Se você está acompanhando o BBB 23, provavelmente viu o que aconteceu na cozinha da Xepa ontem (30). Os brothers e sisters decidiram se aventurar com uma receita e o resultado foi um verdadeiro pesadelo. Afinal, aquilo era uma sopa de ervilha ou “água” de ervilha? Nem chegaram perto de uma sopa cremosa!

Mas ó, não é difícil preparar uma sopa cremosa super gostosa. Até mesmo a sopa de ervilha é fácil de fazer! Basta prestar atenção aos detalhes e saber dos truques certos na hora de cozinhar. Com eles, não vai ter erro e você não vai correr o risco de acabar com a sopa igual à da Xepa!

Por isso, o Guia da Cozinha separou dicas infalíveis para desmistificar o preparo das sopas em geral. Ou seja, dá para usar todas elas em diferentes tipos de sopa. Mas também vamos te ensinar a fazer uma sopa de ervilha perfeita para ninguém colocar defeito, ok? Então vamos lá!

Dicas para deixar a sopa cremosa

Liquidificador é a resposta

Para preparar uma sopa de ervilha bem cremosa, tudo o que os brothers e sisters precisavam era ter usado o liquidificador da maneira correta. O segredo é bater as ervilhas no liquidificador com algum caldo (pode ser de legumes ou de carne) até alcançar a consistência desejada. Vai ficar bem cremoso!

Ah, e dá para fazer isso com outros tipos de sopa, viu? Faz assim: coloque todos os seus legumes na panela com água e caldo. Depois, coloque alguns no liquidificador e vá adicionando o líquido aos poucos, enquanto bate. Aí é só voltar com esse creme para a panela e misturar. Assim sua sopa vai ficar cremosa e nada líquida.

Amido ou aveia em flocos finos

Mas se você quer mais legumes inteiros na sua sopa, dá para usar amido ou aveia em flocos finos. São duas opções bem fáceis para te ajudar a engrossar a sua sopa.

No primeiro caso, é preciso misturar o amido de sua escolha (pode ser o de milho, por exemplo) com água ou leite frio em um copo. Depois é só acrescentar à sopa e deixar homogeneizar bem para dar cremosidade. Quanto à aveia em flocos finos ou farinha de aveia, basta colocá-la direto na panela enquanto está tudo fervendo.

Derivados do leite

Sim, também dá para apostar em derivados do leite para deixar a sopa cremosinha. Seja creme de leite, iogurte ou o próprio leite, todos são boas alternativas. Mas você só precisa ter atenção aos detalhes! O iogurte, por exemplo, é bem ácido, então não vai bem em todas as receitas. E o creme de leite deve ser colocado somente quando está quase tudo pronto, porque se não pode acabar talhando.

Humm, pãozinho!

Comer sopa com pão ou uma torradinha é tudo de bom, né? Mas você sabia que dá para usá-los para deixar a sopa ainda mais cremosa durante o preparo? Pois é! Existe a opção mais fácil, que é apenas pegar as partes mais molinhas do pão, como o miolo do pão francês, e adicionar à sopa, enquanto ferve e, então, dissolve. Outra técnica é usar o seu melhor amigo liquidificador para bater o pão (sem casca) com o caldo e adicionar a mistura cremosa à panela.

Viu como não é difícil preparar uma sopa cremosa pra lá de deliciosa? Então para fechar com chave de ouro, que tal escolher dessas técnicas para colocar em prática e fazer essa sopa de ervilha saborosa hoje? Assim você vai deixaria a galera da Xepa com inveja! Olha só:

Sopa de ervilha tradicional

Sopa de ervilha tradicional

Sopa de ervilha tradicional – Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 30min
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes:

  • 500ml de água
  • 1 cubo de caldo de carne
  • 600g de ervilhas congeladas
  • 1/2 cebola picada
  • 100g de bacon picado em cubos pequenos
  • 100g de calabresa picada em cubos pequenos
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • Sal, pimenta-do-reino, cheiro-verde e manjericão a gosto
  • Queijo parmesão ralado e bacon em cubos frito para polvilhar

Modo de preparo:

  1. Em primeiro lugar, ferva a água com o caldo de carne até dissolver.
  2. Deixe esfriar e bata este caldo com as ervilhas no liquidificador até ficar cremoso.
  3. Em uma panela, em fogo médio, refogue a cebola, o bacon e a calabresa na manteiga até dourar e adicione os temperos.
  4. Por fim, adicione o creme batido no liquidificador, misture e cozinhe por 10 minutos.
  5. Sirva em seguida polvilhado com parmesão e bacon.