos. Por sua vez, isso torna a proliferação de bactérias mais e, consequentemente, com um aspecto “feio”, reduzindo sua vida útil.

 

  • Tábua de plástico: esse modelo de tábua de corte possui uma certa semelhança com a de madeira. A diferença — e o agravante — são as toxinas encontradas no material de fabricação. Essas características tornam esse instrumento em algo que pode aumentar os riscos de contaminação de alimentos.

 

  • Tábua de vidro: no quesito higiene, a tábua de corte de vidro é a mais recomendada. Seu material mais rígido garante que o item não sofra arranhões e além de ser mais fácil de lavar, ela também não retêm cheiros. Contudo, esse material exige cuidados extras na cozinha. Por ter uma superfície lisa, acaba escorregando com facilidade, o que oferece um risco maior de acidente.
  • Tábua de bambu: esse é o modelo ideal para uso diário. Apesar de ser um pouco mais caro, ela também é vantajosa, já que tem uma vida útil maior. Além disso, ela também não prejudica o corte da faca, fazendo com que esse instrumento funcione bem por mais tempo.

E aí, curtiu as dicas para escolher a melhor tábua de corte? Agora basta analisar as suas necessidade e o custo-benefício de cada uma antes de comprar uma nova para a sua cozinha.